A arte de comunicar de forma positiva e autêntica é o resultado de uma série de itens que, juntos, têm a capacidade de chamar a atenção das pessoas. E essa missão não é nada simples, pois cada perfil de público é atraído por coisas diferentes. Uma das alternativas para melhorar isso vem da Neurociência.
Sim, esta área de estudo tem como grande desafio entender o funcionamento do cérebro, o nosso comportamento e as emoções que tanto interferem na conduta humana. Por este motivo, é um caminho altamente importante para a comunicação e para as maneiras de alcançar as pessoas.
Desta forma, podemos entender que os grandes comunicadores da atualidade têm um olhar diferenciado para a Neurociência. Eles certamente já sabem o quanto podem melhorar suas apresentações em público, com mais dinâmica, engajamento e audiência.
Por isso, estamos certos de que este tema vai fazer toda a diferença no seu estudo de comunicação e Oratória. Somando-se a isso, o mergulho aprofundado em técnicas específicas dará a você todas as ferramentas de que necessita. A partir disso, suas interações e sua carreira decolarão. Acompanhe a seguir.
O que podemos entender com relação ao conceito de Neurociência?
Para começar literalmente do início, vamos conversar um pouco sobre o conceito de Neurociência. Isso nos ajudará a entender de fato como ela pode ajudar a você a se comunicar ainda melhor, com mais autenticidade e com capacidade para impactar grandes audiências.
Sendo assim, considere a Neurociência como um importante campo científico e que é responsável por entender o nosso sistema nervoso. Este é formado por:
- Medula espinhal.
- Cérebro.
- Nervos periféricos.
O trabalho de entendimento e análise do nosso cérebro é o resultado de anos de estudos. E, como tudo na ciência, vai se desenvolvendo e encontrando novos caminhos com o passar do tempo. Dessa forma, hoje a neurociência se volta bastante para aquilo que diz respeito às decisões humanas.
Indo além no que diz respeito aos estudos da Neurociência, podemos destacar cinco ramos em que ela se apoia e produz conhecimento. Veja só:
1 – Neuropsicologia – Busca entender a maneira como o nosso cérebro influencia no comportamento humano.
2 – Neurofisiologia – Estuda a fundo as ações que são desenvolvidas por diferentes áreas do nosso sistema nervoso.
3 – Neurociência cognitiva – Compreende estudos voltados para o processo do raciocínio humano e a maneira como aprendemos coisas novas.
4 – Neuroanatomia – É voltada para o estudo das estruturas anatômicas e funções de cada uma das partes do sistema nervoso.
5 – Neurociência comportamental – Trabalha com todas as relações existentes entre o nosso comportamento e fatores internos.
Benefícios da Neurociência
A Neurociência tem importância destacada em diversos ramos da sociedade. Cada dia mais as pessoas percebem o quão valoroso é se aprofundar nesta área. Para deixar ainda mais claro o quanto ela pode nos ajudar a entender pessoas, prender a atenção e gerar engajamento, veja alguns benefícios:
- A Neurociência tem a capacidade de nos dar importantes insights a respeito de como aumentar a atenção, o engajamento e a motivação das pessoas. Isso vale ouro quando pensamos em comunicação e na relação que precisa ser formada com o público.
A partir desse estudo, nos capacitamos para entender os caminhos que levam uma pessoa a se motivar com algo, como os feedbacks e as recompensas. Estas são estratégias eficientes e que, muitas vezes, já prenderam a sua atenção em uma palestra, por exemplo, sem você perceber.
- O estudo da Neurociência tem como benefício o desenvolvimento de ambientes propícios para a boa interação, retenção de informação e aprendizagem. Assim, imagine enfrentar, por exemplo, uma reunião onde as pessoas se encontram cansadas, ansiosas e estressadas.
Complicado, concorda? Todavia, com a Neurociência, é possível utilizar estratégias muito eficientes e que promovam uma sensação de bem-estar emocional. A partir daí, a comunicação será facilitada e o interesse aumentará sensivelmente.
- Com a Neurociência conseguimos personalizar a nossa comunicação. A partir do conhecimento prévio do nosso público, podemos adaptar o nosso discurso, as atividades e os recursos utilizados em nossa abordagem. Com isso, atingimos em cheio as pessoas e teremos um alcance máximo de potencial.
- A partir do estudo da Neurociência, conseguimos entender como algumas habilidades cognitivas são adquiridas. São elas:
- Memória.
- Atenção.
- Resolução de problemas.
- Raciocínio.
Sendo assim, podemos empreender estratégias e atividades específicas para o nosso desenvolvimento cognitivo e também daqueles com quem interagimos.
