Transmitir informações com objetividade, de forma que todos os colaboradores compreendam a mensagem, é essencial em uma empresa. Afinal, qualquer falha na comunicação interna pode comprometer o desenvolvimento do negócio, gerando perdas financeiras e retrabalhos, além de causar uma má impressão nos clientes.
Dentre as várias causas do problema, estão conflitos de personalidade, falta de ferramentas de comunicação e barreiras culturais. Apesar de serem contratempos bastante comuns, com algumas modificações, são facilmente resolvidos.
Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudar você a melhorar a comunicação interna na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Dê espaço aos colaboradores
A comunicação interna deve funcionar bem para os colaboradores em geral, e não apenas para os gestores e os chefes de setor, pois todos aqueles que fazem parte da empresa têm um papel muito importante no andamento das atividades, independentemente do cargo que ocupam.
Assim, é fundamental dar espaço aos funcionários, deixando-os à vontade para expressarem sua opinião a respeito de possíveis falhas na comunicação. Isso evita boatos, desentendimentos e mensagens distorcidas, além de contribuir na motivação e no envolvimento dos colaboradores.
Escolha uma linguagem padrão
A linguagem utilizada também é um fator que merece atenção especial, uma vez que pode levar à falha na comunicação interna. Para que a informação transmitida seja compreendida de forma eficaz, é preciso que a linguagem esteja adequada à pessoa a quem a mensagem é destinada.
Dessa forma, é interessante optar sempre por uma linguagem padrão, que deve ser clara, simples e objetiva, de modo que todos os colaboradores possam entender de fato aquilo que está sendo comunicado. Evite o que puder gerar dúvidas, como termos técnicos e palavras “difíceis” ou pouco usadas no dia a dia. Só assim todos os colaboradores entenderão o que está sendo comunicado.
Elimine os ruídos
É considerado ruído na comunicação qualquer elemento que possa afetar a transmissão de uma informação, sendo um dos principais motivos de falha na comunicação interna. Geralmente, está associado a sons no próprio ambiente ou próximo dele, como o de construções e de conversas paralelas.
Elimine todos os ruídos possíveis, de forma que a informação transmitida seja ouvida e compreendida por todos os colaboradores da empresa. Esse cuidado evita perda de tempo e compreensão equivocada da mensagem.
Aposte nas melhores ferramentas
Atualmente é possível utilizar diversas ferramentas para facilitar a transmissão de informações nas empresas, de modo que todos os colaboradores recebam as mensagens de forma eficiente e eficaz, não dando margem à falha na comunicação interna.
Invista em um canal de comunicação específico — online ou off-line —, considerando aquele que se adapta à realidade da empresa e no qual os colaboradores demonstram interagir melhor. Uma rede social corporativa interna se mostra uma boa opção, pois permite que a comunicação aconteça de forma mais organizada e objetiva e interativa.
Você tem observado falhas na comunicação interna de sua empresa? Então coloque nossas dicas em prática o quanto antes. Dessa forma, é possível ter um resultado melhor e transmitir uma imagem positiva do seu empreendimento aos clientes. Não se esqueça que o treinamento da sua equipe com antecedência é muito importante, antes mesmo de implementar qualquer mudança na empresa.
Agora que você já sabe como evitar falhas na comunicação interna, saiba o que é ansiedade social e entenda como isso pode atrapalhar a comunicação!