É bem provável que você já tenha ouvido alguém mencionar algo sobre a Inteligência Emocional (IE). Esse é um dos temas mais badalados e procurados no momento, pois muitos já perceberam a sua importância em todas as áreas da vida. Sendo assim, você seria capaz de dizer como é ter Inteligência Emocional?
Para entendermos a importância desse tema, vamos parar um pouco e analisar o que é mais vantajoso: ter controle sobre nossas emoções ou sermos aquele tipo de pessoa que não consegue se controlar em situações de pressão, como numa apresentação importante ou na resolução de um problema?
Percebeu como a Inteligência Emocional é atual? É por esse motivo que preparamos um conjunto de sete dicas para você extrair o que há de melhor em IE e desenvolver competências valiosas para a vida profissional. Continua com a gente porque hoje você vai aprender como ter Inteligência Emocional.
O que é Inteligência Emocional (IE) ?
Inteligência Emocional é um termo de muito destaque na Psicologia e que caracteriza as pessoas que possuem a capacidade de identificar emoções e sentimentos e, a partir disso, utilizá-los da melhor forma.
Quem desenvolve Inteligência Emocional conquista a capacidade de lidar com diferentes pessoas e emoções distintas (algo muito comum no seu ambiente de trabalho).
Além disso, a IE nos fornece todas as ferramentas de que necessitamos para entender os nossos próprios sentimentos e gerir as nossas emoções, aprendendo a ter o “jogo de cintura” adequado para transitar bem em todas as situações.
Por isso, fica fácil concluir que as pessoas que já descobriram como ter Inteligência Emocional têm a vantagem de manter-se equilibradas na vida e no trabalho.
Ou seja, ter Inteligência Emocional é um benefício acima da média. Por isso, estamos certos de que você deve estar perguntando sobre a maneira ideal para desenvolver a Inteligência Emocional.
Vamos responder o seu questionamento com sete dicas valiosas sobre hábitos que precisamos desenvolver para termos a Inteligência Emocional e a utilizarmos em proveito da nossa vida e da nossa profissão.
Quais as vantagens de ter a Inteligência Emocional?
Quem aprende como ter Inteligência Emocional adquire uma série de vantagens, tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. Por isso, veja só as habilidades que conquistamos com a IE.
- Compreender os nossos sentimentos e aprender a ter equilíbrio de nossas emoções.
- Facilidade para se relacionar com diferentes pessoas, gerando aproximação, trocas e ricas interações no ambiente de trabalho.
- Auxiliar no combate à ansiedade e à depressão, condições muito comuns e perigosas nos dias de hoje.
- Maior valorização profissional, pois quem possui a capacidade de gerir emoções, pode criar bons ambientes, conquistar pessoas e ganhar destaque, além de ótimas oportunidades de crescimento.
Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
Hábito 1 – Tenha consciência dos seus limites
O autoconhecimento nos ajuda a perceber (e aceitar) até onde podemos ir, sem medo, sem irresponsabilidade, mas com consciência e maturidade. E essa é uma questão presente quase que diariamente na vida de praticamente todas as pessoas.
Aceitamos tarefas que não podemos, não sabemos ou não temos conhecimento pelo simples fato de que acreditamos que seremos avaliados como pessoas fracas e incapazes de realizar uma determinada coisa.
Falta Inteligência Emocional para respeitar as nossas limitações e cuidar da nossa saúde mental, física e emocional. Para melhorar esse quadro e aprender como ter IE, liste suas qualidades e defeitos e peça para pessoas de sua confiança fazerem o mesmo.
A partir disso, você conseguirá potencializar as suas qualidades, administrar os seus defeitos e gerir a sua vida pessoal e profissional com mais equilíbrio e segurança.
Hábito 2 – Identifique a sua ansiedade e mantenha o controle
A ansiedade é uma das principais dores de cabeça da atualidade. Quando ela aparece, se não soubermos como lidar com os seus efeitos, temos grandes prejuízos.
