Preparar-se para uma apresentação em público é algo indispensável. Mesmo que você se dê muito bem com improvisos, existem outros detalhes envolvidos que não dependem apenas da sua fala. Por isso, é preciso estar atento para evitar falhas.
Ainda assim, muitas vezes, é necessário ter, além do planejamento original, um plano B, caso algo fuja totalmente do previsto. É sobre isso que vamos conversar hoje. Fique conosco e entenda como elaborar alternativas caso algo dê errado com a sua apresentação! Aproveite a leitura!
Por que é importante se preparar?
Uma apresentação em público envolve muitos fatores que são praticamente impossíveis de manter sob controle, como o comportamento do público. Além disso, mesmo aquilo que você pode manter organizado com antecedência, como equipamentos multimídia, slides de apoio e assim por diante, pode acabar por causar alguma surpresa.
Imagine preparar a sua apresentação recheada de vídeos e simplesmente ver acabar a energia elétrica bem no meio de um deles. Você precisa pensar em formas de sair dessa situação. Por isso, o plano B é um agregado de suposições sobre o que pode não funcionar no momento, ajudando a gerar soluções criativas para esse problema.
Como se sair bem em público?
Sabemos que você quer mandar bem na hora da sua apresentação em público e transmitir segurança sobre o que está falando. Por isso, separamos as dicas mais importantes para que você se saia bem nessa missão. Vamos conferir?
Não fique em pânico
É absolutamente normal que nos sintamos sob pressão ao fazer uma apresentação para uma quantidade maior de pessoas. Assim, quando algo dá errado, a tendência é realmente entrar em pânico. Só que isso só vai atrapalhar você e impedir que as ideias apareçam.
Para fugir desse sentimento de angústia e urgência, experimente relaxar, brincando com a situação. Demonstre sua vulnerabilidade sem se vitimizar ou reclamar e siga falando sobre o assunto, demonstrando o quanto você o conhece e conduzindo a conversa com leveza e naturalidade.
Um pouco de humor pode conquistar a empatia do público e realmente quebrar o gelo. Além disso, deixará você confortável com a situação. Não deixe que os imprevistos falem mais alto do que o seu domínio sobre o assunto.
Faça ensaios
Autoconfiança é algo que se constrói. Por isso, experimente praticar várias e várias vezes o conteúdo da sua apresentação. Ensaie de diferentes formas, com entonações distintas, experimente materiais de apoio, faça tentativas com e sem slides e diversifique!
Ensaiar de formas variadas vai ajudar você a se sentir mais confiante, independentemente da situação. Além disso, nunca se sabe como o público reagirá à sua fala. Com métodos diferentes de apresentação, você pode simplesmente mudar o tom caso perceba que não está agradando.
Pense em todos os imprevistos
A melhor maneira de se antecipar aos imprevistos é tentando prevê-los! Isso mesmo! Pode parecer contraditório, mas se existe um momento de você ser um pouco pessimista é antes da apresentação. Por isso, pense (e liste) tudo o que pode dar errado:
- o projetor pode não funcionar;
- o microfone pode estar com problema;
- as pessoas podem não parar de conversar;
- pode haver crianças chorando no local;
- seu arquivo digital pode não abrir;
- pode acabar a luz.
Quais são as possibilidades? Quanto mais você conseguir pensar em situações como essas (e criar soluções para elas), mais fácil será manter a sua apresentação em público impecável. E, mesmo que algo não cogitado aconteça, você terá o recurso principal: o seu conhecimento. Use sua posição corporal, sua oratória e seu domínio do tema para manter a atenção das pessoas.
Conte com um conteúdo de apoio
Nem todo mundo precisa ter todas as informações decoradas na ponta da língua. É bastante comum, em qualquer discurso, que haja uma parte sobre a qual o apresentador não tenha tanta confiança assim. O importante é contornar isso com um material de apoio, como a apresentação em slides ou um papel com anotações em tópicos.
No entanto, mantenha-se atento ao confeccionar esse material. Seria um verdadeiro desastre preparar folhas e mais folhas de conteúdo, tendo que ler em meio à apresentação ou perdendo-se entre elas. Por isso, só tome nota daquilo que você realmente pode esquecer e mantenha esse material o mais enxuto possível.
Outra dica bacana é tentar conferir o material com o máximo de discrição durante a apresentação. Use apenas algumas palavras-chave que servirão como uma âncora para lembrar você do que deve ser dito.
Tenha um ajudante
Você não precisa dar conta de tudo sozinho. Convide alguém de sua confiança para que o auxilie durante a apresentação. Seja para preparar os equipamentos, seja para alcançar alguma coisa, seja para passar os slides, seja para fazer um ajuste de última hora, seja para avisar sobre o seu tempo de fala, ter uma pessoa a par do seu planejamento é muito importante.
Se algo errado acontecer, evite sair do seu lugar. Entretenha o público contando alguma história interessante sobre o tema abordado enquanto seu ajudante resolve o problema. Assim, as pessoas sequer darão importância à falha.
Seja autêntico
Você pode tentar adotar várias táticas para uma boa apresentação em público, pode ensaiar por horas ou dias e, até mesmo, tentar assumir certa formalidade. Mas a melhor forma de se sair bem e cativar as pessoas é sendo você mesmo.
Falas engessadas não conseguem captar a atenção de ninguém, pois se tornam monótonas e até forçadas. O público percebe quando isso acontece. Logo, quando você assume sua personalidade durante a apresentação, tudo tende a fluir com mais naturalidade, desde o seu tom de voz até a postura do seu corpo, gerando identificação com as pessoas.
Como você pôde ver ao longo do post, não existe uma apresentação perfeita e nem um método para garantir que nada saia dos trilhos. É você quem precisa se preparar e ter jogo de cintura para lidar com os imprevistos. E não há motivo de pânico por isso.
A única coisa que precisa ser feita é manter a calma e a simpatia e, com um pouco de organização, continuar conversando com as pessoas como se você já as conhecesse. Se você domina o tema, pode simplesmente falar sobre ele como se estivesse contando a respeito para os seus amigos.
Gostou deste conteúdo? Está animado por saber como fazer uma boa apresentação em público? Então, continue aprendendo e melhorando as suas habilidades. Assine a nossa newsletter e receba todos os nossos posts diretamente no seu e-mail!