Em maior ou menor grau, todo profissional está propenso a passar por momentos de pressão durante o trabalho. Seja pela cobrança de prazos, pela necessidade de mostrar desempenho ou pela concorrência dentro do ambiente profissional. Essa pressão é real e pode ser muito maléfica.
Com o tempo, você pode desenvolver danos emocionais causados pelo estresse e seu corpo começar a adoecer. A pressão nem sempre é culpa de outra pessoa, já que pode existir autocobrança e necessidade de se sobressair, ao demonstrar eficiência e ressaltar seus pontos fortes.
Se você está sofrendo com pressão no trabalho, precisa conferir as dicas que separamos. Você vai aprender a mudar esse quadro e vai passar a trabalhar melhor e com mais tranquilidade. Até porque, a busca das empresas é por pessoas equilibradas, que atuem em harmonia com o grupo.
Confira abaixo algumas dicas infalíveis de como lidar com a pressão no trabalho!
Seja mais organizado
Nada é pior para o rendimento do que a falta de organização. Comece pela sua estação de trabalho: organize a sua mesa, guarde o que não for de uso contínuo, junte os papéis em pastas, coloque lápis e canetas em local adequado. A bagunça ao seu redor faz tudo parecer ainda mais caótico do que já é.
Agora, é hora de partir para a organização das tarefas propriamente ditas. Você precisa usar uma agenda, um planner, uma planilha ou até mesmo softwares próprios para conseguir hierarquizar o que tem que fazer de acordo com prioridades e prazos a serem cumpridos.
Isso ajuda a ter um norte e a não se desesperar diante das inúmeras responsabilidades. O gerenciamento do seu tempo vai ficar mais fácil e a execução das tarefas vai fluir com mais tranquilidade se você souber exatamente o que tem que fazer.
Saiba priorizar tarefas
Quando procrastinamos, uma tarefa se sobrepõe à outra e, em pouco tempo, temos várias coisas a fazer sem saber por onde começar. Por isso, não deixe que seu planejamento saia dos trilhos. Ao colocar prioridades, você consegue entender o que tem que ser feito naquele momento e o que pode esperar.
Atender todas as demandas de uma vez só é impossível. A regra, portanto, é saber quais são as prioridades, podendo, inclusive, dividir o trabalho em fases! Isso vai deixar você com tranquilidade e confiança de que há tempo para realizar tudo aquilo que precisa dentro da sua rotina, reduzindo a pressão no trabalho.
Faça pausas durante o dia
Pode parecer paradoxal, mas ao parar por um tempo aquilo que está fazendo, você consegue ser mais produtivo. Isso porque ao parar para tomar um café, um chá ou apenas dar uma volta e respirar, seu cérebro consegue se reequilibrar.
Ao parar por algum tempo, os níveis de glicose se elevam e isso ajuda nas atividades cerebrais. Além disso, após ficar muito tempo atento a algo, os detalhes começam a passar batido. Na volta das pausas, é possível retomar o foco e ter uma nova perspectiva.
Preste atenção onde está o seu foco
Evite procrastinar durante o tempo em que você está trabalhando. Com os smartphone e as redes sociais, ficou fácil ser encontrado a qualquer momento e, com isso, pode-se perder muito tempo. Fique longe dessas distrações e preste atenção no que tem que fazer.
Ao dedicar um tempo para ficar focado e realizar as tarefas, você evita que sejam acumuladas e, com isso, reduz a pressão no trabalho. Por isso, durante o seu expediente, deixe de fora qualquer assunto que não seja relacionado ao trabalho.
Desenvolva a inteligência emocional
Qualquer que seja sua função, haverá momentos em que todos os seus limites serão testados. Se você não tiver inteligência emocional, não conseguirá se sair bem. Saiba a hora de buscar novamente o seu equilíbrio.
Quando precisamos lidar com pressão constantemente, uma boa dica é praticar exercícios de respiração. Isso ajuda a tirar o peso do estresse em alguns momentos e a se acalmar quando necessário.
Tenha uma válvula de escape
Da mesma maneira que você dedica a sua atenção ao trabalho no momento em que está ali, ao sair precisa deixar as questões profissionais para trás. Isso significa que quando você não estiver trabalhando, faça algo que lhe dê prazer.
Desfrute desse tempo com a família e os amigos, pratique esportes, tenha um hobby, leia livros, saia para passear. Enfim, tenha uma vida agradável para repor as energias enquanto não está atuando profissionalmente. Nada de falar de trabalho fora do horário, combinado? Todo mundo precisa e merece descansar.
Mantenha a boa comunicação
Você acha que está fazendo mais do que deveria e há outras pessoas fazendo menos? Dialogue e mostre que você já está envolvido em projetos demais para assumir mais alguma coisa. É necessário que a maneira como você fala seja adequada, para não parecer grosseria ou má vontade.
Impor limites é fundamental para manter a sanidade mental e a qualidade do seu trabalho. Não adianta assumir mais do que dá conta de fazer, pois a pressão no trabalho pode chegar a um nível de nocividade perigoso. Por isso, diga não quando for o caso e use seu poder de persuasão para conseguir driblar os impasses.
A maneira como você se comunica é importante para evitar mal-entendidos. Por isso, assuma postura profissional e trabalhe a sua comunicação para administrar os conflitos. Nessas horas, é importante saber negociar para conseguir ampliar os prazos e reforçar as parcerias.
Saiba dar feedback
Você é humano e, se o trabalho estiver exigindo mais do que é possível realizar, pode ser necessário uma reunião com a liderança. Nem sempre a gestão está atenta ao que acontece e pode acontecer de sobrecarregar um dos colaboradores.
Seja franco e ofereça um feedback mostrando qual a realidade do seu setor. Para isso, atue profissionalmente, argumentando com clareza para que não pareça uma reclamação, mas sim a explanação de uma necessidade.
Seguindo essas dicas, certamente a pressão no trabalho vai ser reduzida, favorecendo toda a empresa. Afinal, um colaborador satisfeito com sua atuação acaba contagiando todos os que trabalham com ele.
Agora que você sabe como lidar com a pressão no trabalho, que tal entender como manter uma comunicação eficaz? Saiba o que gera falha na comunicação interna e veja como solucionar o problema.