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    4 Dicas para uma Apresentação de Dados Eficaz

    Descubra como transformar números e estatísticas em narrativas poderosas, capazes de traduzir dados complexos em mensagens claras, envolventes e persuasivas.
    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 20 de maio de 2024
    • Conteúdos, Dicas, Oratória, Técnicas de Apresentação
    Obtenha destaque em sua apresentação com 4 dicas para uma apresentação de dados eficaz.

    Comunicar é uma ação tão eficaz que alcança todos os segmentos de atuação profissional. E, dentre diversas opções, a comunicação de dados têm ganhado bastante destaque nos últimos anos. Por este motivo, você não pode deixar isso de lado e, com certeza, vai aproveitar bastante as 4 dicas que preparamos.

    Através delas, você conhecerá situações em que os dados podem servir como um apoio importante para as suas argumentações. Além disso, aprenderá a utilizá-los para contar uma história, suas diversas maneiras de visualizações, o benefício de conseguir mais objetividade através de números, entre outros.

    Percebe a quantidade de benefícios que você pode ter a partir do momento em que utilizar dados em uma apresentação? Sua forma de comunicar tende a se tornar cada dia mais completa e capaz de impactar diferentes níveis de público, seja no seu trabalho ou mesmo na sua vida pessoal.

    É por isso que preparamos 4 dicas relevantes para o seu crescimento e para tornar as suas apresentações inesquecíveis. A partir daí, você perceberá que pode ser cada vez mais atraente e persuasivo e que os números não são frios como alguns afirmam. Continue acompanhando a seguir.

    Entenda o que é Comunicação de Dados

    Antes de qualquer coisa, é importante conhecermos o conceito de comunicação de dados para que estejamos alinhados e prontos para investir neste tópico. Desta forma, vamos entender essa estratégia como a busca de uma interação de qualidade através da tecnologia.

    Em outras palavras, trata-se de um recurso essencial para empresas e profissionais que buscam sempre melhorar sua performance e construir uma imagem confiável. Com isso, há mais confiança por parte de todos os envolvidos na comunicação.

    Na prática, o uso de dados é eficaz porque possibilita a utilização de uma quantidade considerável de informações. Estas podem ser cruzadas para chegarmos a conclusões confiáveis, termos insights relevantes e fazer uma comunicação bastante completa.

    Para Você ter uma Ideia, Vamos Imaginar uma Empresa de Vendas:

    • Para entender as dores e necessidades de seus clientes e oferecer aquilo que realmente ele precisa, a corporação pode utilizar dados.
    • Estes são cruzados e, a partir disso, estratégicas importantes são definidas e as abordagens passam a ser ainda mais assertivas.
    • Os dados também servem para a identificação de resultados que podem prejudicar o negócio, afastar o cliente e gerar prejuízos.

    Enfim, trata-se de uma ferramenta muito importante, concorda? E não para por aí. Ao longo deste conteúdo, você conhecerá diversas possibilidades de utilização de dados, além de 4 dicas fundamentais para criar uma apresentação de peso. Vamos continuar acompanhando?

    Alguns Números Importantes Sobre a Comunicação de Dados

    De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS e intitulada Inteligência de Dados para Marketing, mais de 70% das corporações brasileiras utilizam dados para as suas estratégias de Marketing e comunicação. Trata-se, portanto, de um percentual considerável e que demonstra a relevância deste item.

    Ao mesmo tempo, a pesquisa teve como intuito verificar como as empresas estão lidando com a gestão integrada de dados. Estes trazem informações muito importantes sobre clientes, concorrentes e todo o segmento de atuação. Ou seja, um combo de informações valiosas e que geram crescimento.

    Ainda, segundo o estudo, 98% das empresas já têm o hábito de coletar algum tipo de dado de seus clientes. Porém, cerca de um terço deste total ainda não sabe exatamente como utilizar estas informações e nem possui total noção da eficácia destes itens.

    Também é relevante citarmos a quarta edição do estudo intitulado Tendências da Comunicação Organizacional. Através dele, verificamos que os dados e a tecnologia são cada vez mais decisivos no estabelecimento de estratégias de comunicação e para as interações em todas as áreas profissionais.