- Com a Neurociência, é possível que gestores identifiquem horários de maior produtividade de seus colaboradores para a realização de atividades mentais. Isso vale ouro para o alcance de metas e uma melhor atuação nas funções diárias.
Entenda como a Neurociência pode melhorar suas apresentações em público
Se você chegou até este tópico, certamente teve acesso a tudo o que há de mais importante em matéria de Neurociência. Além disso, conheceu muitos benefícios que ela traz para a comunicação, a produtividade e para o bem-estar das pessoas.
Porém, o nosso foco principal é a arte de falar bem e impactar sensivelmente diferentes públicos. Por este motivo, vamos ao encontro do entendimento da maneira como a Neurociência pode potencializar as suas apresentações. Destacamos, para isso, alguns detalhes fundamentais, a seguir:
Funcionamento do cérebro na gestão da ansiedade
Entender o funcionamento e as reações do cérebro humano em diferentes contextos é um caminho valioso para uma comunicação positiva. Isso porque as reações cerebrais são diferentes e afetadas por uma série de fatores. E a ansiedade é um ponto bastante comum, em especial nos dias de hoje.
Cada dia que passa as pessoas encontram-se mais ansiosas:
- pela quantidade de atividades e obrigações que possuem;
- pela relação delas com a tecnologia;
- por traumas e momentos difíceis vivenciados e que geram verdadeiros gatilhos para a ansiedade;
- pelo temor que existe quando nos sentimos expostos e temos que falar com grandes plateias.
Sendo assim, a Neurociência se coloca como um importante gestor da nossa ansiedade. Com ela, podemos mudar totalmente a nossa relação com momentos que geralmente nos geram essa resposta natural do corpo frente ao estresse, perigos diversos e desafios.
Em outras palavras, a Neurociência ensina o nosso cérebro a administrar momentos tensos, como uma apresentação, por exemplo. Para isso, há uma série de alternativas:
- Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) – com ela, é possível identificar e modificar diversos padrões de pensamento que levam a algo negativo, gerando estresse e ansiedade.
- Prática regular de exercícios físicos.
- Meditação.
- Relaxamento.
- Técnicas de respiração.
Importância da linguagem corporal
A linguagem corporal interfere de maneira sensível na forma como as pessoas nos veem. É a partir dela que conseguimos cativar a atenção e o respeito e ganhamos credibilidade. Por este motivo, este é um item que merece toda a nossa atenção, concorda?
Então, precisamos considerar que a neurociência nos ajuda a entender as nossas emoções e como lidamos com isso em relação ao nosso corpo. Em outras palavras, a percepção que possuímos a respeito de nós mesmos influencia na maneira como nos comportamos e externamos informações.
Na prática, precisamos sempre lembrar que nossos gestos, o tom de voz, a postura e as expressões faciais são elementos fundamentais para a construção de uma comunicação assertiva. E existem áreas do nosso cérebro que são responsáveis por processar essa parte.
A partir disso, há consequências importantes na forma como interpretamos uma comunicação qualquer e damos uma resposta. Ou seja, a partir do momento em que aprendemos a “ler” esses sinais nas pessoas, conseguimos melhorar a nossa forma de comunicar.
Influência das emoções na comunicação
A emoção é um dos itens mais determinantes no sucesso da nossa comunicação. Ela influencia no nosso comportamento (e no daqueles com quem interagimos). E mais: é capaz de colaborar com a formação de nossas opiniões e na concordância (ou não) sobre algo falado por outra pessoa.
Por este motivo, a Neurociência atua com a missão de nos gerar entendimento suficiente para entendermos o que sentimos e aquilo que as pessoas pensam/sentem. Em outras palavras, podemos potencializar as nossas apresentações em público a partir das emoções:
- Podemos perceber as emoções através das variações de fala de uma pessoa.
- Criamos conexões verdadeiras com a plateia a partir da emoção sentida em um determinado momento da nossa fala.
- O uso das emoções é determinante para encontrarmos soluções para diversas questões. E isso ajuda também na aceitação por parte das pessoas.
- A Neurociência nos ajuda a prender a atenção do público através de fatores emocionais; consequentemente, há maior engajamento.
- O benefício da Neurociência com relação às emoções é que ela nos ajuda a compreender aquilo que é expresso em uma interação. Esse conhecimento é determinante para uma comunicação efetiva.
Veja estratégias eficientes que ajudam a capturar a atenção da audiência e manter o engajamento
1 – O poder que existe na palavra “você”
Você sabia que a parte mais primitiva do nosso cérebro é egoísta? Isso acontece por uma questão de autossobrevivência. Por este motivo, quando percebemos que algo (de bom ou de ruim) está sendo direcionado para nós, rapidamente voltamos a nossa atenção para isso.
