Você está preparando uma palestra. Já apurou todas as principais informações a respeito do tema, definiu o caminho que vai seguir, escolheu o melhor tom para a sua fala, estudou sobre o público e fez todas as escolhas pertinentes. Falta apenas a cereja do bolo: como finalizar uma apresentação.
Sim, tão importante como o início e o desenvolvimento de uma abordagem, o final tem a missão de fechar bem uma ideia, concluir uma análise, deixar certa expectativa para um novo tema no futuro e marcar o seu estilo na mente e na lembrança da plateia.
Dessa forma, creio que você já tem a plena noção da importância de construir um final bem elaborado. É por este motivo que é fundamental entender de vez como finalizar uma apresentação é uma missão que precisa de dicas. E é exatamente isso que trago para você nesta abordagem.
A partir daqui, tenha certeza de que a última parte da sua apresentação será totalmente capaz de ficar marcada na lembrança do seu público, e isso vai trazer ótimas consequências para você que deseja dominar a arte de falar bem para qualquer tipo de plateia. Por isso, continue aqui com a gente.
Por que é importante saber como finalizar uma apresentação?
Para não ser apenas mais uma pessoa que fala bem e que, de alguma maneira, impacta as pessoas, é fundamental investir em diferenciais. Isto significa que a sua Oratória deve ser sempre lapidada, a sua maneira de abordar assuntos deve estar seguindo tendências atuais e a finalização deve ser irretocável.
E, como você já percebeu, este conteúdo tem o objetivo principal de abordar o que há de melhor neste assunto, a fim de que você consiga realmente ficar guardado na lembrança das pessoas. Além disso, por melhor que tenha sido a sua fala, se o fechamento não for bom, tudo pode ter sido em vão.
Sendo assim, é fato que o fechamento de um momento em que você esteja comunicando algo precisa ser muito bem pensado e analisado estrategicamente. Ao mesmo tempo em que não é nenhum “bicho de sete cabeças”, fazer de qualquer jeito é o mesmo que demonstrar um amadorismo enorme.
Desta forma, nunca se esqueça de que a maneira como você encerrar a sua apresentação tende a ser a última lembrança (e a mais forte) sobre você. Em outras palavras, podemos afirmar que o passaporte para uma próxima e grande comunicação depende do nível da sua finalização atual.
E para ter certeza do que estamos falando, basta fazer uma rápida avaliação de uma apresentação em que o encerramento te impactou positivamente e de outra em que algo soou como vago e sem sentido. A conclusão que você teve sobre cada uma delas foi impactada diretamente pelo encerramento, concorda?
Quais são os impactos de não finalizar bem uma apresentação?
Veja as principais desvantagens de não saber como finalizar uma apresentação. Tome nota e procure não seguir por este caminho, pois os impactos para a sua imagem pessoal e, principalmente, profissional são muito grandes e, em muitos casos, irreversíveis.
- Se você faz uma ótima apresentação e o final deixa a desejar, certamente a sensação será de que você se perdeu no raciocínio e não soube dar uma visão final e suficiente para não deixar dúvidas a respeito do assunto abordado e da sua capacidade de falar com qualidade.
- Quando, “do nada”, um apresentador finaliza o momento em que havia uma boa interação, há uma ruptura muito forte da conexão que estava acontecendo entre o comunicador e a plateia. Com isso, há um sentimento geral de incompletude e possíveis dúvidas ficam no ar.
- Não basta ter uma Oratória impecável, cheia de estratégias eficientes para seduzir multidões se você não sabe como fechar com chave de ouro. O famoso “então é só isso” é um verdadeiro “tiro no pé”, pois demonstra que não há espaço para questionamentos, discordâncias ou oportunidades para debates.
- O início, o meio e o final de uma apresentação são igualmente importantes. E, para que tenham um grande resultado, precisam estar conectados e movidos pela mesma energia para que haja uma conexão posterior. Mas quando a Oratória é interrompida de uma forma ruim, haverá ruídos na comunicação.
