Liderar uma equipe, em especial quando não se tem muita experiência no assunto, não é uma tarefa fácil. Afinal, lidar com as pressões do dia a dia e se comunicar bem pode ser um desafio comum. Contudo, é possível desenvolver habilidades relativas à gestão, e existem alguns livros para gestores que podem ser úteis nesse sentido.
Se você ocupa um cargo de gerência, sabe as dificuldades que estão ligadas a essa função. Mas não se preocupe, pois, neste post, nós listamos alguns livros que podem contribuir para o seu crescimento profissional.
Continue a leitura e conheça 6 títulos que tratam de gestão e liderança e que você precisa conferir já!
1. “Inteligência emocional” – Daniel Goleman
Nessa obra, publicada pela primeira vez em 1995, o autor traz o conceito de “duas mentes”, que são a racional e a emocional, mostrando como, juntas, elas norteiam o caminho da pessoa.
Goleman cita casos do dia a dia para demonstrar que o fato de o indivíduo não saber lidar com suas emoções pode afetar de forma negativa a sua carreira e, até mesmo, a sua vida pessoal. Ele também indica algumas ferramentas para o desenvolvimento do QI emocional e para a melhoria de habilidades ligadas à gestão e ao treinamento e desenvolvimento de uma equipe.
O autor coloca a necessidade do equilíbrio entre a mente racional e a mente emocional para desenvolver a inteligência, o que contribui para uma trajetória de sucesso.
2. “A arte da guerra” – Sun Tzu
O livro é um tratado militar, sendo composto por treze capítulos. Foi escrito no século IV a.C. pelo estrategista Sun Tzu. Em cada tratado, o autor apresenta um fator ligado à estratégia de guerra, criando cenários, eventos e técnicas a serem usados em um combate racional.
Esse é um dos livros para gestores que você não pode deixar de ler, pois não traz apenas ensinamentos relacionados à guerra, mas também ensinamentos que podem ser aplicados na vida cotidiana, como: ser forte, aprender a criar e a executar estratégias e analisar os talentos das pessoas.
As lições contidas na obra podem ser colocadas em prática nos dias atuais, o que vai ajudar você, gestor — que seria comparado a um general e estrategista — a alcançar resultados melhores em sua empresa.
3. “O gestor eficaz” – Peter Drucker
Publicado no Brasil pela primeira vez em 1990, o livro continua sendo muito atual. Na obra, o autor Peter Drucker — considerado por muitos como o pai da Administração Moderna — tem como foco a prática, e não se atém a explicações teóricas.
Drucker resume pensamentos e experiências de várias décadas em um manual realmente prático para aqueles gestores que procuram se destacar e apresentar um desempenho acima da média. O autor parte de dois pressupostos: o objetivo principal de um gerente é ser eficaz, e a eficácia pode ser aprendida e aperfeiçoada pelo indivíduo.
O livro traz considerações interessantes em relação à tomada de decisões e à prática do empowerment — uma espécie de descentralização de poderes, de forma que outros funcionários, e não apenas o gestor, tomem decisões, com base em informações fornecidas pelo próprio gestor — e ainda conta com um espaço reservado para anotações.
4. “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” – Stephen R. Covey
Na lista de livros para gestores, está a obra de Stephen R. Covey, publicada em 1989 e traduzida para diversos idiomas. O autor cita sete princípios que, quando se tornam hábitos, ajudam o gestor a se tornar um bom líder.
O enfoque, aliás, é na mudança. O indivíduo deve começar mudando a si mesmo para, depois, modificar o ambiente ao seu redor. Covey orienta a respeito da iniciativa, da proatividade e da priorização de tarefas, o que leva o gestor a sair de sua zona de conforto. Assim, é possível enxergar os problemas que surgem no dia a dia sob um ângulo diferente.
A obra não trata apenas da questão profissional, pelo contrário, também auxilia na criação de uma vida pessoal mais interessante, indicando os passos para se atingir a eficiência mental, espiritual, emocional e social.
5. “As armas da persuasão” – Robert B. Cialdini
Publicado pela primeira vez no ano de 1984, o livro aborda, de forma objetiva, o fato de como somos persuadidos. Cialdini dedicou-se ao estudo da persuasão e, após reunir dados referentes a pesquisas científicas sobre o tema e relatos de pessoas comuns, — além de se infiltrar em organizações que preparam os “profissionais da persuasão” —, o autor produziu a obra.
No livro, são citados seis princípios psicológicos fundamentais que orientam o comportamento do indivíduo no momento em que uma decisão é tomada. Cada um deles é discutido em relação à sua função na sociedade. O autor também ensina a utilizar esses princípios a favor da pessoa, tanto no contexto profissional quanto no pessoal.
Entre os diversos livros para gestores, “As armas da persuasão” é uma obra informativa e essencial para aqueles que se encontram em uma posição de liderança. Os gestores vão aprender a influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, a se proteger dos manipuladores.
6. “Não tenha medo de ser chefe” – Bruce Tulgan
Outro livro para gestores que não poderia faltar na lista. Publicada em 2009, a obra aborda a verdadeira função de um líder e a maneira equivocada como essa função tem sido compreendida.
Tulgan — renomado consultor de líderes empresariais — mostra que um dos grandes problemas vivenciados nos últimos tempos é o que ele chama de “subgerenciamento”. Uma vez que o gestor não assume o seu papel, toda a escala de comando é afetada, e as equipes não contam com a liderança necessária para que possam se desenvolver.
O autor desconstrói vários mitos ligados ao gerenciamento. De forma prática, cita as principais dificuldades dos gestores, relata diversos casos reais e apresenta soluções simples para resolver os problemas do dia a dia.
Agora, você já sabe que ser um bom líder — competente e confiante — e gerenciar bem uma equipe é algo que pode ser aprendido, ou seja, não é “dom”. Lembre-se: é interessante estar sempre atualizado no que se refere à liderança e à gestão. Confira os livros para gestores listados no post e pesquise outros títulos que possam ser úteis para você!
Gostou do artigo? Então, que tal nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos interessantes como este? Estamos no Facebook e no LinkedIn!