    Na ocasião da pesquisa, foi constatado que a coleta de dados tem se tornado habitual em qualquer segmento de consumo. Por fim, a pesquisa também citou novas possibilidades que, aos poucos, serão atreladas ao uso continuado deste tipo de informação:

    • Aplicativos.
    • Inteligência Artificial.
    • Algoritmos.
    • Conteúdos 360º, entre outros.

    Benefícios da Utilização de Dados em uma Apresentação

    É certo que você já percebeu o quanto a utilização de dados é valiosa para a realização de apresentações e para qualquer tipo de interação. Através dessa ferramenta, abrimos o leque e temos à nossa inteira disposição uma série de informações que confirmam e dão credibilidade para aquilo que comunicamos.

    Por isso, para reforçar ainda mais o quanto o uso de dados precisa fazer parte da sua vida em todos os momentos, destacamos uma série de benefícios. Será ótimo quando você colocar a mão na massa e começar a tirar proveito de todas essas vantagens:

    Praticidade e rapidez – com a utilização de dados, você tem à sua disposição uma quantidade considerável de informações. E todas elas chegam até nós de forma rápida e segura. Dessa forma, otimizamos processos, conseguimos cruzar dados para conclusões assertivas e melhorar a nossa produtividade.

    Mensuração de dados – o investimento em comunicação é sempre a melhor alternativa para qualquer empresa e para todos os profissionais. Como você sabe, essa habilidade encurta o caminho entre todas as pessoas (outros profissionais ou clientes).

    Neste contexto, quando você consegue mensurar dados, tem o benefício de tirar conclusões sobre ações realizadas, metas alcançadas, sensações de clientes e parceiros de trabalho. Consequentemente, consegue perceber o que funciona e o que não é adequado para as suas diferentes ações.

    • Previsão de tendências – a comunicação realizada através de dados permite que você esteja “um passo à frente” de seus concorrentes. Em outras palavras, é possível perceber o que melhor impactará as pessoas através do cruzamento de dados.

    Na prática, para você compreender bem o que estamos falando, vamos imaginar a comunicação de uma empresa de moda. Através de dados pertinentes, é possível prever tendências e se antecipar a potenciais concorrentes da marca. É ou não é uma grande vantagem?

    • Fortalecimento das relações – as pessoas mudam a todo o tempo. Por isso, não é seguro imaginar que o perfil de um determinado público com o qual você interagiu há um tempo permanecerá sempre o mesmo. Porém, quando incluímos o uso de dados, conseguimos estar “em dia” com todas as alterações.
    • Mudança segura de planos – os dados são um aliado muito confiável para a comunicação, em todos os momentos do processo. Isso significa afirmar que interações, planejamentos e ações serão muito mais eficientes quando apoiadas pelo cruzamento de dados. Haverá, com isso, muita clareza e assertividade.
    • Apresentação eficaz de resultados – gestores, diretores e líderes de equipes têm um controle muito seguro das ações das empresas quando os resultados são baseados em dados. Trata-se, portanto, de algo cada vez mais inevitável quando pensamos em projeções de curto, de médio e de longo prazos.
    • Simplificação – você sabe que, quanto mais objetiva e simples for aquilo que você comunica, melhores serão os seus resultados. Isso porque conseguimos ser mais assertivos e ir de encontro àquilo que as pessoas esperam de nós. Por isso, a gestão, o cruzamento e a utilização de dados é um grande otimizador.

    Veja 4 Dicas para a Realização de uma Boa Apresentação de Dados

    Se você chegou até este tópico, certamente já está impressionado (a) com o poder dos dados. Sua eficácia e usabilidade para todos os segmentos e todas as pessoas são inegáveis, basta considerar a quantidade de vantagens que compartilhamos no item anterior.

    Agora é o momento de você conhecer 4 dicas valiosas para a realização de uma boa apresentação de dados. Leia tudo com muita atenção e comece hoje mesmo a praticar:

    Dica 1 – Conte Histórias a partir de Dados

    É possível transformar qualquer tipo de dado em uma narrativa completa e bastante persuasiva. E, como todos nós sabemos, é muito eficiente utilizar histórias para prender a atenção das pessoas, fazer considerações e convencê-las de algo.

