Falar de improviso, diferentemente do que alguns imaginam, não significa falar sem conhecer determinado assunto, mas sim se comunicar sem ter preparado de forma conveniente a apresentação. E para que você não se prejudique em situações como essa, preparamos dicas de improviso que são infalíveis.
Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, a todo o momento nos encontramos na necessidade de comunicar algo, discursar sobre determinado assunto, ponderar sobre alguma questão ou gerir algum conflito. E nem sempre a gente consegue refletir antecipadamente sobre o que devemos falar.
E aí tudo se torna mais complicado quando a única alternativa é abrir a boca e falar. Percebe como isso é uma ótima oportunidade para a sua imagem e, ao mesmo tempo, o motivo de grandes prejuízos? Por esta razão, nada melhor do que aprender a improvisar com eficácia e segurança, concorda?
Sendo assim, tome nota das dicas de improviso que preparamos e comece logo a treinar, pois a qualquer momento você pode se deparar com a obrigatoriedade de falar e precisa estar bastante seguro (a) de cada palavra que mencionar. Continue acompanhando a gente. Vai valer a pena.
O que é falar de improviso?
Começamos a falar sobre isso anteriormente e é importante ressaltar aqui que a preparação prévia para uma apresentação é uma grande vantagem, mas que nem sempre se coloca à nossa disposição na nossa rotina diária de trabalho.
E não vale correr o risco de “se virar na Hora H”, pois é bem provável que haja prejuízos consideráveis e que darão trabalho extra para serem contornados. A exposição, neste tipo de situação, costuma marcar negativamente a imagem de uma pessoa, e isso não é nada bom quando pensamos na nossa carreira.
Por fim, você pode até pensar que se colocar em prática as nossas dicas de improviso não correrá mais o risco de ter que falar sem um preparo inicial. Mas não é bem assim! O que vamos compartilhar com você é uma série de “cartas na manga” que te ajudarão a lidar bem com este tipo de contexto.
Quais as melhores dicas de improviso?
1 – Fale antes sobre um assunto de seu domínio
Antes de entrar no tema principal que você precisará improvisar, uma boa opção é fazer uma breve consideração sobre algo que você domine realmente e que já tenha certo preparo antecipado. Vamos chamar isso de Assunto de Apoio, e ele deve ter relação direta ou indireta com o tema central.
Para te ajudar a compreender totalmente o que significa Assunto de Apoio, listamos alguns exemplos de situações bastante comuns e que você pode relacionar no momento em que estiver falando para um determinado público. Tome nota:
- Uma notícia que você esteja acompanhando com interesse atualmente;
- Fatos que tenha presenciado ao longo da vida;
- Cenas de filmes que assistiu e que foram marcantes;
- Passagens de livros já lidos;
- Viagens que realizou;
- Desafios que enfrentou;
- Conquistas que experimentou na vida;
- Temas relacionados à sua atividade profissional;
- Passatempo preferido (hobby);
- Fatos que tenha observado pouco antes do momento da sua apresentação.
É importante mencionar que o tempo destinado para o Assunto de Apoio não deve ser grande; caso contrário, pode dar a impressão de que ele é mais importante do que o tema principal. E aí você vai acabar se perdendo na sua comunicação.
2 – Atualize-se
É impossível prever as situações em que você terá que falar sem uma preparação mais aprofundada. Por isso, para amenizar esse tipo de contexto, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre os principais temas, em especial aqueles que têm relação com a nossa profissão.
3 – O Storytelling pode te salvar
Quando pensamos em dicas de improviso, uma das melhores opções da atualidade é o Storytelling. Seja nos discursos em que nos preparamos com antecedência ou mesmo para as situações inusitadas, contar histórias é sempre uma maneira de se conectar com as pessoas.
E quando conseguimos gerar essa ligação positiva com o público, ele passa a confiar em nossas palavras e nós nos sentimos mais seguros para seguir em frente e nos comunicar da melhor maneira possível. Por isso, não abra mão de contar histórias; elas são inspiradoras e fortalecem a nossa comunicação.
4 – Mantenha a naturalidade
Temos aqui uma das melhores dicas de improviso: a naturalidade. Quando você consegue agir dessa maneira, gera uma confiança muito forte a seu respeito por parte do público, que passa a acreditar que você domina o assunto que está abordando.
Além disso, em um momento de improviso, quando você não compartilha uma postura natural e equilibrada, as pessoas acabam percebendo, criando um clima artificial e sem força para a sua abordagem. E aí, a consequência mais provável é que haja prejuízos para a sua imagem.
5 – O público
Você está anotando as nossas dicas de improviso? Ótimo! Então, veja só esta que diz respeito ao público para o qual você falará. Procure conhecer o perfil do seu público e terá a chance de escolher da melhor maneira possível a linguagem que será utilizada, tanto a verbal quanto a não verbal.
6 – Não finja
O pior cenário é quando a pessoa precisa improvisar e, para isto, tenta fingir que domina profundamente um determinado assunto. Isso é fatal porque as pessoas percebem; por isso, opte por uma linguagem simples e seja o mais breve possível em sua abordagem.
7 – A Oratória
Deixamos a melhor das dicas de improviso por último a fim de que você, assim que ler, comece imediatamente a seguir pelo caminho que vai te preparar para lidar com situações onde você terá que improvisar. A arte de falar em público é fundamental tanto para momentos planejados quanto para os inesperados.
É por este motivo que o Clube da Fala oferece os melhores treinamentos em Oratória para que você esteja totalmente preparado (a) para contornar situações onde não há alternativa, a não ser abrir a boca e falar sobre algum assunto.
Para tornar isso possível, o Clube conta com uma equipe experiente e totalmente preparada para identificar as suas principais necessidades e, a partir disso, proporcionar um ensino personalizado, que te tornará uma pessoa capaz de falar bem em qualquer situação.
Clique aqui e comece hoje mesmo a falar de improviso com o Clube da Fala.