Como (NÃO) finalizar uma apresentação?
Tão bom quanto saber como finalizar uma apresentação é a possibilidade de ter acesso a dicas daquilo que não é bacana ser usado num bom fechamento de discurso. Há alguns equívocos comumente cometidos e você não deve seguir por este caminho. Olha só:
ERRO 1. Imagens negativas
É bem comum encontrarmos apresentações em que o palestrante encerra a sua participação com imagens tão impactantes que geram até certo mal-estar nas pessoas. Na intenção de chamar a atenção do público, o apresentador gera um clima de tensão.
E, como você sabe, as pessoas têm a tendência de se afastarem de situações em que não se sentem bem. E isso é tudo o que sua apresentação não precisa, pois a lembrança que tem que ficar na cabeça da plateia é de coisas boas e que façam com que todos se lembrem de você instantaneamente.
ERRO 2. Amarrar o seu tema com termos como “só isso”.
Certamente você já presenciou uma apresentação em que o apresentador finalizou dizendo algo do tipo: “bem, então era só isso que eu tinha para mostrar pra vocês”. Recordou de algo que faça referência a este exemplo? É bem possível que sim.
É um grande equívoco resumir a sua passagem em “só isso”. Ainda que a sua palestra tenha sido maravilhosa, terminar a sua fala dizendo que era “apenas aquilo” vai dar a ideia de que era pouca coisa, algo insignificante ou uma abordagem qualquer. Evite isso!
Dicas para finalizar uma apresentação
Agora que você já sabe a importância e o valor de um fechamento de alto nível em qualquer tipo de interação, chegou o momento de conhecer algumas dicas para finalizar uma apresentação que vão te ajudar a ficar marcado – positivamente – na lembrança das pessoas. Tome nota:
DICA 1. Seja inspirador
Você precisa ficar marcado na cabeça e no coração do seu público. Além de construir toda a sua caminhada ao longo da apresentação com verdade, otimismo e ótimos exemplos, é fundamental que finalize a sua passagem com reflexões positivas que valorizem o seu tema.
Por isso, esteja certo de que a sua inspiração marcará o seu nome na lembrança da sua plateia, e isso vale ouro na construção da sua imagem como um bom apresentador. Com isso, você pode imaginar os bons frutos que surgirão da sua maneira de se comunicar, não é mesmo?
DICA 2. Crie uma ação para mover as pessoas
Acredite: a sua apresentação deve modificar a vida da sua plateia a ponto de fazê-la levantar da cadeira e ir imediatamente em busca de soluções para um problema levantado ou para a conquista de coisas realmente relevantes para a vida.
Na dica anterior, mencionamos que você deve ser inspirador. E isso completa a necessidade de sermos fomentadores de ações positivas, pois isso marcará a sua presença, sua fala e a sua imagem como um grande comunicador. Dessa forma, a sua plateia sempre o procurará para buscar novas motivações.
DICA 3. Faça um bom resumo de tudo o que foi bom
Na busca de como finalizar uma apresentação, você tem a possibilidade de repassar de maneira bem objetiva aquilo o que de melhor foi abordado. Essa técnica valorizará o seu conteúdo, tirará possíveis dúvidas e deixará uma boa imagem do momento em que você falou para a plateia.
DICA 4. Deixe um gostinho de “quero mais”
Uma ótima maneira de finalizar a sua apresentação é dar pequenas dicas sobre vantagens que façam referência ao tema tratado. Imagine que você esteja falando, por exemplo, sobre um determinado produto; terminar a sua abordagem com outros pontos positivos aguçará a curiosidade da plateia.
E isso gerará outras possibilidades para você ser requisitado para falar. Se ficar na memória que aquilo que foi bom veio de você e que ainda existem mais coisas boas que precisam ser conhecidas, o seu nome será sempre o primeiro a ser lembrado.
DICA 5. Conte uma boa história
Contar histórias é sempre uma ótima maneira para encerrar a sua fala. Contar algo que resuma o seu tema e dê novos desmembramentos positivos para a sua abordagem costuma ser muito bem aceito pela plateia, pois prende a atenção das pessoas e dá ainda mais valor para o seu tema.