A Inteligência Emocional permite que permaneçamos com o controle da situação, pois aprendemos a identificar o que estamos sentindo e, com isso, conseguimos amenizar as consequências.
A ansiedade é o medo e a preocupação com o futuro. Vivemos situações no dia a dia em que ficamos ansiosos com algo que ainda não aconteceu, como a apresentação de um relatório de resultados na semana seguinte. Gerir a expectativa até o dia em que o fato acontecerá é uma característica marcante de quem possui IE.
Hábito 3 – Aumente a sua autoconfiança
Nem muito e nem tão pouco: Inteligência Emocional nos ajuda a sermos autoconfiantes na medida certa, sabendo utilizar de nossas habilidades mais fortes para alcançar objetivos.
Com a IE, aprendemos a valorizar as nossas habilidades, a acreditar que somos capazes e adquirimos o potencial para lidar com momentos de dificuldades e superá-los.
Hábito 4 – Acostume-se com a pressão
Nos dias de hoje, vivemos pressionados quase que 24 horas por dia, concorda? No nosso estilo de vida atual, temos “milhares” de tarefas para realizar quase que ao mesmo tempo e somos pressionados a entregar resultados satisfatórios a todo o momento.
Pressão na nossa casa, de nossos superiores e de nós mesmos. Sem perceber, nos forçamos a alcançar metas e isso vai acabando com as nossas emoções e sentimentos.
É preciso ter prioridades!
Sempre que buscamos dar conta de tudo, não respeitamos os nossos limites e acabamos por falhar em diversas áreas. Por isso, é fundamental a Inteligência Emocional, pois ela nos ajudará a separarmos momentos para o lazer, o descanso, gerando mais capacidade e segurança para gerir pressões e crises.
Dessa forma, conseguimos gerenciar a pressão por resultados no nosso trabalho, a expectativa pelo sucesso de alguma apresentação ou a solução de problemas comuns de todas as pessoas.
Hábito 5 – Não reagir em todos os momentos
Você alguma vez já percebeu que quando acontece uma situação “x” você sempre responde com a atitude “y”?
Isso é bastante comum, e o que motiva esse tipo de reação que, nem sempre é satisfatório, são os gatilhos emocionais. Estes nos impulsionam a reagir imediatamente, sem uma avaliação prévia e uma análise das melhores atitudes para resolver a situação.
Com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, aprendemos a perceber o que está acontecendo, a contar até 10, respirar, analisar e, enfim, definir como será a nossa atitude.
Hábito 6 – Desenvolva a empatia
A empatia é uma arma valiosa para todas as pessoas. Em especial, na vida profissional, possuir a capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas, entender as suas dificuldades, necessidades e atitudes torna possível e mais saudável todos os principais processos de um dia de trabalho.
A IE nos ajuda a desenvolver a empatia, que é uma característica fundamental para os grandes líderes. Com ela, conseguimos gerir diferentes pessoas, contornar situações adversas e motivar aqueles com quem temos ligações.
Hábito 7 – Externe o que você sente. Comunique-se!
O medo do julgamento ou do fracasso é um dos grandes obstáculos que impedem vários profissionais de externarem suas insatisfações, dúvidas e dificuldades.
Quando aprendemos como ter Inteligência Emocional, ganhamos mais autoconfiança para nos colocarmos em situações, fazermos pontuações e buscarmos soluções através do diálogo.
Isso melhora a nossa interação no ambiente de trabalho, nos ajuda a ficar mais leves e naturais quando nos comunicamos, fazemos uma apresentação ou precisamos mediar situações no trabalho.
2 Comentários
Boa noite, achei muito interessante o conteúdo deste texto!
Olá, Eduardo! Muito obrigado pelo seu comentário. Temos outros posts sobre o tema, como o a seguir:
http://www.clubedafala.com.br/blog/5-passos-para-desenvolver-inteligencia-emocional/
Fique de olho que postamos novos conteúdos toda semana!