Como se comunicar bem com a sua equipe e garantir a mesma produtividade mesmo quando ela está a distância? Na verdade, a comunicação em tempos de home office precisou de alguns ajustes importantes por parte dos gestores para manter times coesos e produtivos.
O fato é que a crise que se instalou com a pandemia da COVID-19 e obrigou os administradores a criarem soluções para os mais variados problemas. Um deles é administrar os profissionais que atuam de forma remota e conseguir manter o controle do trabalho por meio de uma interação clara e objetiva.
Na realidade, a ausência de um diálogo mais próximo com os gestores faz com que alguns trabalhadores sintam-se isolados. Essa incerteza e a insegurança os fazem querer uma interação permanente, a fim de mostrarem que estão trabalhando — o que não é nada produtivo. Neste post, então, vamos dar dicas de como garantir uma excelente comunicação em tempos de home office. Boa leitura!
1. Deixe as expectativas claras
Muito provavelmente, não houve tempo hábil para os gestores conhecerem as reais expectativas de sua equipe quanto ao trabalho no home office, não é mesmo? No entanto, é necessário que se saiba o que pensam os colaboradores sobre essa experiência do trabalho à distância e o que esperam dela.
Alinhar as expectativas da empresa com as do time é essencial para que essa experiência de desempenhar as atribuições em casa mantenha o trabalho eficaz e produtivo. Na verdade, é uma proposta totalmente diferente do que todos já estavam acostumados. Por isso, é essencial que haja uma conversa sobre alguns detalhes dessa atuação remota. É fundamental deixar claro, por exemplo, que é importante manter uma rotina, como estabelecer horários e o tipo de trabalho a ser executado. Estipular metas é também um outro ponto a ser acertado, entre outras questões administrativas.
2. Escute o colaborador
Escutar o colaborador para que ele informe as suas experiências e dificuldades é essencial para o alinhamento do trabalho. Assim, é possível criar estratégias e soluções para melhorar a vivência de quem passa por esse formato tão novo de atuação — levando-se em conta as suas considerações. Isso é essencial para que a empresa conquiste uma boa comunicação interna, visto que possibilita que todos entendam as necessidades de seu quadro de pessoal, buscando a melhor forma de auxiliá-lo.
3. Utilize bem as ferramentas disponíveis
Questões técnicas relacionadas a uma internet lenta ou a uma VPN que não funciona são alguns dos problemas que podem prejudicar bastante o trabalho remoto de quem atua em home office. O fato é que os gestores precisam ficar atentos a esses problemas que, indiretamente, podem atrapalhar bastante a produtividade da empresa. Dessa forma, é importante, então, que eles sejam informados sobre as dificuldades técnicas ligadas a algumas atividades executadas remotamente.
O suporte técnico da corporação pode informar as limitações e as restrições de ferramentas para a realização do trabalho remoto. Essas questões são importantes e devem ser repassadas para a equipe toda, a fim de que, à medida que surgirem novas dificuldades, estas possam ser solucionadas o mais breve possível.
4. Incentive reuniões
Como sabemos, o home office faz com que a comunicação entre os integrantes da equipe se torne menos eficiente. Por isso, é essencial que o contato online seja maior e com estímulos, como reuniões que ocorrem com a utilização de aplicativos que possibilitam a participação de todos em chamadas de vídeo em grupo. Assim, a troca de informações não será prejudicada por ruídos que atrapalham a comunicação e, dessa forma, alguns problemas podem ser evitados.
Como conferimos no post, a comunicação em tempos de home office merece atenção para que os objetivos entre gestores e colaboradores se mantenham alinhados. Para isso, é essencial a utilização de ferramentas digitais que envolvem utilitários antivírus, ferramentas de comunicação, entre outras.
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