No mundo dos negócios, manter uma equipe motivada é, ao mesmo tempo, um pilar do sucesso e um grande desafio. Isso porque o mercado sofre oscilações sobre as quais nem sempre temos controle e, nessas horas, é importante não deixar a peteca cair. É aí que entra a reunião motivacional.
Nesse sentido, uma reunião de vendas se revela como a ferramenta de que você precisa para manter o engajamento da sua equipe. Isso se explica porque o objetivo é estimular canais de comunicação, promover um melhor clima organizacional e um maior engajamento com a empresa.
Além disso, outro benefício que podemos mencionar é a ampliação da visão dos valores profissionais, a fim de estimular a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Todos estes itens, quando agregados em prol de uma corporação, são o grande diferencial para o sucesso.
Percebe a relevância, então, deste tema? Através desta ferramenta, você manterá acesa a chama da motivação em todos os seus colaboradores. É por isso que hoje você vai ter acesso a todas as informações de como fazer uma reunião de venda. Continue acompanhando.
O que é uma reunião de vendas?
Esta ferramenta é um grande aliado das empresas, que sempre devem buscar a manutenção da motivação de seus colaboradores. Através dela, é possível acompanhar de perto as atividades e o desempenho do setor de vendas e encontrar possibilidades para uma constante evolução.
Dessa forma, podemos entender uma reunião motivacional de vendas como uma “carta na manga” de todo gestor. Quando ele sabe usá-la com maestria, consegue manter um ótimo relacionamento com a equipe de trabalho. Assim, as metas estão sempre no radar de todos.
Além disso, trata-se de uma ótima oportunidade para que os profissionais se aproximem uns dos outros e da corporação, ganhem unidade, debatam metas, avaliem procedimentos, repensem caminhos e se mantenham felizes e motivados com o trabalho que está sendo desenvolvido.
Qual é a importância da reunião de vendas?
Vender é um processo que exige estratégias bem pensadas e constantes redefinições de rotas, a fim de que as metas sejam alcançadas mensalmente. Para isso, uma reunião de vendas é uma peça fundamental neste quebra-cabeças, pois não existe um formato que funcione bem a todo o tempo.
Dessa forma, o alinhamento das atitudes, as análises do que está sendo desenvolvido, o desenvolvimento das ações e as conclusões a respeito dos próximos passos são itens sempre favorecidos com estes encontros. E, devido a esta importância, devem ser realizadas regularmente.
Assim, o foco é sempre mantido, as metas não se perdem pelo meio do caminho e, mesmo que aconteçam problemas e imprevistos, tudo tende a ser superado porque cada passo está sendo acompanhado de perto pelos gestores e por toda a equipe envolvida no processo.
O que não pode faltar em uma reunião de vendas?
- A participação ativa de todos os envolvidos é um item de grande relevância para uma reunião motivacional de vendas. É essencial estimular o compartilhamento de ideias, perguntas e debates.
- Toda reunião de vendas precisa de uma rotina, uma programação que mantenha todos os participantes previamente cientes do que será tratado e da maneira como o encontro será conduzido.
- As vitórias conquistadas pelas equipes de vendas precisam ser valorizadas, assim como as conquistas individuais. Não existe melhor combustível do que sentir que o seu trabalho está sendo visto e admirado pelas pessoas.
- Quando estamos buscando como fazer uma reunião de vendas, um dos pontos que não podem ser deixados de lado são os obstáculos, os problemas que estão impedindo a evolução do processo. Identifique-os e combata-os.
Aprenda como fazer uma reunião de vendas
1 – No lugar certo, na hora certa
Para começar, escolha a data certa para esse encontro. Ao contrário do que muitos gestores pensam, evite períodos de sobrecarga de trabalho e vésperas de fim de semana ou feriado para garantir que todos estejam presentes e focados.
Uma reunião motivacional de vendas não deve ser tão informal quanto um happy hour ou festa de fim de ano da empresa, mas pode (e deve) proporcionar um ambiente mais descontraído para os profissionais. Esse é um detalhe que “quebra o gelo” e incentiva a participação de todos.
Uma opção é oferecer petiscos e café ou realizar o encontro em um ambiente mais amplo, diferente daquele onde geralmente ocorrem as reuniões cotidianas. Isso, além de estreitar as relações entre os participantes, promove um alívio da tensão para que todos estejam abertos a discutir o planejamento empresarial.
2 – Dê feedbacks
Sempre tão importantes na gestão empresarial, os feedbacks não poderiam ficar de fora da motivação de vendas. Aqui, no entanto, apenas os retornos positivos são bem-vindos, já que o intuito é motivar, fazer com que os profissionais se sintam importantes, relevantes e capazes.
Estrategicamente, inicie a reunião falando sobre metas alcançadas, dando, se possível, destaque à atuação coletiva. Seja bastante cauteloso com elogios individuais, que podem gerar ciúmes ou constrangimento. O feedback serve para mostrar que a empresa reconhece o trabalho feito por todos.
