Todo mundo gosta de uma boa história e sabe o quanto um enredo contado de maneira estratégica pode prender a atenção das pessoas. Contar histórias é algo que não costuma ser tão simples para alguns; em especial, para aqueles que não conhecem a Jornada do Herói.
Existe uma série de exemplos de histórias e narrativas que procuram ensinar uma maneira de contar algo e, procurando direitinho, você encontrará boas estratégias disponíveis na internet, mas nenhuma tão eficaz quanto a Jornada do Herói. É por este motivo que dominar o Storytelling vai melhorar bastante a sua maneira de comunicar.
Nosso intuito aqui é ajudar você a entender como contar histórias relevantes, persuasivas, instigantes e surpreendentes. Vamos contar histórias? Continua aqui com a gente!
O que é a Jornada do Herói?
Uma das estruturas de Storytelling mais utilizadas atualmente, a Jornada do Herói foi criada em 1949 por Joseph Campbell e compõe uma técnica realmente eficiente. Prova disso é que vários segmentos a utilizam para contar histórias.
Basta percebermos que muitas narrativas, filmes, lendas, mitos e romances se baseiam na metodologia da Jornada do Herói para contar uma história que faça sentido para uma pessoa a ponto de fazê-la mover sua vida para chegar a um determinado ponto que julgue importante. Quer exemplos? Senhor dos Anéis, Harry Potter, Procurando Nemo, Homem-aranha, algumas músicas como “Eduardo e Mônica”, entre tantos outros.
Muito utilizada no Marketing atualmente, a Jornada do Herói é ótima para quem precisa dominar a arte de falar bem, pois uma boa história contada tem a capacidade de prender a atenção, gerar identificação e compartilhamento de sentimentos comuns para o emissor da mensagem e também para o receptor.
A Jornada do Herói leva as pessoas a atenderem uma espécie de chamado e, para isto, aceitam uma jornada para cumprir a missão. Então, pense em uma história e vai observando aqui os 12 passos da Jornada do Herói. Você vai ver como fica fácil!
Quais os 12 passos da Jornada do Herói?
1. Mundo Comum
É o início da narrativa e tem o objetivo de contextualizar a situação na qual a história será desenvolvida. É o momento em que o personagem é apresentado, como é a sua vida, suas características e como seu dia a dia pode ser muito comum. É o momento em que o público se identifica com a história.
Para que ocorra esta identificação (que é fundamental para o sucesso da história), são apresentados os defeitos e as qualidades, as fraquezas e as forças e todos os detalhes pertinentes para fazer com que a narrativa seja uma perfeita tradução da vida de muitas pessoas.
2. Chamado à Aventura
A história começa a ganhar movimento quando o personagem se vê na situação de aceitar um chamado para mudar uma situação específica ou permanecer no seu mundo comum. É o momento em que existe um desafio para que o personagem saia de sua zona de conforto e se depare com algo novo.
3. Recusa do Chamado
Ao mesmo tempo, quando recebemos um chamado, uma missão, sentimos medo do novo, do desconhecido e somos atingidos por conflitos internos que vêm das mais diferentes situações vividas. É nesse momento que o personagem procura encontrar justificativas para recusar o chamado.
Dessa forma, se depara com um embate entre aceitar a missão recebida ou manter a sua rotina, pois o que vive hoje, apesar de monótono, é mais seguro do que atirar-se em direção a algo novo, desconhecido. Por isso, o personagem desiste, mas continua sendo instigado por uma luta interior.
4. Encontro com o Mentor/Ajuda Sobrenatural
Quando desistimos de algo e vivemos um dilema, nada melhor do que uma ajuda extra para a mudança. É o momento da Jornada do Herói em que o personagem recebe o estímulo para aceitar o desafio. Isso é feito por uma pessoa ou mesmo por uma força sobrenatural.
5. Travessia do Primeiro Limiar
Vencida a parte do conflito e da recusa inicial em aceitar o desafio, o personagem decide deixar a sua vida comum de lado e aceitar o desafio. É quando ele mergulha de cabeça nesse novo mundo que o espera, em busca de vitórias, conquistas e soluções para muitos problemas.
6. Provas, Aliados e Inimigos
O desafio começa a aumentar neste momento, pois o herói começa a ser desafiado por alguns obstáculos. O objetivo deste enfrentamento é prepará-lo para algo melhor, mais profundo e as situações exigirão que ele identifique os seus aliados e também os inimigos.
7. Aproximação da Caverna Oculta
Podemos entender este momento como um retrocesso, pois aqui o nosso herói se depara novamente com seus medos, recusas e desafios, os mesmos que o fizeram recuar no início da Jornada do Herói. Essa pausa tem a finalidade de mostrar o tamanho do desafio que está por vir.
8. A Provação
É a prova de fogo. É o momento da história em que o herói precisa passar pelos maiores perigos para alcançar o seu objetivo. É um perigo de morte ou de grande dificuldade e, para vencer este momento, é fundamental que utilize toda a experiência adquirida até aqui, mostrando a sua transformação.
9. A Recompensa
Após a Provação, o herói vence e conquista o seu objetivo, que é algo de imenso valor pessoal, moral e econômico. O seu prêmio traduz uma grande conquista! A comemoração pela vitória não pode demorar muito, pois o personagem ainda precisa retornar ao ponto inicial.
10. O Caminho de Volta
É a hora de voltar para casa em uma atmosfera com menos desafios e mais reflexões. É a fase da narrativa em que são levantados os aprendizados que o desafio proporcionou para o herói, que é tomado por uma sensação de dever cumprido.
11. A Ressurreição
É o ápice da história. Quando tudo leva a crer que a narrativa chegou ao fim, um grande desafio ressurge ainda com mais força, colocando em risco não somente a conquista do herói, mas também a vida de pessoas importantes para ele.
Dessa forma, se abastece de uma energia ainda maior e trava uma batalha mortal com o seu grande adversário. A sua vitória pode determinar uma grande transformação, ao mesmo tempo em que a sua derrota pode trazer um imenso sofrimento para muitas pessoas.
12. O Retorno com o Elixir
É a grande finalização da Jornada do Herói. Neste momento da história, o personagem retorna para casa trazendo a grande conquista, que significa muito para ele e também para as pessoas que acompanharam a história e se identificaram com o desafio proposto. E aí, conseguiu relacionar os passos à alguma história de sua preferência? Sabemos que contar histórias com tantos passos pode ser desafiador, mas todos eles surgem quase que naturalmente conforme as histórias vão se desenrolando. Dessa forma, torna- se mais fácil contar histórias, você consegue prender a atenção das pessoas, ganha visibilidade, credibilidade e aumenta a capacidade de interação.
A Jornada do Herói é um trunfo para aqueles que precisam e desejam falar bem e produzir uma comunicação eficaz. Comece hoje mesmo a testar e fale conosco para aprender mais sobre o assunto!