Ter cuidado na hora de abordar conversas difíceis, seja no ambiente de trabalho, seja na vida pessoal, é fundamental para que o diálogo produza o efeito esperado em seu interlocutor. Assim, antes de tomar qualquer decisão, os temas sensíveis precisam ser analisados com cautela. A partir disso, consegue-se transmitir a mensagem do modo correto, por meio de uma comunicação mais assertiva.
Sabia que, dependendo da situação, é possível se preparar de antemão para ter uma conversa menos difícil no ambiente de trabalho? Para entender melhor, confira a seguir alguns exemplos que podem ser considerados. Boa leitura!
Feedbacks ruins
Ninguém gosta de receber feedbacks negativos, não é mesmo? Então, o primeiro passo para saber lidar com isso é ter empatia pelo colega de trabalho. Ou seja, antes de chamá-lo para conversar, tente se colocar no lugar dele. Para isso, pense o seguinte: se você não fez um bom trabalho e está prestes a receber uma chamada do chefe, qual o modo que gostaria de ser abordado, sem que ficasse constrangido?
Tal circunstância precisa ser analisada caso a caso, pois existem pessoas que não conseguem lidar bem com as críticas. Por isso, na hora de dar um feedback ruim, busque verificar o perfil do colaborador em questão para que a mensagem seja transmitida da melhor forma e sem arrogância.
Mesmo com a falha do funcionário, é importante salientar que ele faz parte de uma equipe, na qual todos devem estar dispostos a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Além disso, não se esqueça de deixar claro que, a qualquer dúvida que o colaborador tenha, ele pode contatá-lo.
Mudanças em projetos
No dia a dia de um empreendimento, diversos acontecimentos podem ocorrer, como a entrada e saída de clientes. Por isso, muitas vezes, pode acontecer de o gestor precisar fazer mudanças em projetos da sua equipe.
Tais alterações são algumas das conversas difíceis para se ter com o seu time no ambiente de trabalho. Isso porque muitos funcionários têm resistência na hora de mudar a maneira como vão trabalhar dentro da empresa.
Nesse sentido, antes de tomar qualquer decisão, procure analisar o cenário em que o empreendimento se encontra e crie uma lista dos pontos que precisam ser modificados nos projetos e os motivos pelos quais isso deve acontecer. Com tais ações, fica mais fácil de justificar aos colaboradores o porquê das mudanças nas atividades do trabalho, ao torná-las mais compreensíveis.
Demissões
As demissões são um dos temas mais difíceis de lidar no trabalho, pois apresentam relação direta com o futuro profissional dos colaboradores da organização. Quando a equipe sabe que haverá corte de funcionários na empresa, o clima organizacional fica comprometido. As pessoas não conseguem se concentrar em suas atividades, isso ainda gera o telefone sem fio entre os colaboradores.
Para evitar isso, só divulgue as demissões aos funcionários no dia em que elas acontecerem, a fim de inibir a ansiedade nas pessoas e diminuir o rendimento do trabalho. Já na hora de demitir, deixe claro os motivos pelos quais está realizando tal ação, seja ela corte de despesas, seja baixo rendimento.
Contudo, tome cuidado com as palavras empregadas para não parecer ríspido nem autoritário. Quando for desligar um colaborador da empresa, busque minimizar os defeitos dele e enaltecer suas qualidades. Além de deixar claro que as portas da empresa estão abertas para uma futura oportunidade que se adeque melhor ao perfil do profissional.
Essa é uma forma de fazer da demissão um momento menos traumático para o colaborador. Da mesma maneira que você consegue manter um bom networking com as pessoas que passaram pelo empreendimento.
Morte de funcionário
No dia a dia do ambiente de trabalho, muitas relações de amizade são criadas. A equipe passa a saber os gostos dos outros funcionários, além de compartilharem diversos momentos juntos. Por isso, tratar sobre o falecimento de algum colaborador é algo muito delicado que mexe diretamente com a emoção das pessoas.
Portanto, ao tratar sobre esse tema, é preciso ter bastante cautela para que os funcionários não entrem em pânico. Caso seja necessário, não hesite em buscar a ajuda do psicólogo da empresa para informar a todos sobre a morte do colega. Isso porque ele saberá usar as palavras certas em um momento difícil.
Falta de higiene
Tratar sobre a falta de higiene no ambiente de trabalho é algo delicado, pois as pessoas podem se sentir ofendidas ao serem chamadas a atenção acerca desse problema. Para não gerar mal-entendidos, evite falar do assunto apenas para um profissional específico. Ou seja, se quiser sugerir que alguém está deixando o papel fora da lixeira, não cite nomes, mas eduque de forma geral.
Uma dica que pode ajudá-lo nesse momento é emitir um comunicado para sua equipe. Isso pode ser feito por e-mail, panfleto ou mural, no qual devem ser informadas dicas de boa convivência no ambiente corporativo, incluindo como manter uma higienização adequada nas áreas de convivência da companhia. Esse é um meio de tornar o assunto mais leve e impedir fofocas na empresa.
Encare as conversas difíceis da melhor forma
Muitas situações delicadas do dia a dia de trabalho não são possíveis de se prever. Contudo, mesmo diante do imprevisto, é preciso encarar tais momentos em vez de postergá-los. Isso porque, de um jeito ou de outro, as pessoas vão acabar tomando conhecimento sobre os acontecimentos e as mudanças na empresa.
Por isso, quanto antes elas ficarem sabendo dos fatos — melhor, pois reforça o compromisso do gestor com sua equipe. Da mesma maneira que o ajuda a ter uma comunicação mais transparente com seu time.
Agora se você deseja melhorar ainda mais o modo como se comunica durante essas conversas difíceis com os seus colaboradores, é preciso investir na prática da comunicação verbal, corporal etc. Isso pois tais estratégias auxiliam a encarar essas situações com mais confiança, assim, consegue-se atingir o objetivo esperado.
Gostou do artigo? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos interessantes como esse? Não perca tal oportunidade!