Existem vários aspectos que devemos dar uma atenção especial quando o assunto em questão é uma entrevista de emprego; afinal, uma disputa como esta requer uma série de detalhes e, cada um deles, pode ser um grande diferencial para o resultado final da mesma.
Sendo assim, todos os profissionais que passam por processos seletivos precisam ficar atentos a pontos que serão observados pelos entrevistadores. E, nesta disputa, as melhores oportunidades serão conquistadas por aqueles que menos errarem neste momento.
Você percebe a real importância de parar um pouco, analisar e dar atenção a pontos que vão muito além do que cursos e graduações e que, infelizmente, são vistos com menos importância do que uma formação técnica, por exemplo?
Dessa forma, resolvemos debater a respeito de roupas que você não deve usar quando estiver em uma entrevista de emprego. Selecionamos alguns aspectos importantes sobre este tema e que temos a certeza de que serão mais um ponto a seu favor nos processos seletivos. Continue com a gente.
Por que a roupa que você usa é importante em uma entrevista de emprego?
Essa é uma pergunta bastante importante para o nosso tema de hoje. Isso porque é bem possível que algum profissional vai dizer que a vestimenta pouco importa quando o candidato apresenta um currículo repleto de cursos específicos, graduações e passagens por grandes empresas.
E a formação e experiência, realmente, são pontos bastante importantes (talvez os principais) para uma entrevista de emprego. Porém, é preciso que você considere que as disputas por um lugar em uma importante corporação são tão complexas que todo detalhe se torna um grande aliado.
Neste contexto, o entrevistador fará comparações entre aquilo que colocou no seu currículo, aquilo que você verbaliza, o seu comportamento e, também, a maneira como você se veste. Entende que uma entrevista é, portanto, uma espécie de jogo de xadrez? Cada detalhe pode determinar o resultado final.
Ou seja, é fato que já concluiu que se conseguir causar uma ótima impressão no momento em que os entrevistadores tiverem o primeiro contato visual com você, certamente terá garantido pontos importantes para os seus objetivos profissionais.
Mas antes que você abandone esse texto e parta em disparada para uma grande loja de roupas e gaste uma fortuna com tudo o que existe de melhor e mais caro em matéria de vestimenta, sugerimos que você leia atentamente todas as dicas que separamos a seguir. Acredite: isso vai te ajudar muito.
Que roupa você não deve usar numa entrevista de emprego?
O valor que você paga por uma determinada roupa não garante que ela será bem vista em uma entrevista de emprego. Para que isso aconteça, a sua vestimenta necessita estar de acordo com a cultura da empresa e com tudo o que a corporação entende como o mais acertado neste quesito.
Por isso, tome nota destas dicas, avalie cada detalhe de acordo com o local em que você participará de uma entrevista de emprego e, assim, será capaz de perceber tudo o que cabe bem e aquilo que não te dará pontos positivos no processo seletivo. Veja só:
1. Sua roupa não deve ser o centro das atenções
Você precisa ficar marcado pela sua formação profissional, pelos cursos que realizou e que podem acrescentar algo positivo para a vaga que você está disputando, pelo que você fala, pela sua postura e pela adequação da sua vestimenta à empresa e ao cargo em questão.
Isso significa dizer que suas roupas não devem ser a primeira coisa que os recrutadores lembrarão quando mencionarem o seu nome. Por isso, exponha suas habilidades e competências e não seja muito ousado nos trajes que escolher para este momento.
Em outras palavras, tenha bastante moderação nos decotes, nas cores fortes, no comprimento e na formalidade/informalidade. Se exagerar nestes pontos, correrá o risco de levar o entrevistador a perder o foco em relação a você e a tudo o que você pode dar para o cargo ao qual está disputando.
2. Suas vestimentas não devem fugir do perfil da empresa
Esse é um detalhe bastante importante, pois muitos pecam pela inadequação. Em outras palavras, é preciso que você tenha sempre em mente que, numa entrevista de emprego, nem sempre um terno e gravata darão a você a melhor conformação para o processo seletivo.
Entende o que estamos tentando te mostrar? A gente espera que você perceba que a melhor roupa para o seu processo seletivo é aquela que equivale à vestimenta dos profissionais da empresa e que exercem a mesma função ou cargos bem próximos aos que você pretende trabalhar.
Dessa forma, nunca se esqueça de que os perfis das empresas, em geral, são bastante diferentes: enquanto umas são formais ao extremo, outras são mais moderadas, enquanto outras são totalmente informais e despojadas. Por isso, a sua grande jogada será escolher a roupa certa para cada contexto.
3. Não feche seus olhos para os detalhes básicos
Você tem os melhores cursos da sua área, estudou nas melhores escolas e universidades, se formou no lugar mais conceituado do seu segmento: pronto, isso é o suficiente para conquistar a vaga que você desejar. Vai com calma porque não é bem assim.
Vamos entender melhor essa parte? Então vamos considerar que existe outro candidato que tem a mesma formação e experiência que você. Neste caso, vamos concluir que outros detalhes também serão grandes diferenciais para o seu sucesso na entrevista de emprego.
Isso significa dizer, por exemplo, que a sua camisa não deve estar manchada ou amarrotada, que os seus sapatos devem estar limpos e combinando com a sua vestimenta. E vamos além: barba bem feita, unhas limpas e/ou bem pintadas são também detalhes que farão uma grande diferença no final.
4. Não abra mão de passar uma boa imagem
Em uma entrevista de emprego, uma das coisas que são mais esperadas a seu respeito é que você saiba “vender” de maneira satisfatória a sua imagem. Aquilo que é exposto para as pessoas diz muito sobre você, sobre quem você é, suas expectativas e capacidades.
E as suas roupas são um grande aliado para que você venda uma imagem que realmente seja vista com bons olhos pelos recrutadores. Dessa forma, acreditamos que não restam mais dúvidas a respeito da importância de saber se vestir para uma entrevista de emprego. E você, tem investido na sua vestimenta? Deixe seu comentário!