Em outras palavras, construa uma comunicação que leve o cérebro da pessoa a imaginar que aquilo que está sendo dito é exclusivo. Para isso, a palavra “você” tem a força necessária para tornar realidade esta estratégia. Esse gatilho (você) desperta uma reação quase imediata no público.
2 – Mexa com os sentidos da plateia
Em suas estratégias de comunicação, não abra mão de investir em recursos sensoriais. Neste contexto, você precisa saber que o cérebro humano é atraído de forma sensível pelos estímulos visuais. Ou seja, este sentido precisa ser estimulado logo de início.
E não para por aí. Procure sempre, em suas apresentações, caprichar na parte visual, com imagens impactantes e de qualidade. Cada cor, por exemplo, desperta algo nas pessoas. O azul, para você ter uma ideia, denota confiança e segurança, itens fundamentais para alguém que deseja impactar pessoas.
3 – Invista nas emoções
As emoções são fundamentais para capturar a atenção da audiência e gerar engajamento. Quando conseguimos isso, temos o nosso caminho facilitado para a construção de uma comunicação eficiente e assertiva. Sendo assim, a neurociência trabalha bastante com o aspecto emocional.
Vamos entender como?
Quando tomamos uma decisão qualquer, essa ação não envolve a parte cognitiva do nosso cérebro, no momento inicial. Isto é, decidimos rapidamente pelo subconsciente. E é por este caminho que conseguimos conduzir o nosso público para que ele aceite e execute aquilo que pretendemos.
Para isso, na prática, precisamos acionar a dor emocional do nosso público. Carências, sonhos e frustrações funcionam como um gatilho que leva a decisões importantes. Isso tende a prender a atenção das pessoas e motivá-las para uma ação.
Para exemplificar:
- Os vendedores utilizam bastante essa estratégia, pois fomentam nas pessoas a sensação de que algo está prestes a acabar. E, se elas não tomarem uma atitude imediata, perderão a oportunidade. É o que percebemos nas “promoções relâmpago” ou em que é mencionado que há poucas unidades.
4 – Ofereça o caminho para o sucesso
Para este exemplo, entenda a palavra “compra” não apenas como a aquisição de algo físico, mas também a aceitação de uma ideia ou posicionamento. Sendo assim e sabedores de que as aquisições são influenciadas por questões emocionais, temos aqui uma entrada para sermos persuasivos.
Isso quer dizer que todos nós, sem exceção, somos motivados e impulsionados por reconhecimento pessoal e profissional, status social, satisfação e preocupações com riscos à segurança e integridade física. Por isso, jogue a isca e perceba como seu público ficará totalmente engajado com a sua comunicação.
Conheça o lugar que vai te ajudar a desenvolver apresentações impactantes e autênticas
Agora que você já sabe que a Neurociência tem poder suficiente para transformar a sua maneira de se comunicar, é hora de investir nessa habilidade.
Então, você precisa conhecer o Clube da Fala imediatamente.
As nossas formações personalizadas te darão todo o conhecimento de Neurociência e de Oratória. A partir disso, as suas apresentações serão impactantes e autênticas.
Não perca mais tempo! Venha para o Clube da Fala e comece a conquistar pessoas com a sua comunicação.
7 Comentários
Parabéns pela iniciativa que visa sobretudo ajudar crianças e adultos em suas funções. Att, Big Cérebro Brinquedos Educativos – https://www.bigcerebrobrinquedos.com.br
Obrigada!
Continue nos acompanhando, postamos no blog toda semana.
Também temos muitas dicas em nossas redes sociais, nos siga por lá!
Youtube: https://bit.ly/2u0Gc5p
Facebook: https://www.facebook.com/ClubedaFala
Instagram: https://www.instagram.com/clubedafala/
Abraços!
I just could not go away your web site before suggesting that I really enjoyed
the usual information an individual supply in your visitors?
Is going to be again ceaselessly in order to inspect new
posts
Oh my goodness! Impressive article dude! Thanks, However I am encountering difficulties with your RSS.
I don’t understand why I am unable to join it. Is there anyone else having
identical RSS problems? Anyone that knows the solution can you
kindly respond? Thanks!!
Today, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested
to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
I know this is totally off topic but I had to share it with someone!
This is the perfect website for anybody who
really wants to find out about this topic. You understand a whole lot its almost tough to argue with
you (not that I personally would want to…HaHa).
You definitely put a fresh spin on a subject which
has been written about for a long time. Great stuff, just great!
Howdy I am so grateful I found your blog page, I really found you
by error, while I was researching on Google for
something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a marvelous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at
the minute but I have bookmarked it and also included your RSS
feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep
up the great job.