As emoções são essenciais no cotidiano profissional de qualquer indivíduo. E todo gestor sabe que os altos e baixos que ele e sua equipe enfrentam ao longo do dia prejudicam o desempenho e o bem-estar. A inteligência emocional nada mais é que a capacidade de reconhecer, entender e gerir emoções do modo correto, simplificando o relacionamento com os outros e aproximando a conquista dos objetivos.
É importante ressaltar que o RH tem um papel imprescindível no desenvolvimento da inteligência emocional de sua empresa. Isso se deve ao fato de ser essencial desenvolver inteligência emocional na gestão de pessoas, principalmente para auxiliar nos relacionamentos, aumentar a satisfação e trazer resultados mais satisfatórios, por exemplo.
Neste post, daremos algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional em sua empresa. Continue a leitura!
Ofereça feedbacks completos
O feedback não deve ser enxergado como um modo de os gestores chamarem a atenção dos seus subordinados para si, mas, sim, como um diálogo construtivo, que objetive substituir maus comportamentos e engrandecer os pontos fortes de um funcionário. Essa atitude ajuda a estabelecer a inteligência emocional.
Isso acontece porque ela pode ser utilizada para encorajar a transformação das ações e para mostrar ao profissional no que ele está errando, auxiliando-o no seu desenvolvimento. Caso o gestor faça isso de forma respeitosa e também evite rótulos, o profissional adotará melhor as sugestões e conseguirá controlar as emoções, implantando as melhorias.
Utilize habilidades sociais
Não são tão simples quanto parecem as habilidades sociais. O fato é que não é somente uma questão de ser amigável, por mais que os indivíduos com altos níveis de habilidades sociais geralmente o sejam. A habilidade social é a amizade com uma finalidade: direcionar as pessoas ao caminho almejado, seja o entusiasmo por um novo produto, seja um acordo para uma nova estratégia de marketing.
Geralmente, indivíduos com habilidades sociais têm um vasto círculo de conhecidos e um jeito próprio de despertar simpatia. Isso quer dizer que eles trabalham conforme a suposição de que nada relevante pode ser realizado sozinho.
Como gestor, trabalhar essa característica quer dizer fazer com que as equipes adotem o planejamento estratégico que foi apresentado de modo natural. É uma ótima prática para otimizar a harmonia e fazer a integração da equipe.
Incentive a comunicação
Você já deve ter notado que existem algumas pessoas que falam “meias verdades”, com o intuito de não criar conflitos com outras. É bem provável que você tenha passado por alguma situação profissional em que se viu pressionado e teve que usar esse recurso.
Normalmente, esse é o resultado da ausência de inteligência emocional. Quem se utiliza de meias verdades não tem a segurança necessária para dizer o que deve ser dito. Em uma organização, os líderes precisam ser claros com os seus funcionários, mesmo que isso possa criar ruídos a princípio.
O bom relacionamento entre as pessoas que formam uma organização auxilia no processo de comunicação. Além disso, incentivar essa interação faz com que as pessoas se escutem melhor. Como já foi dito, a inteligência emocional é a habilidade de o indivíduo lidar com as próprias emoções e também com as das outras pessoas.
Uma comunicação clara, respeitosa, objetiva e horizontalizada pode evitar o estresse entre ambas as partes, auxiliando as pessoas a conseguirem lidar melhor com as adversidades e a terem o foco no trabalho.
Influencie o autoconhecimento
Ter inteligência emocional também é apresentar uma compreensão profunda sobre nossas forças, emoções, necessidades, fraquezas e impulsos. Os indivíduos com uma grande autoconsciência não têm expectativas irrealistas e não são muito críticos. Na verdade, eles são honestos consigo mesmos e com os outros.
Os que têm um alto grau de autoconhecimento sabem muito como seus sentimentos e capacidades prejudicam a si mesmos, às outras pessoas e ao desempenho no trabalho.
Logo, um líder que tem essa inteligência faz o planejamento do seu tempo cuidadosamente e faz o seu trabalho antecipadamente. Desse modo, é sempre um exemplo a ser seguido por seus subordinados.
Seja motivador
Aqueles que apresentam o potencial de ser líderes são motivados por um anseio muito profundo de chegar ao topo do sucesso. Por esse motivo, em um trabalho feito em equipe, o verdadeiro líder se destaca por ser um motivador inerente para os outros membros.
Isto é, caso você ainda não consiga mexer com a autoestima dos seus funcionários, é necessário trabalhar melhor a inteligência emocional com relação à motivação. O gestor com autoconhecimento e motivado sempre procura elevar o seu nível de desempenho. Esse desejo, espontaneamente, refletirá nos outros funcionários, que se sentirão mais engajados e mais autoconfiantes para chegar aos objetivos individuais e coletivos.
Valorize as individualidades
Um time em harmonia é aquele em que todos fazem sua contribuição e notam sua participação no resultado final do coletivo. A procura por esse equilíbrio está relacionada diretamente à atitude correta de quem está liderando.
É função do gestor das equipes valorizar as individualidades de seus funcionários para aproveitar o máximo de cada um deles. A inteligência emocional aumenta a percepção com relação às particularidades das pessoas.
O líder deve conversar individualmente para expressar isso a seus subordinados. É muito positivo valorizar as pessoas verdadeiramente e, obviamente, isso envolve a inteligência emocional.
Aposte em ações incentivadoras
Algumas estratégias são muito eficientes no momento de desenvolver a inteligência emocional de seus funcionários. A promoção da integração das equipes é uma das mais eficazes, deixando clara a importância de cada um para a organização, o que estimula modificações positivas em aspectos comportamentais.
Além disso, trabalhando a empatia dos colaboradores e gerando diálogo entre eles, as atitudes incentivadoras auxiliam os funcionários a encontrarem novas capacidades e a entenderem melhor o próximo. Existem, no entanto, outras ações eficientes que ajudam a desenvolver a inteligência emocional:
- ter metas claras determinadas;
- reconhecer a performance da equipe;
- valorizar iniciativas e ideias dos funcionários.
Por fim, não desenvolver inteligência emocional da sua equipe na sua empresa pode trazer consequências para o seu negócio. Isso se deve ao fato de os seus colaboradores não conseguirem lidar com situações desafiadoras e, geralmente, encararem os desafios, mesmo que pequenos, como muito complexos.
Aprendeu como desenvolver inteligência emocional na gestão de pessoas? Então, aproveite para ler também “Descubra agora mesmo como ter inteligência emocional no trabalho” e saber mais sobre o assunto!