Para atender ao mercado competitivo a complexidade das organizações vem aumentando a cada dia e, por isso, as empresas buscam pessoas que saibam como liderar equipe. Mas afinal, por que essas habilidades são tão importantes? Ser um líder é algo inato ou é possível aprender técnicas de liderança?
Antes de descobrir o que é preciso para uma boa liderança, é importante entender o quanto esse papel faz diferença nas empresas hoje em dia.
As ações da pessoa que está à frente de uma equipe refletem diretamente nos resultados obtidos, ou seja, um bom gestor é capaz de mostrar resultados porque consegue fazer com que sua equipe trabalhe em sintonia com seus princípios e propósitos.
Algumas pessoas apresentam personalidades mais proativas e conseguem desenvolver com maior facilidade os traços que definem um bom líder, mas a verdade é que qualquer um é capaz de desenvolver tais competências.
Separamos, neste post, sete passos que vão ajudá-lo a ser um líder melhor. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
1. Inspire confiança
A base de qualquer relacionamento de sucesso é a confiança e isso também pode ser aplicado no ambiente de trabalho. Um bom líder consegue inspirar confiança nos seus colaboradores por demonstrar que sabe o que está fazendo. É uma credibilidade que vai sendo conquistada com o tempo, baseada em boas ações tomadas pelo gestor.
Porém, a confiança deve ser uma via de mão dupla: o gestor precisa acreditar no potencial de sua equipe e delegar tarefas sem ser muito controlador. A maleabilidade é extremamente importante e estimula a construção de relações mais transparentes e duradouras.
2. Esteja aberto a novas ideias
Para que um líder seja capaz de confiar na sua equipe, é preciso que ele tenha em mente que seus colaboradores são extremamente capacitados. Por consequência, o gestor entende que ideias brilhantes podem ser sugeridas por essas pessoas. Portanto, saber ouvir opiniões está na lista do que define uma boa liderança.
Tenha em mente que considerar diferentes opiniões não significa necessariamente aceitá-las por completo e o tempo todo. O simples ato de escutar já faz com o que seu colaborador sinta que é valorizado e parte integrante de um time.
Analisar essas ideias e dar um feedback, seja ele positivo ou negativo, também pode ser um diferencial. O que nos leva ao próximo passo:
3. Crie uma cultura de feedback
O feedback é uma ferramenta indispensável no bom desenvolvimento de equipes. Ele permite que os pontos fortes sejam potencializados e que os pontos fracos sejam trabalhados e melhorados e deve ser dado por meio de uma conversa franca, focalizada em críticas construtivas quanto às atitudes do trabalhador em vários aspectos.
O feedback pode ser periódico e abordar a relação d colaborador com os outros funcionários, o nível de proatividade para tomar atitudes que podem beneficiar a empresa, a forma com que ele executa as tarefas do dia a dia, etc.
No cenário ideal, o líder também deve receber um feedback dos seus colaboradores. Assim ele entenderá como pode melhorar sua gestão, tornando sua equipe cada vez mais integrada e eficiente.
Muitos gestores ignoram a importância desse passo e acabam sendo vistos como chefes exigentes e controladores. Tome cuidado para não cair nessa cilada!
4. Seja o exemplo
Esse passo pode parecer muito clichê, mas a cobrança sobre manter determinadas posturas e seguir determinados princípios deve ser estendida tanto para os funcionários quanto para o patrão. Portanto, se é exigida pontualidade dos colaboradores, o bom líder deve ser o primeiro a chegar.
Da mesma forma, se um conhecimento técnico é cobrado, o gestor deve dominar o mínimo do assunto e por aí vai. Ser o exemplo é um dos fatores que ajudam a inspirar confiança. E você já entendeu o quanto isso é importante para a boa liderança, não é mesmo?
5. Aprenda a resolver conflitos
Trabalhar com pessoas quase sempre resulta em conflitos. Afinal, cada indivíduo tem temperamento e opiniões próprias, o que pode gerar certas discussões por divergência de ideias. É tarefa do líder saber lidar com essas situações com calma e parcimônia.
Conflitos também podem surgir de insatisfações e por isso aprender ouvir os feedbacks é fundamental, como já discutimos anteriormente. Mas além de ouvir, é preciso saber quais ações devem ser tomadas para a resolução de situações conflituosas.
Se colocar no lugar das pessoas para entender melhor o problema pode ajudar a tomar decisões mais justas. Porém, lembre-se sempre de que é impossível agradar completamente a todos ao mesmo tempo.
6. Invista na sua equipe
Investir em treinamentos e cursos para sua equipe desperta o sentimento de pertencimento e valorização, trazendo inúmeros benefícios.
Para começar, profissionais que se sentem valorizados tendem a continuar na mesma empresa por mais tempo, o que diminui gastos com novas contratações. E vamos concordar que trabalhar com quem já conhecemos e estamos acostumados é bem mais fácil do que estar sempre integrando pessoas novas ao time, não é mesmo?
Além disso, as especializações são oportunidades de trazer conhecimentos adicionais e incentivar o pensamento fora da caixa, tornando sua equipe muito mais forte e preparada para os desafios do mercado. É um daqueles casos em que todo mundo sai ganhando.
7. Crie bons canais de comunicação
Saber como liderar equipe tem tudo a ver com comunicação, pois é por meio dela que todos os colaboradores ficam alinhados no mesmo objetivo e na mesma maneira de trabalhar. Independente se falada ou escrita, a comunicação deve ser clara para que não haja margem de erros e baixa efetividade.
A escolha das palavras utilizadas, assim como o tom de voz são imprescindíveis. O modo de um gestor se comunicar não deve gerar desconforto para sua equipe. Além disso, também não é recomendado que um líder mantenha informações relevantes apenas para si. A regra é compartilhar para alinhar!
Hoje já existem diversos canais para melhorar a comunicação interna das empresas, tais como e-mails, chats, murais de aviso, reuniões frequentes, etc. É importante escolher o canal adequado para cada tipo de mensagem. Vale a pena estudar o assunto e investir nessas ferramentas!
A verdade é que liderar não é tão fácil quanto parece: exige dedicação e responsabilidade. Porém, qualquer pessoa suficientemente comprometida que siga as dicas apresentadas é capaz de alcançar o sucesso nessa missão.
Outro ponto importante e que deve ser ressaltado é que um líder deve estar sempre procurando reciclar os conhecimentos que já tem, além de buscar adquirir novas informações e viver novas experiências. Não se pode parar no tempo! Boas leituras e cursos podem ser um grande diferencial.
Por fim, mas não menos importante, é necessário entender que paciência é fundamental. Ninguém aprende como liderar equipe da noite para o dia. É necessário desenvolver, mesmo que aos poucos, empatia, persuasão, senso de justiça e visão estratégica.
Gostou das nossas dicas? Então invista um pouco mais de tempo para conferir esse post sobre influência e persuasão, dois elementos importantíssimos para uma liderança eficaz!