Outra opção é fazer uma roda de feedback comportamental, ou seja, ignorando aspectos relativos à performance, que deve ser avaliada exclusivamente pelo gestor. Nessa atividade, todos os colegas elogiam uns aos outros, ressaltando suas qualidades e importância para o time.
3 – Conteúdo relevante em formato atrativo
Antes da reunião, leia os relatórios de desempenho da empresa, analise indicadores e busque entender os pontos nos quais pode haver algum tipo de dificuldade, resistência ou desmotivação. Apresente esses documentos no formato de infográfico e em uma apresentação visualmente atrativa.
Quando os colaboradores entendem bem o caminho e metas a serem cumpridas para atingir um objetivo, tendem a se sentir mais comprometidos. Por isso, sempre elucide, de forma sucinta e com frases curtas os conceitos: “onde estivemos, onde estamos e para onde precisamos ir”.
4 – Comemore as conquistas
Muitas vezes, sobretudo em empresas de médio e grande porte, profissionais envolvidos em etapas iniciais ou intermediárias dos processos acabam não visualizando a importância das suas atividades cotidianas, já que os resultados não estão diretamente relacionados às suas funções.
Faz parte de uma reunião motivacional lembrar das conquistas e metas alcançadas, enfatizando a importância de cada um envolvido. Uma estratégia interessante é abrir simbolicamente uma garrafa de champagne, propor um brinde, se for viável, ou convocar uma salva de palmas para toda a equipe.
5 – Ouça seus profissionais
Ter ideias, sugestões e críticas, mas sentir que não será ouvido é uma das grandes fontes de frustração profissional. Quando os colaboradores apenas cumprem ordens sem poder se expressar, aumenta a sensação de exploração. Por isso, é importante estabelecer um diálogo.
Em uma reunião motivacional de vendas, o gestor precisa falar, mas também deve passar a palavra para os membros da sua equipe, a fim de encorajá-los. Além disso, uma horizontalidade real é importante, porque a opinião de um colaborador pode ser uma excelente solução para um problema da empresa.
Além disso, como bom gestor, deixe claro que o canal de comunicação está sempre aberto e que todos podem se sentir à vontade para procurá-lo sempre que necessitarem de orientação ou quando tiverem uma boa ideia. Esse gesto aproxima, gera confiança e um grande sentimento de importância.
6 – Invista em técnicas e atividades mais elaboradas
a) Storytelling
A técnica de contar histórias, anedotas, um case de sucesso ou história pessoal tem sido bastante utilizada atualmente para ilustrar aqueles problemas comuns, que seriam desinteressantes ou difíceis de serem abordados de uma outra maneira.
O storytelling permite atenuar uma mensagem, evitando acusações diretas, além de melhorar a capacidade de concentração daqueles que estarão te ouvindo. Muitas vezes, ao contar uma experiência pessoal, estabelece-se um vínculo de empatia capaz de motivar a equipe.
b) Coaching
O coaching é uma ferramenta que visa a promoção do autoconhecimento, para que o indivíduo identifique pontos que precisam ser modificados ou melhorados.
Atualmente, já existem serviços de coaching com ênfases específicas, sejam elas profissionais ou pessoais.
Assim, você tem uma grande oportunidade, que é customizar algumas atividades, exercícios e também certas palestras para um grupo determinado de pessoas, em especial aquelas que tenham o mesmo objetivo, como é o caso das vendas.
c) Cozinhar juntos
Algumas empresas menores vêm substituindo o vale-refeição pelas refeições coletivas preparadas pelos próprios funcionários no ambiente de trabalho. É claro que isso demanda tempo e organização e pode não ser uma alternativa viável para você.
Ao preparar uma refeição juntos, você e sua equipe compartilham um ambiente e dividem a tarefa, sendo necessário vencer desafios, ter prazos harmônicos e delegar funções. Ao final, vocês compartilham a refeição, momento de prazer e celebração pelo entrosamento da equipe. Boa ideia, não?
d) Team building radical
Nesse tipo de atividade, você contrata um espaço ao ar livre contendo estrutura para a execução de atividades “radicais”. A empresa especializada propõe atividades em equipe e, ao final, revela qual era o objetivo por trás de cada uma e qual habilidade individual estava envolvida.
Esse tipo de atividade motivacional, além de injetar bastante ânimo e muita competitividade entre os envolvidos, também auxilia no desenvolvimento de diversas competências, que são pilares sempre presentes na rotina dos vendedores.
Agora você já tem em mãos diferentes maneiras de organizar uma excelente reunião motivacional de vendas com a sua equipe de trabalho. Escolha aquela que mais combina com as possibilidades da sua empresa e ao momento de realização da reunião.
Gostou das dicas para manter sua equipe motivada? Então, não deixe de compartilhar essas boas práticas em suas redes sociais.
2 Comentários
Adorei as dicas !
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do artigo!❤️