Você sabe o que são soft skills e o quanto elas podem contribuir para uma comunicação eficaz? Trata-se de competências cruciais para garantir sucesso na carreira — em que a comunicação se torna cada vez mais importante — e vida pessoal.
Imagine o quanto sua comunicação pode melhorar profissionalmente, em meio a reuniões, palestras e até discursos, muitas vezes essenciais em determinadas profissões. Com a utilização das soft skills isso será mais eficaz. Seu uso melhora a comunicação tornando-a mais empática, leve e fluida.
As soft skills estão ligadas ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. É a forma como lidamos com fatores relacionados ao trabalho e às pessoas. Apesar de muitos não darem a devida importância a elas, essas competências emocionais já são muito valorizadas pelas empresas.
Diante disso, você vai saber o que são soft skills e conhecer as principais que podem ajudar bastante na melhora da comunicação interpessoal. Confira!
Poder de decisão
Quando nos referimos ao poder de decisão, isso não quer dizer que é apenas decidir sobre determinada questão de uma empresa. O que ela realmente significa é saber como ponderar e pesar os prós e contras na hora de uma escolha importante. Ter inteligência emocional para isso, evitando que determinados aspectos ligados à emoção interfiram nas questões.
Essa forma de tomar decisões te dá mais autoridade e uma visão confiante das pessoas em relação ao seu trabalho. Aquele que não tem firmeza ao se decidir frente a uma questão relevante perde a confiabilidade e transmite insegurança — algo prejudicial em um ambiente corporativo.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma soft skill muito importante: ela permite que as ações sejam neutras evitando que nada de ordem emocional ou pessoal interfira em questões relevantes para a empresa. Significa um equilíbrio essencial nas gestões empresariais.
Isso também ajuda na gestão de pessoas. Uma boa comunicação com os colaboradores só agrega. Contribui com os resultados fazendo com que as equipes se envolvam e se comprometam com a política e objetivos da empresa, garantindo desse modo, crescimento e produtividade.
Negociação
Apesar de nem todos os profissionais atuarem como vendedores, todos nós vendemos, de certa forma, alguma coisa. Seja uma ideia, um produto, um serviço… Na verdade, tudo é venda!
Por isso, ter inteligência emocional para vender é de extrema importância. A persuasão é essencial para negociar qualquer coisa e passar uma ideia positiva para o consumidor. Saber convencer e negociar da melhor maneira é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática.
Pensamento crítico
Ter um olhar crítico das coisas e processos que envolvem negócios não é algo negativo, pelo contrário, é necessário pensar nas possibilidades e ter uma percepção que avalie toda e qualquer possibilidade.
É, de fato, uma habilidade que nem todos têm frente a uma decisão importante — ou seja, pensar com clareza diante de um parecer, evitando aceitar explicações simplistas em processos de grande relevância.
Agora que você já sabe o que são soft skills e o quanto são importantes para a sua empresa, adotá-las pelos gestores e colaboradores só ajudarão nas melhores tomadas de decisões.
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