Afasia é a perda da linguagem causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro. Sua ocorrência é comum, principalmente em pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os quadros de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras, até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e simbolização. Dessa forma, trata-se de um problema que prejudica sensivelmente os processos de comunicação de maneira geral.
Todavia, é importante que você saiba que a afasia não se manifesta apenas na linguagem oral. Ela pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar e de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita.
Em alguns casos, os pacientes são capazes de escrever sob ditado, ou até de copiar, mas são incapazes de ler o que escreveram, e podem trocar ou omitir letras. Sendo assim, é bastante relevante que falemos com mais profundidade sobre este tema. Continue acompanhando aqui com a gente.
Principais causas da afasia
· Tumores;
· AVC ou derrame;
· Doenças infecciosas (Ex.: meningite);
· Doenças degenerativas (Ex.: esclerose múltipla, demências etc);
· Acidentes com traumatismo cranioencefálico;
· Tensão metabólica (intoxicações); e
· Epilepsia.
Tipos de afasias
Dentre os principais tipos de afasias, podemos citar a Afasia de Wernicke e de Broca e, também, a Afasia de Condução e a Global.
1. Afasia de Wernicke
É caracterizada por uma fala fluente, também conhecida como logorreia, na qual aquilo que é dito não faz sentido para quem ouve, embora o paciente acredite estar falando corretamente e mantendo a entonação adequada.
É como se fosse uma espécie de linha telefônica que estivesse apresentando algum tipo de defeito: nela, as palavras saem de maneira distorcida ou truncada, interferindo de maneira substancial na comunicação.
Em geral, o paciente que apresenta uma fala logorreica, tem dificuldade de compreensão e de expressão, mas consegue articular as palavras. E, por achar que não apresenta nenhum problema de comunicação, costuma se irritar quando não se faz entender.
Além disso, é muito comum também que o afásico de Wernicke articule bem palavras que existem, mas que, quando juntas, não estabelecem nenhum significado lógico. Quando há falha da compreensão, o prognóstico da afasia é sempre pior.
2. Afasia de Broca
Caracteriza-se por grande dificuldade em falar, porém, a compreensão da linguagem encontra-se preservada. Essa síndrome é também dita como afasia não fluente, de expressão ou motora.
Em outras palavras, podemos considerar que neste tipo de afasia, os pacientes conseguem executar normalmente uma leitura silenciosa, todavia apresentam uma grande dificuldade nos processos que compõem a escrita.
Além deste fato, esses pacientes possuem fraqueza na hemiface e membro superior direito (devido à proximidade das regiões afetadas pelo distúrbio circulatório). Os pacientes têm consciência do seu déficit e se deprimem com facilidade (frustração), entretanto, podemos considerar que o prognóstico é bom quanto à recuperação de parte da linguagem falada, embora sejam necessários meses para a realização de uma fala simples, abreviada, ainda que não fluente.
3. Afasia de Condução
Nesta modalidade, percebe-se que a compreensão é relativamente preservada e a fala ocorre de maneira fluida e espontânea. A incapacidade está no fato de que não conseguem repetir palavras de maneira correta.
4. Afasia Global
Este é o tipo de afasia mais grave, que apresenta mais limitações para o paciente e que merece muito cuidado no tratamento. A comunicação aqui é totalmente prejudicada, trazendo inúmeros problemas.
Na Afasia Global ocorre a perda da capacidade de comunicação pela linguagem. Fica comprometida a compreensão, a fala, a leitura e a escrita. Decorre, geralmente, de um infarto completo no território da artéria cerebral média esquerda.
Normalmente, os pacientes de Afasia Global apresentam hemiplegia direita, que se caracteriza como a perda total da força no lado direito do corpo, além de demência associada. O prognóstico é o mais reservado.
Diagnóstico
O diagnóstico da afasia pressupõe avaliar a capacidade de compreensão e de expressão apresentada pelo paciente. Na prática, é sempre importante começar pela avaliação sensorial. Isso explica por que a deficiência auditiva pode interferir no processo de comunicação da pessoa.