E é fato que todo mundo adora ouvir boas histórias. Mas é importante você ter em mente que quando buscamos como finalizar uma apresentação, a opção por uma história quer dizer que se trata “da história” e não “de uma história qualquer”. Invista em algo que realmente valorize as suas colocações.
DICA 6. Não guarde nada com você. Compartilhe!
Um grande equívoco de alguns palestrantes é ter “apego” com o próprio conteúdo. Não siga por este caminho, porque se o conteúdo não pode ser compartilhado, não servirá para as pessoas. Dessa forma, disponibilize aquilo que você abordou na sua palestra.
Para isso, compartilhe o seu slide, um PDF ou algum vídeo que contenha a totalidade do tema ou um resumo daquilo que você julga que marcará a vida da sua plateia. Isso aumentará o número de pessoas que terão acesso a você, pois todos enviarão o seu material para familiares e amigos.
Veja três exemplos de apresentadores famosos que finalizam bem as suas apresentações
EXEMPLO 1 – Bernardinho
O brasileiro ficou famoso pelos inúmeros títulos que conquistou como técnico das seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil, além de conquistas por diversos clubes. Em sua atuação nas quadras, sempre foi visto como perfeccionista e muito focado em seu trabalho.
Hoje em dia também atua como palestrante, e a sua marca vitoriosa é vista em todas as apresentações. Apesar de a carreira do brasileiro ser quase suficiente para uma boa comunicação, costuma finalizar as suas apresentações com uma forma inspiradora, buscando mover as pessoas para uma ação vencedora.
EXEMPLO 2 – Barack Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos deixou a sua imagem viva na memória dos americanos e em todo o mundo. E isso foi construído a partir de discursos inesquecíveis. Possuidor de uma Oratória de alto nível, consegue prender a atenção e gerar grande admiração por todos os cantos onde comunica.
Em suas apresentações, recheadas de muita intimidade com as pessoas, de um humor de alto nível e até de uma informalidade que o torna íntimo da plateia, costuma finalizar estes momentos contando histórias relevantes e de grande impacto.
EXEMPLO 3 – Steve Jobs
O grande fundador da Apple ficou marcado na história não somente pelas suas criações tecnológicas que impactaram o mundo. A sua maneira de comunicar era única e tinha um enorme poder de convencimento, além de ser inspiradora para todos os segmentos da sociedade.
Em sua Oratória, procurava sempre deixar claro que todos nós devemos sempre estar abertos para novos aprendizados e que não devemos nos fechar em conclusões únicas. Além disso, a sua capacidade de transmitir positividade e inspiração era sempre um fechamento que marcava as suas apresentações.
Aprenda como finalizar uma apresentação com o Clube da Fala
Após ler todo este conteúdo preparado exclusivamente para te mostrar a importância e o valor de uma boa finalização de discurso, só resta você conhecer quem pode te ajudar com esta missão de maneira profissional e aprofundada: o Clube da Fala.
Através de uma série de cursos que oferecemos, você terá acesso não somente às melhores maneiras de finalizar uma apresentação, mas também a todos os itens fundamentais para ter uma Oratória de qualidade.
Sendo assim, se a sua intenção é mesmo dominar a arte de falar bem e colher os frutos da Oratória, a ferramenta indispensável para todo grande comunicador, a melhor opção é você entrar em contato com o Clube da Fala para receber o auxílio de uma equipe muito capacitada.
Estamos esperando o seu contato para começarmos hoje mesmo a sua carreira de grande comunicador. Esteja certo (a) de que você vai impactar pessoas e se manter vivo (a) na lembrança de todos; afinal, quem dá valor à Oratória sabe como finalizar uma mensagem e encantar multidões.
2 Comentários
J’adore
Ficamos muito contentes em saber que você gostou do nosso conteúdo! Seu feedback é muito importante para nós. ❤️