Você sabe o que é comunicação assertiva? A interação entre pessoas em uma empresa é fundamental para que o fluxo de trabalho siga bem, e uma habilidade humana como essa é importante para o gestor explorar.
Quanto mais precisa a comunicação, melhor se torna o fornecimento do serviço e/ou produto, o desenvolvimento de projetos e inovações fica mais fácil e o resultado final da produção mais eficaz.
A partir de agora, você saberá do que se trata essa técnica, como ela funciona e a aplicação dela no ambiente de trabalho. Além disso, descubra a sua associação com as habilidades comunicativas e entenda as consequências de quem não a aplica. Veja!
O que é comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é uma forma eficaz e exata de se comunicar. Ou seja, a comunicação pode ocorrer de várias maneiras e, entre as mais comuns, acontecer de forma ineficiente. Então, ser assertivo é combater isso, aperfeiçoando forma e conteúdo para otimizar a compreensão da mensagem.
Nesse caso, alguns fatores são fundamentais a se considerar, como o receptor da mensagem, a linguagem ideal, a expressão, o tom de voz e, é claro, as palavras adequadas.
Assim, o conceito de comunicação assertiva é muito importante dentro das empresas, e está diretamente relacionado com o desenvolvimento das habilidades comunicativas.
Como funciona a comunicação assertiva?
A comunicação assertiva funciona principalmente para transmissão de ordens de serviço, comunicações escritas, fechamentos de negócios e diversas outras situações do cotidiano empresarial.
Ela tende a reconhecer o tempo, o momento e o perfil ideal do receptor, adequando a fala aos termos mais estratégicos e claros possíveis para o entendimento da mensagem. De modo geral, esse tipo de comunicação evita falhas e torna os processos mais alinhados e eficientes.
Qual a relação entre comunicação assertiva e habilidades comunicativas?
É como se você utilizasse as melhores habilidades comunicativas para tornar sua comunicação mais assertiva, entende? Então, além da fala clara e concisa, o profissional deve aliar técnicas, como ouvir o interlocutor, interagir, conversar olho no olho e ter um assunto como foco.
Desse modo, a junção das duas ideias é perfeita para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações, sendo as habilidades comunicativas ferramentas de auxílio à comunicação assertiva.
Como aplicar a comunicação assertiva?
Agora que aprendemos o conceito e as ideias que envolvem a estratégia de comunicação assertiva, daremos algumas dicas valiosas para sua implementação no ambiente corporativo. Acompanhe!
Foque na clareza
Como uma das mais lógicas ações, a clareza é diretamente relacionada à compreensão da mensagem. Então, você deve encontrar os termos e a linguagem adequada para se fazer entender de acordo com o receptor.
O exemplo mais claro acontece com a diferença entre alguém leigo ou técnico. No primeiro caso, é preciso usar termos mais simples para a mensagem, já no segundo caso, termos mais complexos podem melhorar o entendimento. Então, deve-se avaliar cada receptor para transmitir a mesma mensagem de forma diferente.
Seja objetivo
Outro problema associado à comunicação ineficaz é a falta de foco no que se transmite, ou ainda, os famosos rodeios até a mensagem final. São situações que desprendem a atenção do interlocutor e prejudicam a precisão da informação.
O recomendado é se concentrar na mensagem principal e só emitir explicações paralelas se perceber que ficaram dúvidas. Resuma a fala no mínimo de palavras que expressem o necessário.
Crie rotinas de comunicação
A padronização pode ser uma boa saída para melhorar a eficácia da comunicação. Informações comuns a qualquer mensagem corporativa como prazos, recursos disponíveis e objetivos podem compor uma rotina de comunicação para evitar falas incompletas.
Em um segundo raciocínio, a rotina também se refere à frequência de comunicação. Isso contribui para cada vez mais aberturas em prol de aperfeiçoar o ato comunicativo. Então, permita mais circunstâncias de conversação para melhorar a conexão com colaboradores.
Adote diferentes canais de comunicação
Ampliando o raciocínio do tópico anterior, você deve diversificar os meios comunicativos. Além disso, compreender qual é o canal mais apropriado para determinada mensagem.
Em alguns casos, a mensagem é rotineira e já é um costume dos colaboradores recebê-la. Então, meios digitais ou de comunicação coletiva podem ser mais eficazes. Já assuntos mais problemáticos ou que exigem uma atenção redobrada, como uma nova mudança de pensamento estratégico, podem ser repassados individualmente para melhorar o sucesso da comunicação.
Conheça o que é falado
É importante ter base do que se fala, contar com conhecimento sobre o assunto, senão fica muito difícil estabelecer uma comunicação eficaz. Quanto mais estudo e profundidade sobre o tema, mais facilidade para aplicar argumentação e diálogo.
É comum a conquista do respeito pela capacidade profissional. Então, espera-se que o colaborador quebre bloqueios e aceite a ideia que está recebendo uma mensagem de alguém que conhece o assunto.
Adapte a abordagem
Há diferentes contextos, situações, públicos ou receptores. Em alguns casos, a comunicação atingirá uma equipe inteira, então, deverá abranger técnicas de atenção e de fala em público.
Já em outros casos, haverá a conversa individual e ela deverá ser adaptada de acordo com o potencial de absorção do colaborador. Em todas as situações, não se trata de usar termos bonitos ou muito técnicos, mas de fazer com que a mensagem seja repassada com integridade.
Ainda assim, cada um apresenta um modelo de aprendizagem e de comunicação e tem uma forma preferida de ser abordado. Então, o comunicador precisa demonstrar esse tato para melhorar a precisão da comunicação.
Quais as consequências para quem não aplica a comunicação assertiva?
Não aplicar a comunicação assertiva na empresa pode ser extremamente prejudicial aos resultados do negócio como um todo. Além de trazer uma série de consequências negativas.
Especialmente em Gestão de Projetos, que são casos mais especiais, a falha de comunicação pode levar a distorções graves na execução final e acabar comprometendo significativamente prazos e valor final do produto ou serviço.
Outro aspecto importante é a perda de tempo e dinheiro, já que a compreensão equivocada de determinada tarefa pode levar ao retrabalho e ao atraso na entrega para clientes.
Agora sim você tem mais uma excelente ferramenta de aplicação para aprimorar a sua gestão. Neste artigo, você conferiu o valor da comunicação assertiva no ambiente corporativo e descobriu como implementá-la com eficácia.
Continue no caminho da excelência comunicacional e descubra também dicas valiosas sobre comunicação não violenta!