A importância das Soft Skills aumenta a cada dia mais no mercado de trabalho. Para você ter uma ideia bem clara, tornou-se um dos requisitos mais importantes para alguém que almeja crescer e se destacar na vida profissional.
Há uma variedade grande de Soft Skills e por motivos óbvios, eu vou falar da Oratória.
Porém, antes de mergulharmos de cabeça no mundo da Oratória, acho importante falar um pouco sobre o conceito de Soft Skills.
Vamos entender essa expressão como “Habilidades Comportamentais”. E estas são consideradas como fundamentais para todo ser humano porque o individualiza; são traços subjetivos, característicos e, por isso, tornam-se um “plus” no portfólio de todo profissional.
Muitos profissionais são admitidos pelo conhecimento que possuem e por suas habilidades técnicas. No entanto, são demitidos pela falta de habilidades comportamentais. Desenvolver Soft Skills é a cereja do bolo para vencer a concorrência.
Para que você tenha uma ideia clara do que estou falando, basta considerar que aqueles que investem nesse ponto estão mais propensos a:
- liderar equipes;
- manter relações vantajosas no mundo profissional;
- entender as pessoas não apenas como simples colaboradores, mas sim como peças fundamentais na construção de empreendimentos sólidos e rentáveis.
Trata-se, portanto, de uma habilidade que humaniza o profissional (e isso é ótimo, em todos os sentidos!). Dessa forma, se eu fosse você, começaria agora a olhar as Soft Skills com outros olhos.
Agora falando especificamente da Oratória, precisamos dar um destaque todo especial (sublinhe, use uma cor chamativa, coloque setas); afinal, falar bem é o maior e melhor requisito para todos os segmentos profissionais.
Oratória – a melhor Soft Skill
Você não receberá um diploma que comprove que tem a Soft Skill “a” ou “b”. Tudo depende do desenvolvimento do profissional e da sua busca por estas habilidades que o mercado tem valorizado tanto nos últimos anos.
Para exemplificar este ponto, encontramos no Levantamento Global do LinkedIn (2020) uma clara valorização das Soft Skills. A loucura da pandemia potencializou essas habilidades humanas, salientando a real busca das corporações por mais humanidade no dia a dia, bem como nas trocas profissionais.
Neste levantamento, foram analisados 12 milhões de anúncios de empregos e, em todos eles, as Soft Skills foram valorizadas como diferencial para a conquista de uma vaga.
E é no meio de tantas habilidades que uma, em especial, se destaca: a Oratória.
Eu te explico!
Nesse mesmo Levantamento Global que mencionei, a Oratória foi a que recebeu maior destaque e importância, em especial porque a capacidade de se expressar bem em público abrange uma série de vantagens, seja para o âmbito profissional quanto para o pessoal.
Indo mais a fundo, vamos imaginar as vantagens de possuir uma Oratória forte e enraizada:
1 – Construção de líderes inspiradores.
2 – Diminuição de conflitos e mais harmonia no desenvolvimento dos processos.
3 – Olhar humano para todos os colaboradores, que se sentem valorizados e, com isso, produzem mais e com prazer.
4 – Capacidade de ouvir críticas e absorver o melhor de cada oportunidade.
5 – Desenvolvimento de uma escuta ativa, construtiva e que tira o melhor de cada oportunidade.
A notícia boa é que essa habilidade pode ser desenvolvida no Clube da Fala com muitas técnicas e práticas!
É ou não é um diferencial importante, ou melhor, essencial?