A arte de falar em público e se comunicar com clareza e qualidade são habilidades essenciais para todos nós, inclusive as pessoas de grande exposição e visibilidade. Engana-se quem pensa que nenhuma delas tem medo de falar em público.
Sim, por mais controverso que pareça, existem diversos exemplos de famosos que tiveram — ou ainda têm — medo de se expor e falar para diversas pessoas. Percebe como essa não é uma dificuldade apenas de pessoas comuns, como nós?
Por isso, é importante ter em mente que não existe relação entre o grau de popularidade de uma pessoa e a capacidade de falar em público. Todas estão em igualdade de condições quando sentem dificuldades para dar uma palestra, ficar de frente para as câmeras ou mesmo para conviver com outras pessoas.
Dessa forma, hoje vamos conhecer algumas pessoas famosas que apresentavam problemas quando tinham que se comunicar e que entenderam que o treinamento e o investimento em Oratória foram o grande diferencial para a superação deste obstáculo. Acompanhe aqui com a gente!
Quais os famosos têm (ou tinham) medo de falar em público?
Certamente você ficará boquiaberto (a) com as cinco personalidades que separamos para você. Por mais difícil que seja imaginar essas pessoas com dificuldades de exposição, o mais importante é saber que estes são ótimos exemplos para que você se estimule a também vencer o seu medo de falar em público.
1. Adele
Quem se depara com essa voz conhecida mundialmente, dificilmente imaginará que ela ainda morre de medo de falar em público. Mesmo depois de tantos sucessos emplacados, 15 Grammys e 11 Guinness World Records, Adele ainda sente vontade de fugir toda vez em que precisa subir ao palco.
No ano de 2015, a cantora revelou que fez uma grande apresentação e, quando viu a multidão, sentiu muita dificuldade. Mas que após as músicas iniciais, conseguiu relaxar e ficou bem. Mas você deve imaginar que não tenha sido nada fácil até ela se acalmar e curtir o próprio show.
É bem possível que, ao ler o exemplo de Adele, você tenha se lembrado de alguma situação em que se sentiu desconfortável e com uma sensação de que não conseguiria. A própria Adele já mencionou que ainda não conseguiu superar completamente o medo de subir ao palco e se comunicar.
Mas é importante você saber que nem todas as pessoas conseguem vencer completamente o medo de falar em público. O que muda e melhora bastante esse quadro é a forma como aprendemos a lidar com situações como essa. Isso só é possível com treinamento.
2. Mahatma Gandhi
Se você já tinha ficado surpreso quando soube que Adele tem medo de falar em público, espere para saber que Mahatma Gandhi, que arrastou multidões, apresentava ataques de pânico quando precisava falar para milhares de pessoas.
Difícil acreditar que uma personalidade da História, um líder mundial, que tinha um poder de persuasão acima de média e uma Oratória exemplar sentisse tanta dificuldade para se expressar para outras pessoas. O medo dominava as suas ações e tudo começava a girar ao seu redor.
Mas o resultado da missão de Gandhi mostra que sempre é possível superarmos grandes dificuldades. Ele se motivou e conseguiu vencer o medo a partir do momento em que entendeu que ele poderia ajudar e modificar a vida de muitas pessoas.
É por isso que devemos investir em treinamento especializado e buscarmos motivação na realização dos nossos sonhos pessoais e profissionais e do bem que o exercício da nossa profissão pode fazer para a vida de grupos de pessoas.
3. Samuel L. Jackson
É claro que você tem um filme inesquecível em que o ator Samuel L. Jackson deu um verdadeiro show. É bem provável que a forma dele se comunicar diga muito para você e sirva de exemplo para a sua comunicação; afinal, ele é mesmo surpreendente em suas atuações.
Mas saber que ele tinha medo de falar em público não vai gerar nenhuma decepção de sua parte, principalmente porque serve como mais um grande exemplo de que todos, sem exceção, podem superar seus traumas e dar a volta por cima.
E o caso dele foi de superação mesmo. Certa vez, o ator, que já ganhou até Oscar, declarou que ficou quase 1 ano sem falar na escola, e isso foi resultado do bullying que sofria em função da gagueira que o enchia de medo de falar em público.
E se você perguntar como Samuel superou esse medo, a resposta é que ele não o superou totalmente, mas passou a utilizar a sua profissão de ator como uma espécie de tratamento. Na prática, quando interpreta, ele finge ser uma pessoa que não gagueja.
Esse é um clássico exemplo de pessoas que aprenderam a lidar e conviver com as suas dificuldades, trabalhando no sentido de que existem artifícios que realmente funcionam e nos permitem conviver de maneira sadia com esses entraves. E você pode fazer isso também!
4. Leonardo DiCaprio
Quem se lembra de Leonardo DiCaprio, logo recorda do filme Titanic e do sucesso que o ator fez (e ainda faz). Mas poucos imaginam que essa personalidade mundial tinha medo de falar em público e conviveu com esse obstáculo durante anos.
Mas a vontade de superar esse trauma e crescer na sua profissão foram o combustível para que ele evoluísse, ganhasse autoconfiança e se livrasse dessa dificuldade, que pode ser a mesma que a sua. O exemplo de superação dele pode — e deve — servir como estímulo para a sua vitória.
5. Thomas Jefferson
Este é um dos grandes ícones da história dos Estados Unidos e que apresentou diversas ocasiões em que ficava clara a sua fobia ao falar em público, tanto que ele fez apenas dois discursos públicos em todo o tempo do seu governo.
Mas a história de Thomas Jefferson serve como um ótimo exemplo para você que, porventura, sinta medo de falar em público, pois o famoso presidente teve que se expressar em diversas situações por conta da posição que ocupava. E o que ele fez? Desistiu? Não! Assim como no filme, “O Discurso do Rei”, o chefe de governo tomou as rédeas da situação e lutou contra isso. Como? Valorizou a sua linguagem escrita e investiu em discursos mais objetivos. Ou seja, demonstrou uma enorme capacidade de adaptação, que também é resultado de treino e dedicação pessoal.
E por falar em treinamento, o Clube da Fala tem diversas opções para te ajudar. Vamos conhecê-los?