Aspecto muito importante na oratória, a aparência reflete a imagem de cada individuo. É necessário haver consonância entre a mensagem transmitida com a forma que está se apresenta. A aparência faz parte do conjunto de comunicação não verbal para ter boa receptividade ao falar em público.
As roupas escolhidas, acessórios e até mesmo a maneira como se usa o cabelo são elementos que devem dialogar com a imagem que se quer passar. A vestimenta escolhida para estar em uma reunião, dar uma palestra ou apresentar um projeto precisa ser condizente com o conteúdo de suas ideias.
A maneira de se vestir, de pentear os cabelos, maquiar e utilizar relógios, anéis e demais acessórios influenciam na comunicação não verbal. A vestimenta, os gestos e a postura são elementos para que seja formulada a impressão a respeito da pessoa.
Assim, em situações de reuniões, entrevistas, apresentações, palestras, deve-se estar atento à imagem que se quer transmitir. Se você quer entender como se vestir para falar em público, separamos cinco dicas que ajudarão nessa tarefa. Continue a leitura do artigo e faça uma readequação de sua imagem.
Como escolher uma roupa para falar em público?
1. Analise o contexto
O orador não precisa se vestir com roupas caras e de marcas. Ele tem que ficar atento para perceber se a forma como se veste dialoga com o que ele fala. Além disso, é importante adequar o estilo de roupa ao contexto do evento e ao seu público.
2. Seja elegante
As roupas devem sempre estar limpas e passadas. As peças também devem combinar entre si. Evite estampas, xadrez e cores muito chamativas. Dê preferência para cores neutras e tom pastel.
Escolha no máximo duas cores que combinem entre si. Isso facilitará na definição das vestimentas e deixará o visual mais limpo.
3. Pense no conforto
As roupas e sapatos escolhidos devem ser confortáveis e combinar com o estilo do orador. Você precisa se sentir bem para falar com tranquilidade. Imagine se a roupa estiver apertada ou limitando a mobilidade dos braços? Certamente, atrapalhará a sua apresentação.
Não tente parecer outra pessoa, usando roupas que não combinem com você. É um erro que refletirá mal em sua imagem. Seja natural, mostrando quem verdadeiramente você é.
4. Cuidado com acessórios
Uma roupa básica pode ganhar muito estilo com acessórios. Porém, se os acessórios forem muito extravagantes, podem desviar o foco de atenção dos ouvintes. Você já reparou que apresentadores de telejornais e repórteres usam acessórios muito discretos? Isso acontece exatamente para evitar que a atenção seja desfocada.
Pelo mesmo motivo, a maquiagem não deve ser muito carregada. A escolha da tonalidade de sombras e batons deve ser mais delicada. Uma maquiagem básica, certamente, será mais positiva para a apresentação e evitará que a atenção seja desviada do discurso.
5. Higiene é fundamental
O cabelo do orador deve sempre estar limpo e bem penteado. Homens devem manter a barba aparada, as unhas devem estar limpas e curtas. Para as mulheres que usam esmalte, esses não devem estar descascados.
Mantenha o desodorante em dia. Aquela mancha de suor debaixo dos braços passa péssima impressão. Como em casos de ansiedade e nervosismo o suor pode aparecer, use um desodorante capaz de segurar a transpiração.
Quais impactos esses cuidados causarão na sua imagem?
O investimento na imagem trará bom retorno para a carreira do orador. Quando se quer falar em público, tem que se pensar em todas as variantes que auxiliam na boa oratória. A comunicação não verbal é um importante elemento que jamais deve ser desprezado.
Por isso, para falar bem em público, somente as palavras não bastam. É o conjunto do que se diz, da entonação da voz, da postura, dos gestos e da maneira como se veste e se porta que envolverá a plateia com o orador.
Gostou das dicas que separamos para ajudar você? Para continuar acompanhando artigos como este, siga o Clube da Fala no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.
5 Comentários
What’s up, I read your blog regularly. Your humoristic style is witty, keep doing what you’re
doing!
all the time i used to read smaller posts which as well clear their
motive, and that is also happening with this article which I am reading at this time.
Hello there! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure
things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to begin.
Do you have any ideas or suggestions? Cheers
I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never found
any interesting article like yours. It is pretty worth enough for
me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful
than ever before.
Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My
iPad is now destroyed and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had
to share it with someone!