Para ter sucesso no mercado de trabalho, muitos pontos são importantes e merecem a nossa atenção e dedicação. Um deles, em especial, precisa ser observado e aproveitado da melhor forma possível: os gatilhos mentais.
E você já deve ter percebido que, no dia a dia do seu trabalho, as pessoas precisam de líderes e lideranças capazes de manter o equilíbrio das ações, mediar conflitos e manter as equipes motivadas.
Ou seja, ser persuasivo é uma das grandes características de profissionais que se destacam em suas atividades. Para ter uma prova disso, imagine que você tenha que realizar uma apresentação no seu departamento e precisa convencer seu grupo ou seus superiores da necessidade de algo.
É bem possível que haja resistência ou mesmo atitudes de má-fé que, muitas vezes, são movidas por deslealdade ou por competição acima da média; ou, ainda, pela insegurança de dar esse ou aquele passo.
Dessa forma, entendemos que hoje precisamos conversar sobre a importância dos gatilhos mentais no seu desenvolvimento profissional. Por isso, continue acompanhando aqui com a gente.
O que são gatilhos mentais?
Vamos entender os gatilhos mentais como fatores que têm a capacidade de gerar reações importantes nas pessoas e impulsioná-las para algo que seja potencialmente diferente da realidade em que elas se encontram.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos deixar bem claro que os gatilhos mentais devem ser usados de forma positiva. Não vamos confundir, portanto, persuasão com manipulação ou enganação.
A persuasão só ocorre quando a nossa mensagem faz um real sentido na vida de outra pessoa. E estamos certos de que nós e você usaremos estas “armas” somente para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional do nosso grupo de trabalho.
Combinado? Então vamos adiante!
O poder de persuasão é um fator que atua diretamente na tomada de decisão das pessoas. Quem o possui, tem a grande possibilidade de construir importantes conquistas na vida pessoal e na profissão.
Quer conhecer os sete gatilhos que vão te ajudar a ter um grande desenvolvimento profissional? Então continua aqui com a gente! Vamos lá!
Por que utilizar os gatilhos mentais?
Se você tem o objetivo de engajar pessoas, os gatilhos mentais são a melhor opção para esta ação. Sabe por quê?
Porque quando decidimos tomar uma determinada atitude ou realizar uma ação, já fizemos uma escolha de forma inconsciente. E esse processo é influenciado pelos gatilhos mentais.
Você tem a possibilidade de auxiliar nas emoções das pessoas, alcançando resultados que podem ajudar na evolução delas e, com isso, no crescimento profissional de todos os envolvidos.
Quais são os gatilhos mentais que você precisa conhecer?
Vamos direto ao ponto! Quais são esses gatilhos mentais e como você pode utilizá-los potencialmente no seu desenvolvimento e na evolução do seu grupo de trabalho?
1 – RECIPROCIDADE
Esse gatilho trabalha com a retribuição, ou seja, sua ação está no fato de recompensar uma pessoa por algo que ela tenha feito de positivo e que gerou um valor muito importante para você ou para o trabalho que ela desempenha.
Um simples reconhecimento por um trabalho bem feito, pelo alcance de uma meta ou por uma apresentação que gerou convencimento e satisfação no seu grupo de trabalho gera na pessoa o sentimento de satisfação e de continuar a empreender neste mesmo sentido, procurando ser melhor a cada dia.
2 – ESCASSEZ
O gatilho mental da escassez atua no sentimento de que se existem poucas possibilidades de algo, há uma urgência em consegui-lo para que a oportunidade não seja perdida.
No mercado de trabalho, isso ocorre a todo o momento e, se bem utilizado, pode gerar crescimento para a nossa vida e também das pessoas que estão ao nosso redor.
Por exemplo, a sensação de que nem sempre ocorrem oportunidades de promoções no local em que trabalhamos pode gerar em nós e nos colegas de trabalho a sensação de que precisamos evoluir constantemente para nos tornarmos aptos.
3 – NOVIDADE
Tudo o que é novo e que não temos um bom conhecimento atrai a nossa atenção e desperta a nossa vontade de experimentar. O gatilho mental da novidade desperta o gosto pelo uso, porque traz intrínseca a ideia de que o novo é melhor do que o antigo (aquilo que já conhecemos e utilizamos várias vezes).
No meio profissional, o gatilho mental da novidade pode ser utilizado quando sempre trazemos inovações para o nosso dia a dia de trabalho, como um aplicativo novo ou uma ferramenta que otimize alguma tarefa. Essa novidade tende a gerar mais entusiasmo e melhores resultados.
4 – PROVA SOCIAL
Qualquer pessoa se sente melhor quando tem em si a sensação de pertencimento. Vivemos mais à vontade e ficamos mais “soltos” e “leves” quando atuamos num grupo que tenha a ver com a nossa mentalidade e estilo de vida. Isso se chama identificação!
E o gatilho mental da prova social atua exatamente na necessidade que as pessoas têm de pertencer a algo. E, para isso, elas se esforçam para atuar de acordo com o meio.
Isto acontece porque ninguém gosta de se sentir excluído. Para isso, criar um sentimento de grupo, com características próprias e uma imagem específica gerará nos colaboradores a necessidade de adequação para que se sintam integrantes do grupo.
5 – SEGURANÇA
Um dos sentimentos mais importantes que envolvem a vida de todas as pessoas, em todas as áreas, é a segurança. Ninguém vive bem ou produz coisas de boa qualidade quando estão inseguras quanto aos resultados que serão obtidos ou o quanto isso retornará para nós em vantagens.
Se você ou o colaborador da sua empresa se sente seguro, isso será um impulsionador de bons resultados e evolução pessoal e do todo.
6 – COMPROMISSO
Uma pessoa que tem compromisso com algo dá tudo de si para cumprir com a sua palavra. No seu meio de atuação encontraremos pessoas que produzem por obrigação e outras, por prazer e compromisso.
Esse gatilho mental tem uma importância acima da média, pois é muito mais saudável quando alguém atua sem a necessidade de ser cobrado a todo o tempo.
Isso é obtido através do incentivo, do apoio e do reforço positivo de que a função exercida é fundamental para o sucesso do trabalho.
7 – CONFIANÇA
Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que “a confiança é a base dos bons relacionamentos”.
Um líder precisa demonstrar para os seus liderados que confia no trabalho deles. Ao mesmo tempo, os liderados precisam confiar nas diretrizes e decisões do seu líder.
O gatilho mental da confiança constrói uma relação sólida e que, sem dúvida, gera crescimento e evolução profissional, seja pessoal ou em grupo.
No Clube da Fala ensinamos técnicas poderosas para o líder aumentar seu poder de persuasão, maximizando relações e resultados por meio de uma metodologia única e inovadora que vai muito além da simples comunicação! Saiba mais sobre nossos treinamentos online e/ou presenciais!
2 Comentários
muito bom……vou estudar mais e mais
Ficamos felizes por saber que você gostou do nosso artigo.😊