Capaz de ajudar o ser humano a alcançar um nível superior de comunicação, a Programação Neurolinguística (PNL) tem sido muito usada por diferentes profissionais que atingem o sucesso na carreira.
A técnica permite a identificação de um conjunto de padrões que influenciam a mente e o comportamento e, usada da forma correta, ajuda a alcançar metas e melhorar resultados profissionais. Por meio da PNL, é possível ser persuasivo ao estabelecer uma comunicação assertiva se baseando em como a mente funciona.
Ao dominar a PNL, a pessoa tem um grande diferencial para argumentar e negociar, uma vez que amplia as habilidades de influenciar e persuadir. Com uma boa oratória, postura adequada e empatia é possível convencer outras pessoas a respeito do que está falando.
Neste artigo, você vai aprender a usar a PNL como ferramenta persuasiva para influenciar as pessoas, assim como, fazer com que elas tenham mais reações positivas diante das suas intenções. Continue a leitura e aprenda a colocar em prática essa metodologia.
O que é a Programação Neurolinguística
A Programação Neurolinguística teve início com os estudos dos pesquisadores John Grinder e Richard Bandler na década de 70. Eles iniciaram com a análise dos padrões de linguagem, perceberam como funciona o cérebro e quais eram as estratégias usadas por pessoas altamente competentes.
A partir daí, foram traçadas técnicas e estratégias para copiar estilos durante uma argumentação a fim de ter bons resultados. Descobriu-se que o comportamento humano tem uma estrutura que pode ser modelada para maximizar o potencial dos relacionamentos interpessoais.
A metodologia reconhece a conexão entre processos cognitivos (neuro) e linguagem (linguística). Diante disso, define que, ao mudar a linguagem, também se modifica o processo cognitivo e vice-versa. Por isso, é considerado um processo educacional para o cérebro.
A PNL permite que a pessoa tenha uma ferramenta para mudar o que precisa na sua personalidade e aprimorar as suas relações. Além de favorecer o aspecto pessoal, ainda possibilita excelentes resultados profissionais.
Como funciona a PNL
Considerada um modelo rápido e eficiente de mudança comportamental, a PNL pode ser utilizada como um processo poderoso para a comunicação, o relacionamento e o aprendizado. De acordo com a técnica, todas as experiências criam modelos mentais e isso altera a forma como o indivíduo vê o mundo.
Isso significa que por trás de cada comportamento existe uma estrutura interna moldada por emoções e pensamentos que impactam as ações. Dessa maneira, para interferirmos na forma de alguém atuar, precisamos compreender os modelos mentais, já que isso é o que define a percepção da pessoa diante dos fatos.
Com a metodologia, é possível gerenciar pensamentos e emoções, tornando-se líder de si mesmo e dos outros. Quem domina as técnicas melhora o desempenho e atua na elaboração de soluções com foco nos objetivos.
O conhecimento da PNL permite a adoção de uma nova postura que vai impactar em todos os níveis de relacionamento. Os principais benefícios da utilização da PNL são:
- estruturar pensamentos e ações;
- autoconhecimento e autocontrole;
- gestão de experiências;
- identificação de modelos mentais e seu impacto no comportamento;
- ressignificação de crenças limitantes;
- mudança na forma como problemas são solucionados;
- potencialização de recursos para desenvolver habilidades;
- capacidade de fazer escolhas mais assertivas;
- influenciar e persuadir outras pessoas para atingir os objetivos.
Como usar a PNL para persuasão
A persuasão diz respeito a técnicas de comunicação capazes de convencer alguém a realizar uma ação ou mudar de ideia. Para isso, é preciso cativar o interlocutor e fazê-lo confiar em você.
A PNL usa uma ferramenta chamada rapport para estabelecer a sintonia e criar empatia entre as pessoas. Por meio do rapport, é possível construir uma conexão que favorece a cooperação em uma relação.
Uma técnica que oferece ótimos resultados no rapport é o espelhamento. Ela consiste em imitar gestos, postura, expressões faciais e respiração do interlocutor para estabelecer conexão e confiança. Ao igualar a linguagem corporal, o espelhamento estreita as relações e possibilita harmonizar o diálogo.
Primeiro você começa imitando a pessoa. Logo, ela passará a ser conduzida pelas suas palavras. Listamos abaixo algumas formas de colocar o espelhamento em prática:
- movimentos corporais — observe o seu interlocutor e veja como ele se movimenta ao falar. De modo sutil, repita esses gestos. Pode ser na gesticulação, na forma de passar a mão nos cabelos. Tome cuidado para que seja algo suave e pareça natural para que a outra pessoa perceba apenas subliminarmente;
- forma de falar — tente falar a mesma linguagem que a outra pessoa. Iguale o tom de voz, o ritmo e a velocidade. Algumas palavras usadas no vocabulário do interlocutor também podem ser repetidas;
- respiração — iguale o ritmo da sua respiração ao do outro;
- expressões faciais — veja a forma como o outro mexe o rosto enquanto fala. Se levanta a sobrancelha, molha os lábios com a língua ou enruga o nariz. Busque reproduzir essas expressões em alguns momentos da conversa.
Ainda tratando do conceito de rapport, a reciprocidade também favorece o fortalecimento de elos. Para colocar isso em prática, é preciso descobrir interesses em comum e, com base nisso, fortalecer a relação e gerar empatia.
Como a PNL ajuda no mercado de trabalho
A busca por profissionais qualificados, equilibrados e capazes de atuar com técnicas persuasivas é grande. As habilidades comunicativas são valorizadas, pois permitem alcançar resultados melhores.
Um profissional que atua com vendas precisa saber falar bem sobre o seu produto e convencer o cliente a realizar a compra. Esse convencimento se dá porque ele aprende que o comprador precisa ver nele a solução de um problema. Desse modo, ele cria um laço que favorece a negociação.
Para isso é preciso saber ouvir e observar, sendo capaz de compreender as necessidades do outro. Uma pessoa que tem conhecimento da PNL sabe que não se atinge um objetivo sem antes entrar no mundo do outro.
O comprador precisa se sentir motivado e ter a compra associada a sentimentos positivos durante a negociação. Isso permite não só a concretização da venda, mas também um relacionamento comercial ampliado.
Como você viu, a PNL é capaz de fornecer instrumentos para que você atinja níveis de excelência no campo profissional.
Entre em contato com o Clube da Fala e garanta todos esses benefícios investindo em um curso de PNL.
2 Comentários
Eu, nada sabia a respeito de PNL e estou satisfeita com as informações apresentadas no artigo. Na verdade, isto é um início de pesquisa. Vou testar na prática, a partir de agora e pensar fazer uma pós graduação de PNL.
Muito obrigada por estar conosco nessa jornada de conhecimento e compartilhamento. Desejo sucesso em sua trajetória!😊