Falar bem é fundamental para nossa vida profissional e nós temos consciência disso. É por este motivo que os cursos de Oratória têm crescido muito nos últimos tempos para fortalecer a nossa imagem profissional. Mas, para isso dar certo, é preciso saber como fazer um bom marketing pessoal.
E é bem possível que você já tenha se deparado com situações em que a pessoa até sabe falar bem, mas falta uma dose importante de empatia, e ela não consegue prender a atenção das pessoas e se destacar, deixando claro que existe uma carência que prejudica a sua comunicação.
Esse é um caso clássico de falta de marketing pessoal, uma ferramenta eficaz que cuida da nossa imagem de maneira tão potente que aprendemos as estratégias certas para nos tornarmos referência entre as pessoas que nos veem e têm acesso às coisas que falamos.
Sendo assim, acreditamos ser fundamental que hoje você entenda de vez como fazer um bom marketing pessoal, pois é somente desta maneira que conseguirá se destacar num mercado profissional cada dia mais competitivo. Por isso, continue acompanhando todas as dicas que preparamos para você.
Afinal, o que é Marketing Pessoal?
No meio de tanta competição no mundo profissional, sai na frente quem cuida de pontos essenciais, como a arte de falar e a própria imagem. E ambas se completam e favorecem o melhor desenvolvimento da outra, pois ter uma imagem forte influência no interesse que as pessoas têm para te ouvir.
Ao mesmo tempo, quando uma pessoa fala bem e com desenvoltura, o conceito que a plateia passa ter a seu respeito favorece bastante a imagem pessoal criada em torno do falante e ajuda na validação de todas as informações que são comunicadas.
Em outras palavras, para aprender como fazer um bom marketing pessoal, é importante que entenda que você é como um produto que precisa criar diferenciais positivos para se destacar no meio em que atua. E é nesse caminho que o Curso de Oratória do Clube da Fala trabalha.
Ou seja, quando pensamos na empresa em que trabalhamos ou no local em que desejamos atuar, precisamos avaliar qual o potencial da nossa imagem, qual a capacidade que temos de reter a atenção das pessoas e de ter credibilidade no dia a dia de trabalho. Isso é Marketing Pessoal.
Conheça 5 dicas essenciais para fazer um bom Marketing Pessoal
Você precisa fazer escolhas, ter poder de avaliação e ter grande conhecimento a respeito da sua imagem e da maneira como as pessoas te entendem nos momentos em que procura se comunicar, seja numa palestra, numa reunião de trabalho ou mesmo em encontros diários no seu ambiente de trabalho.
Essa é uma tarefa que o Marketing Pessoal te auxilia com maestria, pois o seu motivo de existir é exatamente te proporcionando as ferramentas certas para que você se torne uma referência e tenha uma imagem capaz de te destacar e chamar a atenção das pessoas para o conteúdo que você compartilha.
Por isso, tome nota (e coloque em prática) as cinco dicas que separamos para você. Elas conseguem construir e facilitar a sua comunicação, algo que é tão valorizado nos dias de hoje pelas empresas e pelo mundo profissional. Quem não valorizar isso, certamente vai ficar pra trás.
DICA 1. Desenvolva o autoconhecimento
Esse é um dos pilares de como fazer um bom marketing pessoal, pois a partir do momento em que nos conhecemos bem, temos a capacidade de identificar com mais facilidade as nossas qualidades, nossos pontos fracos e, a partir disso, utilizar o melhor que temos para a construção de uma imagem forte.
Com isso, temos um dilema: não adianta muito aprender técnicas para falar melhor se isto não é acompanhado de uma imagem que traga segurança e credibilidade. Por melhor que seja a forma como você fala, se sua imagem não colaborar, isso será um grande problema.
E o Clube da Fala sabe bem disso, tanto que seus professores são altamente capacitados para te ajudar a identificar as qualidades que têm potencial para favorecer a construção de uma imagem importante e capaz de reter a atenção das pessoas.
DICA 2. Valorize o aspecto visual
Você já deve ter lido em algum lugar ou ouvido a afirmação de que “imagem é tudo”; e essa é uma grande verdade. Para ter certeza disso, basta escolher cinco pessoas na empresa em que você trabalha e avaliar a importância delas para você a partir da imagem que transmitem todos os dias.
De cara você vai avaliar uma ou outra como positiva e também vai reconhecer esta ou aquela como não satisfatória. E isso passa muito pelo aspecto visual, pela maneira que se vestem, pelas escolhas feitas dia a dia, pela aparência, pela higiene.
Barba bem feita, maquiagens adequadas e acessórios na medida certa são alguns dos itens que também fazem toda a diferença no aspecto visual, e isso é facilmente percebido até pelos mais desatentos. Pontos como esse influenciam diretamente no respeito e na credibilidade que você possui.
DICA 3. Saiba ouvir
Essa é, talvez, a dica mais difícil de ser seguida atualmente, em especial porque todo mundo vive numa correria frenética, fazendo tudo no automático e sem tempo para nada. A necessidade por entrega de demandas diminui o tempo e a paciência das pessoas, em especial para ouvir.
Ouvir conselhos, dicas e colocações (a favor ou contrárias ao que você pensa) é uma qualidade que realmente te destaca no meio de tanta competição por um lugar ao sol no mercado de trabalho. E quem aprende a parar e ouvir conquista a admiração dos outros e constrói uma imagem muito favorável.
DICA 4. Dê valor para a sua imagem virtual
Essa é uma dica bem atual e, acredite, ainda existem pessoas que oferecem muita resistência com relação ao poder da Internet. Infelizmente, quem acha que evoluirá sem o mundo virtual, vai ficar pra trás. Sua imagem é diretamente influenciada pela maneira como você se comporta e é visto nos meios digitais.
Seus companheiros de trabalho, os recrutadores e as pessoas em geral formam muito da imagem que têm a seu respeito a partir do seu posicionamento nas redes sociais. Sendo assim, se quer mesmo aprender como fazer um bom marketing pessoal, valorize a sua imagem virtual.
DICA 5. Invista em comunicação
A maneira como você se expressa é determinante para a construção da sua imagem. Seja claro e assertivo nas suas colocações, procure dominar o conhecimento específico da área em que atua e comece a olhar a Oratória com olhos apaixonados.
É neste caminho que você vai se encontrar com o Clube da Fala, porque a nossa grande expertise é te ajudar a falar bem, com desenvoltura e sem medo. E, para isso, você conta com um time de profissionais que vai identificar exatamente o que você precisa para fazer um ótimo marketing pessoal.
Gostou dessas dicas? Invista na sua oratória e marketing pessoal com a gente!