A autoridade na voz não tem nada a ver com falar gritando ou impor uma determinada opinião, sabia? Pois é, há muita gente que confunde autoridade com autoritarismo e acaba errando na dose no momento de se comunicar. Mas você sabe como se posicionar da maneira correta para construir uma boa imagem na empresa?
É preciso entender que autoridade nem sempre está relacionada a um cargo ou mesmo à experiência de alguém. Na realidade, ela é sobre a credibilidade que alguém passa e tem muito mais a ver com a sua segurança naquilo que diz, ou seja, no seu tom de voz. Quer entender mais sobre o assunto? Então, venha com a gente!
Como é possível ter mais autoridade mudando apenas a voz?
Você já ouviu alguém falar com a voz trêmula, insegura e gaguejante? Certamente, se ouviu, não sentiu muita confiança na mensagem transmitida, certo? Apesar de não parecer, alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de se comunicar no meio corporativo.
Uma voz que não transmite segurança, infelizmente, acaba passando uma mensagem errada sobre o seu próprio posicionamento enquanto profissional. Quer um exemplo? Se você não conseguir entonar adequadamente, vai parecer que não tem certeza sobre o que está dizendo — ou pior, que está impondo algo quando queria apenas sugerir.
Como você pode deduzir, um pequeno ajuste pode atribuir muito mais autoridade à sua voz, fazendo com que você assuma um tom mais cordial e, ao mesmo tempo, conferindo credibilidade ao que é dito. Mas, afinal, como fazer isso? É o que você vai descobrir a seguir!
De que maneira você pode colocar isso em prática?
Encontrar o ponto certo da autoridade na voz exige um pouco de treino e de atenção a alguns aspectos, como você verá logo adiante. Pode parecer complicado no início, mas tente implementar um passo de cada vez e, logo, tudo se tornará mais natural. Confira!
Use a entonação a seu favor
Se falar baixo demais demonstra insegurança, falar alto demais pode soar ameaçador. Por isso, é preciso encontrar a entonação ideal para cada momento. Em alguns casos, será necessário ser mais enérgico, mas, nem por isso, autoritário. Mesmo quando a situação exigir seriedade, mantenha-se amigável, ainda que firme.
Escolha as palavras certas
Usar uma palavra mal colocada pode fazer com que você seja mal interpretado. Por isso, esteja atento à escolha dos termos que utilizará para que eles não acabem mudando o sentido da conversa. Na dúvida, opte por palavras simples e objetivas, que deixem bem claro aquilo que você está tentando dizer.
Trabalhe a sua linguagem corporal
Sua linguagem não verbal é tão importante quanto a verbal. A forma como você movimenta os seus braços, projeta o seu tórax e faz algumas expressões faciais serve para reforçar a sua mensagem. Por isso, procure utilizar a linguagem corporal a seu favor. Assumir uma postura mais relaxada e não tão na defensiva ajuda a manter a conversa amigável.
Quais cuidados devem ser tomados?
Às vezes, é necessário adotar alguns cuidados para que a sua autoridade não seja percebida pelos demais como arrogância. Você já viu que determinadas atitudes, como falar alto demais, podem prejudicar a sua imagem, por isso, lembre-se de manter o bom senso quando tentar expressar as suas ideias.
Jamais assuma o posto de dono da razão ou aja como se você realmente soubesse todas as respostas. Uma comunicação eficiente é aquela em que todas as partes conseguem se expressar e ser compreendidas, sendo assim, esteja tão disponível para ouvir quanto para falar.
Chegar ao tom de voz mais adequado para você nem sempre é uma tarefa simples, mas, com o tempo, é possível aperfeiçoar a maneira como você se comunica. Algumas situações exigem mais paciência e uma expressão amena, outras já demandam energia. Identificar cada uma delas é uma habilidade que é preciso desenvolver.
No Clube da Fala trabalhamos diversos aspectos da voz que pode ser completamente modificada. Temos profissionais especializados capazes de reeducar sua voz e torná-la potente para qualquer situação de comunicação.
E então? Este artigo foi útil? Você se lembra de alguma vez em que conseguiu transmitir autoridade na voz ou que viu alguém fazê-lo? Conte nos comentários como foi essa experiência!
2 Comentários
Olá!
Gostei muito do conteúdo acima exposto e de facto, é um grande desafio falar em público, principalmente quando há no meio do auditório os superiores hierárquicos. Entretanto, gostaria saber o seguinte:
1- Quais são os termos mais adequados para transmitir a segurança ao falar?
2- Quais os termos ou vocábulos que devem ser evitados numa apresentação?
3- Como eliminar o medo nos primeiros segundos de uma apresentação pública.
Obrigado.
Ficamos felizes que você tenha gostado do conteúdo e entendemos que falar em público pode ser desafiador, especialmente na presença de superiores.
Para complementar essas dicas, recomendamos conferir os seguintes artigos do nosso blog:
https://www.clubedafala.com.br/blog/5-dicas-do-que-nao-falar-em-uma-apresentacao/
https://www.clubedafala.com.br/blog/a-delicada-linha-entre-confianca-e-arrogancia-licoes-de-oratoria/
https://www.clubedafala.com.br/blog/7-estrategias-para-diminuir-o-nervosismo-ao-falar-em-publico/