A voz é um som que diferencia um indivíduo em meio a tantos outros e pode soar de forma agradável ou não aos ouvidos da própria pessoa e das demais. Por esse motivo, muitos se perguntam como mudar a voz?
Seja por uma questão pessoal, seja por uma questão profissional — seja por ambos os motivos —, alguém pode considerar que o som da sua voz gera um certo desconforto auditivo e acaba se sentindo extremamente incomodado com a situação.
A boa notícia é que, com determinadas técnicas, é possível modificar algumas características da voz, de acordo com as necessidades da pessoa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Que alterações a voz pode sofrer?
A voz sofre mudanças de acordo com fatores como idade, sexo, alimentação e qualidade de vida.
Normalmente, as crianças tendem a apresentar uma voz mais fina que os adultos, e as mulheres costumam ter a voz mais aguda que a dos homens. Contudo, pode acontecer de homens adultos apresentarem uma voz mais fina, e de adultos, em geral, terem uma voz mais infantil, o que não condiz com o sexo nem a idade.
Determinados alimentos também conseguem contribuir para uma mudança negativa na voz, gerando o popular pigarro — devido ao aumento da produção de secreção — ou levando à rouquidão. Isso acontece por conta do refluxo, o retorno involuntário da acidez do estômago ao esôfago, que afeta a parte posterior das cordas vocais.
A qualidade de vida está ligada à saúde física, mental e emocional de uma pessoa, bem como às suas relações interpessoais e ao ambiente no qual está inserida. O estresse, por exemplo, pode levar à rouquidão ou, até mesmo, à perda temporária de voz.
Por que é importante ter uma boa voz ao se comunicar com o público?
A voz permite que uma pessoa interaja com diversas outras, demonstrando suas emoções por meio do ritmo e do tom, por exemplo. Por isso, ao se comunicar com o público, é preciso ter uma boa voz.
Em especial, no ambiente de trabalho, é válido observar aspectos como projeção de voz, entonação, ritmo e volume. Caso a voz ainda soe de forma desagradável — muito grossa, muito fina ou rouca, por exemplo —, é interessante empregar técnicas que ensinam como mudar a voz, no que se refere a determinadas características.
Lembre-se de que uma boa voz gera credibilidade e autoridade perante o público e é extremamente importante no campo profissional.
Quais são as maneiras de melhorar a voz?
A voz de uma pessoa deve estar de acordo com elementos como sexo e idade e deve ser agradável para o outro — e para a própria pessoa. Contudo, isso varia, pois alguns indivíduos têm uma voz estridente, já outros, um timbre vocal mais rouco, por exemplo. Tais particularidades podem ocorrer devido a doenças que, geralmente, são tratadas com facilidade.
Mesmo que não seja o caso de uma disfunção, existem métodos que podem ser colocados em prática para mudar e melhorar a voz, como exercícios específicos e treinamento das cordas vocais.
Se você quer saber como mudar a voz em alguns aspectos, o fonoaudiólogo pode ajudar e muito. Esse profissional é capacitado para analisar sua situação, de modo personalizado, e indicar exercícios e técnicas que, com certeza, surtirão efeito.
Quer saber quais são as melhores práticas que vão ajudá-lo a mudar algumas características da sua voz, melhorar a impostação e desenvolver a oratória? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos!
2 Comentários
muito bom esse aplicativo
Que bom que gostou! Fique de olho que postamos novos conteúdos toda semana!