Você já deve estar ciente da importância que um curso de oratória tem, não é mesmo? Um treinamento como esse pode realmente abrir muitas portas e criar oportunidades atrativas na sua vida profissional e na pessoal. Mas, afinal, você tem ideia de como escolher um bom curso de oratória?
O primeiro passo para isso é entender que uma alternativa realmente confiável deve oferecer a você bons resultados. Mas o que isso significa, afinal? Você deve terminar as suas aulas se sentindo mais confiante para falar em público, aprender técnicas e ferramentas para alcançar uma comunicação de alta performance, eliminar vícios de linguagem e superar a timidez.
Isso só será garantido por uma metodologia atrativa, por professores sérios, com experiência no assunto, e por uma série de outros fatores que você poderá conferir a seguir. Ficou curioso? Então, continue lendo e cheque todas as nossas dicas para escolher um curso de oratória!
1. Avalie a carga horária
Você já pensou que, por ter uma carga horária enorme, um curso era melhor que outro? Nem sempre essa informação isolada serve para avaliar a melhor opção. Portanto, antes de procurar por uma grande durabilidade de curso, fique atento!
Cargas maiores de horas geralmente estão atreladas a números maiores de participantes nas turmas, afinal, se cada um precisa ser assistido nos exercícios de oratória, é necessário haver tempo para isso. O problema é que, muitas vezes, você acaba perdendo horas e mais horas esperando pelos seus colegas. Em alguns casos, o ideal é optar por cursos mais enxutos, tanto no número de horas quanto no de participantes.
2. Analise o número de alunos
Se você é tímido, já deve ter se perguntado: “Tenho a opção de fazer um curso individual?”. E a resposta é sim. Aliás, essa é uma solução e tanto, não apenas para os mais introvertidos, mas para todos aqueles que querem um curso mais rápido e objetivo.
É claro que nem todo mundo pode pagar por isso, afinal, esse processo costuma ser bem mais caro do que o modelo de turmas. Nesse caso, você pode pesquisar por grupos com poucos alunos (preferencialmente em torno de cinco).
3. Estude o feedback dos participantes
Em alguns casos, o próprio anúncio do curso traz consigo uma série de depoimentos de alunos que já percorreram a jornada. Quando isso não ocorrer, você mesmo pode ir atrás dessa informação. Ela costuma ser valiosa no momento de escolher um curso de oratória.
Para encontrar feedbacks valiosos:
- procure por comentários nas redes sociais da empresa ou do professor;
- leia as avaliações no Google;
- envie uma mensagem privada para ex-alunos marcados nas publicações.
4. Faça uma avaliação do professor
A escolha do professor deve atender a alguns critérios básicos, de acordo com o seu objetivo. Dependendo da finalidade para a qual você fará o curso, haverá um ou mais profissionais adequados para ajudá-lo. Em todo caso, é muito importante buscar as avaliações já feitas, tanto sobre a didática quanto sobre a metodologia abordada por ele.
Se você busca um professor de oratória que veio do teatro ou da locução, por exemplo, as habilidades e as técnicas ensinadas podem ser bem diferentes de outro preparado para atender especificamente a pessoas muito tímidas ou a crianças. Então, informe-se sobre a trajetória do profissional, sobre a sua experiência e acerca da sua didática.
Além de todas as informações coletadas a partir das dicas que você acabou de conferir, o ideal é escolher o curso de oratória de acordo com o seu objetivo. Um profissional que busca se desenvolver para falar melhor nas apresentações da empresa ou mesmo para se tornar um palestrante, por exemplo, tem objetivos bastante distintos de alguém que quer superar a timidez. Nesse ponto, só você saberá o que busca.
Agora que você já aprendeu como escolher um curso de oratória, que tal se aprofundar no assunto? Descubra o curso ideal de oratória para você!