Nos casos de hemiplegia provocada por acidentes vasculares cerebrais, é preciso ter certeza de que apenas um lado está comprometido, antes de pedir que a pessoa movimente o outro braço, para mostrar que entende o que lhe é pedido.
Geralmente, o diagnóstico de afasia é realizado pelo neurologista, que é o profissional mais indicado para este caso. Neste contexto, existem dois tipos de diagnóstico:
1 – Diagnóstico Topográfico – mostra onde se encontra a lesão no cérebro do paciente; e
2 – Diagnóstico Etiológico – define qual a causa ou a doença que deu origem a afasia.
Por fim, é importante ressaltar que, para a realização destes dois diagnósticos, os exames complementares utilizados são a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.
Tratamento
O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem, sendo planejado de forma personalizada, para cada caso. Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o terapeuta construirá pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas.
Para tornar isso realizável, o profissional terá que se valer da plasticidade existente no sistema nervoso central do paciente. Isso acontece porque a plasticidade neuronal torna possível o estabelecimento de novas ligações entre os neurônios.
Neste contexto, é importante saber que no tratamento da afasia, a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias, ligações, para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.
Recomendações
· É sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente, além de suas condições gerais de saúde.
· O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão.
Veja como amigos e familiares podem ajudar uma pessoa que tem afasia
Não são somente os profissionais especializados que podem ajudar uma pessoa com afasia. Amigos e familiares, no convívio diário, têm a oportunidade de colaborar de diversas maneiras com o tratamento e o alcance de um nível que melhore a qualidade de comunicação dessas pessoas. Veja algumas dicas:
1 – Procure incentivar a pessoa que tem afasia, a conviver e compartilhar momentos com os amigos e familiares. A sensação de pertencimento é fundamental para motivar o paciente e ajudar na autoestima.
2 – Encare com naturalidade os esforços de comunicação da pessoa que teve a perda de fala e que está se esforçando e tratando o problema. Este comportamento aproxima a pessoa de você. É uma ótima ajuda.
3 – Seja paciente para conversar com uma pessoa que tem afasia. Tentar completar uma palavra que ela está tentando pronunciar com dificuldade é, além de falta de educação, um bloqueador para o paciente.
4 – Procure estimular a pessoa com afasia a se comunicar. Invista em assuntos que você sabe que ela domina e tem muitas informações. Isso vai gerar uma maior facilidade de comunicação e vai motivá-la a continuar os esforços.
Exame de uma pessoa com Afasia
Afasia de Broca
As respostas são indecisas, mas sensatas.
Pergunta: – O que representa esta fotografia? (um cão a ladrar.)
Resposta: – C-ca-ca-cão, oh não…ca-car… caramba a-a-ani-animal, sim, sim, animal, animal, c-c-…faz ruído.
Afasia de Wernicke
As respostas saem com facilidade, mas não fazem sentido.
Pergunta: – Como se sente hoje?
Resposta: – Quando? Fácil, dado que o meu rio discorre caixas pretas umda abata H para quando venham os bubas.
36 Comentários
Muito obrigado pela dica, tudo realmentefaz sentido para a recuperação para quem tem esse problema.
https://clinicaderecuperacaorj.com.br/
Obrigada!
Continue nos acompanhando, postamos no blog toda semana.
Também temos muitas dicas em nossas redes sociais, nos siga por lá!
Youtube: https://bit.ly/2u0Gc5p
Facebook: https://www.facebook.com/ClubedaFala
Instagram: https://www.instagram.com/clubedafala/
Abraços!
muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos
Obrigada!
Continue nos acompanhando, postamos no blog toda semana.
Também temos muitas dicas em nossas redes sociais, nos siga por lá!
Youtube: https://bit.ly/2u0Gc5p
Facebook: https://www.facebook.com/ClubedaFala
Instagram: https://www.instagram.com/clubedafala/
Abraços!
Sem palavras. O que foi dito aqui me ajudou demais, sério, conteúdo gratuito e de qualidade, muito obrigado por todas estas informações, vocês querendo ou não… estão salvando vidas, parabéns!