    Agora imagine unir as histórias com toda a eficiência que os dados podem nos oferecer. Para tornar isso uma realidade, tome nota dos seguintes passos:

    1 – Não são todos os dados que servirão para a formação da sua história. Por isso, utilize apenas o que é essencial e que seja ideal para o alcance dos seus objetivos. Em outras palavras, pince o mais valioso e descarte dados que possivelmente servirão como distração.

    2 – Utilize as respostas das pessoas como dados que comprovem as suas intenções. Em todas aquelas considerações feitas por indivíduos que têm ligação com o tema da sua apresentação há sempre #hashtags que norteiam o caminho que você deve seguir.

    3 – A partir do momento em que você tiver passado pelas etapas anteriores, é hora de escolher a melhor forma de compartilhar a sua história. Há algumas possibilidades, como:

    • Formação de um painel de resultados com os dados levantados.
    • Exportação dos resultados para um formato específico para apresentação.
    • Relatórios que traduzam os resultados dos dados cruzados por você.

    Dica 2 – Utilize Diferentes Tipos de Visualização de Dados

    Por melhores e mais completos que sejam os dados utilizados, a forma como são apresentados e visualizados faz toda a diferença. Isso quer dizer que não vai adiantar de nada se, mesmo com dados excelentes, as pessoas não conseguirem interpretá-los.

    Desta forma, utilize as opções mais eficientes no que fiz respeito à visualização de dados. Veja, a seguir, algumas das mais eficazes e que comumente fazem parte das melhores apresentações:

    • Infográficos.
    • Painéis.
    • Gráficos (de barras, de áreas, entre outros).
    • Mapas (de variações e de distribuição de pontos, por exemplo).
    • Tabelas (de destaque, de texto, entre outras).
    • Diagramas.

    Dica 3 – Seja Claro e Direto nas Suas Apresentações de Dados

    Uma coisa é certa: a cada dia que passa, as pessoas têm menos tempo e menos paciência para tudo. Há uma enxurrada de informações que chegam até nós diariamente. E nisso se incluem as apresentações de todo o tipo e as interações quotidianas.

    Dessa forma, mesmo que você tenha informações valiosas e extraídas de dados ricos e eficazes, não terá muito sucesso se estas não forem compartilhadas de forma clara, objetiva e assertiva. Os dados têm o poder de fornecer informações diferenciadas, mas se tornam “mais do mesmo” se forem complexos.

    Enfim, tenha sempre em mente que sempre é possível simplificar dados, escolher palavras simples e de fácil entendimento e dar às pessoas as melhores soluções em um curto espaço de tempo. Caso contrário, a atenção, a paciência e a interpretação correta não estarão presentes em suas apresentações.

    Dica 4 – Interaja com o Seu Público

    Os dados são eficazes e um grande diferencial para a nossa comunicação. E os melhores oradores sabem disso e não abrem mão deste tipo de informação para enriquecer ainda mais as suas colocações e posicionamentos. Porém, há detalhes que complementam todo tipo de troca interpessoal.

    Para ser mais claro, estamos falando das interações. A partir do momento em que você apresenta dados e traz informações relevantes para um determinado público, é essencial interagir com ele a respeito do assunto. Essa troca, além de trazer as pessoas para o tema, abre espaço para novas possibilidades.

    Uma delas diz respeito ao fato de que as próprias colocações do público durante as interações servem como dados para apresentações futuras. Trata-se de tendências, novas possibilidades e informações relevantes. Por isso, interaja a todo o tempo e torne a sua apresentação de dados uma via de mão dupla.

    Descubra Onde Aprender a Fazer uma Boa Apresentação de Dados

    O Clube da Fala é o lugar ideal para você conhecer a fundo a comunicação de dados. Há tanta relevância nesta ferramenta que a sua Oratória se tornará ainda mais rica e persuasiva. Desta forma, nossos alunos aprendem o que há de melhor em apresentações baseadas em dados.

    Tudo isso acontece por meio dos cursos que oferecemos e com a ajuda de um time de professores bastante experientes e preparados para inserir você no mundo da Oratória e da comunicação de dados.

    Estamos esperando o seu contato aqui no Clube da Fala para te apresentar a nossa metodologia personalizada de ensino. Venha nos fazer uma visita.

     

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