No universo corporativo, saber liderar é uma característica muito valorizada. Um dos pontos fundamentais para exercer uma liderança positiva é ter habilidade de discurso. A boa oratória influencia na construção de autoridade e no engajamento de colaboradores. Você sabe como iniciar um discurso formal?
O líder precisa estabelecer uma boa comunicação. Com suas palavras, ele pode impactar positivamente e motivar os liderados a seguirem seus passos. Além de falar bem, o gestor de sucesso compreende e utiliza técnicas de oratória que envolvem aspectos verbais e não verbais.
Se você quer saber como iniciar um discurso formal no âmbito da liderança, continue a leitura deste artigo. Listamos 9 dicas para ajudar você a discursar bem na empresa e melhorar o reconhecimento como líder. Boa leitura!
1. Esteja preparado
Antes de qualquer coisa, para fazer um bom discurso é preciso ter conteúdo. Estude o máximo que puder a respeito da corporação, os objetivos e a missão. Tenha conteúdo a respeito da área que lidera, buscando sempre novidades sobre o setor.
Um líder compreende bem a área em que atua e está em constante aprimoramento de seus conhecimentos. Para montar um discurso convincente é preciso levantar dados recentes e levar informações relevantes, que despertem o interesse do seu público.
Por isso, estude constantemente e busque conteúdos que embasem o seu discurso. De nada adianta saber como se portar e não ter elementos substanciais para agregar aos espectadores.
2. Estruture o seu discurso
O discurso precisa ter início, meio e fim. Crie um roteiro com tópicos que vão guiar aquilo que você precisa dizer. É importante que a introdução seja relevante e atraia a atenção dos presentes.
Por mais relevante que considere algum ponto, jamais repita informações. Isso torna a oratória cansativa e dispersa a atenção do seu público. Tente sempre abordar pontos diferentes, buscando relevância e autenticidade. Não queira fazer mais do mesmo. Seja diferente!
Um discurso que inicia deixando no ar um suspense sobre determinado assunto ou despertando curiosidade chama a atenção e consegue engajar o público. O humor também é um ótimo elemento para atrair e chamar a atenção dos presentes.
3. Treine o seu discurso
Quanto mais você treinar, melhor será a sua prática em oratória. Para isso, fale diante do espelho e observe o que pode ser melhorado na forma como você discursa. Passe a gravar o seu discurso com uma câmera para assistir e pontuar suas falhas e acertos.
Posteriormente, convide amigos e familiares para uma amostra da sua palestra. Estimule seus convidados a interagirem e, ao final do discurso, peça que digam o que acharam. Aceite as críticas e melhore cada vez mais.
4. Use recursos audiovisuais
A apresentação fica mais interessante quando conta com recursos audiovisuais. No entanto, não use o recurso para ler o que está escrito no telão. A apresentação deve trazer dados, gráficos e ilustrações que enriqueçam aquilo que está sendo dito pelo palestrante.
O recurso deve servir para fixar a informação ou deixar mais claro para a plateia um conteúdo. Preste atenção nas cores usadas e no tamanho da fonte, para que esses elementos sejam adequados e que todos consigam ler com clareza as informações.
5. Vista-se de forma apropriada
A forma como uma pessoa se veste faz parte da comunicação não-verbal. As roupas vão fornecer informações a respeito do palestrante e devem condizer com o discurso. A escolha da roupa deve levar em consideração a elegância, o contexto, a plateia e também o conforto do palestrante.
Acessórios podem prejudicar a comunicação, por isso escolha-os com muito cuidado. Nada de pulseiras e colares barulhentos. Os brincos muito compridos também podem distrair o espectador.
A maquiagem deve ser suave e elegante. Para os homens, manter barba e bigode aparados é uma excelente pedida. O cabelo deve estar limpo e bem penteado em ambos os casos.
6. Atente-se à postura e aos gestos
A linguagem corporal vai transmitir mensagens ao seu público, e é preciso que esteja de acordo com aquilo que as suas palavras dizem. Por meio do corpo transmitimos informações o tempo todo.
Se o corpo estiver curvado para frente em um discurso, por exemplo, o público receberá a ideia de insegurança. Mãos no bolso mostram descaso, e se estiverem na cintura, passam a ideia de provocação.
Por isso, saber usar os gestos e a postura como instrumento de comunicação é bastante importante. São recursos que vão fortalecer a sua imagem e o seu discurso.
7. Use sua voz ao seu favor
A voz expressa emoções e é de extrema importância para a oratória. É preciso adequar o volume e a projeção, assim como, cuidar da entonação e da impostação da voz. Ao falar, o orador deve ser claro, trabalhar a dicção, pronunciar bem as palavras e fazer pausas.
Todos esses elementos fazem com que a oratória seja boa e a comunicação atinja seu objetivo. Fale com motivação e entusiasmo, mas com naturalidade. A respiração também exerce grande influência na voz e é necessário que seja trabalhada com técnicas de respiração e exercícios.
8. Ser breve e objetivo
Um discurso precisa ser objetivo, pois pode cansar a plateia. O tempo do seu público é precioso, e caso você comece a se prolongar demais, vai dispersar os ouvintes.
Desenvolva frases curtas, pois facilitam a compreensão e prendem melhor a atenção das pessoas. Seja dinâmico e claro no que diz e evite repetições desnecessárias.
9. Interaja com o público
Fale com as pessoas. Faça perguntas e busque formas para que a plateia crie empatia e interaja com você. O seu discurso tem que ser dinâmico. Olhe para os presentes, sem focar em uma pessoa somente.
Levante questionamentos, desperte emoções e faça os ouvintes refletirem. Não fique parado no mesmo lugar, pois isso deixa o discurso monótono. Conte histórias e humanize o que está sendo dito. Histórias pertinentes ao tema central são ótimas maneiras de aproximar o seu público.
Como você pôde notar, o desenvolvimento da oratória é muito importante para o meio corporativo. São muitas as técnicas que auxiliam na liderança e na construção do marketing pessoal.
Agora que você já entendeu como iniciar um discurso formal, que tal driblar de vez o medo de falar em público? Leia este artigo e supere de vez qualquer barreira que possa impedir o seu potencial de oratória!