Obrigada!
Continue nos acompanhando, postamos no blog toda semana.
Também temos muitas dicas em nossas redes sociais, nos siga por lá!
Youtube: https://bit.ly/2u0Gc5p
Facebook: https://www.facebook.com/ClubedaFala
Instagram: https://www.instagram.com/clubedafala/
Abraços!
A minha irmã teve um AVCi do lado esquerdo. Ela voltou a falar por agora,mas ela só fala LEGO LEGO LEGO LEGO,entendemos que ela formula a frase e fala como se estivesse conversando normalmente,mas as palavras não saem,qual afasia seria a dela?
Olá Eder!
É preciso fazer uma avaliação com um profissional para que ele possa identificar o que está acontecendo e qual tratamento seria ideal.
Se precisar estamos à disposição.
Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.
Que ótimo, obrigada!
Temos posts novos semanalmente.
Aproveita para nos seguir nas redes sociais.
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabénsl
Obrigada Victor, continue nos acompanhando!
Toda semana temos posts novos no blog.
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.
Obrigada, continue nos acompanhando!
Toda semana temos posts novos no blog.
Da supervisão para fonoaudiólogo em afasia?
Olá Kariny,
Não trabalhamos com esse serviço.
Pessoal, preciso de artigos e pesquisas que relacionem a perda da fala com uso de sonda gástrica.
Olá Elizabeth,
Desculpe, não temos essas informações.
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Há possibilidade de um idoso com Alzheimer apresentar dificuldades de comunicação (pessoa se tornou silenciosa) após um trauma (hospitalização por pneumonia sem intubação) ou pode
Olá Ana!
Para dar esse tipo de informação é preciso passar por uma avaliação e analisar o histórico do paciente para chegar a alguma resposta conclusiva.
Obrigada por nos acompanhar!
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso
Obrigada Armando!
Teremos um post no blog toda semana, continue nos acompanhando!
Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!
Percebe-se conteúdo embasado, único no que se refere afasia e muito bem elaborado. Minha querida mamãe foi diagnosticado com afasia de broca, peço gentilmente algum material com informações direcionas.
Olá Alex!
Obrigada.
Você pode olhar no site oficial da fonoaudiologia, pode ser que encontre mais material: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/
Oi Marta,
Muito obrigada pelo feedback, ficamos muito felizes em ajudá-la.
Continue acompanhando nosso blog, a partir de quarta-feira faremos postagens semanais.
Acompanhe nosso facebook e instagram também!
Muito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.
Amanda,
Obrigada pelo feedback.
Continue acompanhando nosso blog, a partir de quarta-feira que vem faremos postagens semanais.
Acompanhe nosso facebook e instagram também!
Valeu muito a pena ter lido sua matéria, pois me fez compreender claramente que encontrei o que procurava. Faço minhas pesquisas em varios sites sobre isso, porém aqui fui cativado. Gratidão!
Jaime,
Obrigada pelo feedback, que bom que achou o que procurava ficamos felizes em ajudá-lo.
Continue acompanhando nosso blog, a partir de quarta-feira que vem faremos postagens semanais.
Acompanhe nosso facebook e instagram também!
Me interessei muito pelo conteúdo porque achei que fala muitas verdades. Muitos sites ficam apenas copiando um do outro mas suas materias são verdadeiras e expiradoras!
Gratidão!
Noemi,
Obrigada pelo feedback. Aqui no Clube procuramos dar sempre o nosso melhor, para ajudar todos que nos procuram.
Continue acompanhando nosso blog, a partir de quarta-feira que vem faremos postagens semanais.
Acompanhe nosso facebook e instagram também!
olá, gostei muito da matéria e estrutura do site, muito bem organizada. A matéria serviu bem para minhas pesquisas. Espero encontrar sempre bons assuntos assim. Gratidão!
Oi Roberta,
Muito obrigada pelo feedback, ficamos muito felizes em ajudá-la.
Continue acompanhando nosso blog, a partir de quarta-feira que vem faremos postagens semanais.
Acompanhe nosso facebook e instagram também!