Um dos pontos mais importantes quando pensamos em comunicação e o poder que ela tem para o sucesso de qualquer tipo de relação é a gestão de pessoas. Dentro disso, o grande ponto a ser analisado para este fim é como melhorar a empatia.
Sim, é preciso que tenhamos consciência de que lidar com pessoas não é uma tarefa simples, em especial porque cada um tem o seu jeito de ser, sua história, suas escolhas, ou seja, gerir seres humanos passa pela capacidade de saber equilibrar perfis diferentes em prol de um mesmo objetivo.
Percebe como isso é complexo? Certamente você já passou pela situação de ter que mediar desencontros entre amigos, familiares ou mesmo no seu ambiente de trabalho. E isso exigiu uma enorme capacidade de saber ponderar e muito jogo de cintura para encontrar soluções que fossem boas para todos.
Enfim, fazendo esta rápida análise, percebemos que é essencial estarmos sempre em busca de melhorar a empatia para que, em especial, o nosso ambiente de trabalho tenha o mínimo de condições de ser saudável e capaz de cumprir metas. Vamos conversar sobre isso? Então continua aqui com a gente.
O que é empatia?
O tema empatia é tão importante para a comunicação que deveria ser comentado e debatido constantemente entre comunicadores, líderes e todos os profissionais de todas as áreas; afinal, em qualquer segmento há pessoas diferentes e todas precisam se sentir valorizadas para produzirem melhor.
Dessa forma, como sabemos que você chegou até aqui porque realmente entende que melhorar a empatia é uma cartada importante para a evolução profissional, vamos começar pelo início, antes de falarmos sobre ótimas dicas para evoluir neste quesito.
Sendo assim, vamos entender a empatia como a capacidade de conviver em harmonia com pessoas, gerar identificação, entender o sentimento daqueles que interagem com você e saber se colocar no lugar dos outros para compreender suas necessidades e aspirações.
Isso não parece, realmente, ser uma tarefa simples (e não é mesmo); mas é plenamente possível quando tomamos consciência de que podemos treinar e desenvolver esta capacidade. A partir disso, crescemos como pessoas e como profissionais, pois ganhamos a bagagem necessária para liderar vidas.
Por isso resolvemos separar aqui para você as cinco dicas que julgamos essenciais para melhorar a empatia e, com ela, o nosso poder de persuasão e convencimento. Os grandes líderes transbordam empatia e ganham muito com isso. E chegou a sua vez de desenvolver esta parte. Vamos às dicas?
O que preciso fazer para melhorar a empatia?
Chegamos até aqui e concordamos que melhorar a empatia é uma tarefa que não pode ser deixada para depois; afinal, essa é uma das maiores “armas” da comunicação. Por isso, tome nota das cinco melhores dicas para desenvolver a sua capacidade de entender pessoas e mediar relacionamentos.
DICA 1 — Aprenda a escutar
Essa talvez seja uma das tarefas mais difíceis quando buscamos melhorar a empatia. Isso porque, geralmente, não estamos acostumados a ouvir as pessoas, seus desejos, ambições, frustrações e reclamações. Por isso, ouvir é sempre uma tarefa que exige de nós muita concentração.
Além disso, a nossa rotina é sempre tão intensa e estressante que poucas vezes encontramos tempo para, literalmente, parar, ouvir, analisar e dar a devida atenção às pessoas. Mas esteja certo (a) de que essa atitude conquista a simpatia, valoriza e aproxima todos de você.
DICA 2 — Busque o autoconhecimento
Outro fator bastante importante quando estamos procurando melhorar a empatia diz respeito à capacidade de conhecermos a nós mesmos, entendermos nossas dificuldades, bloqueios e dificuldades em diversas áreas de nossas vidas.
A importância disso reside no fato de que somente quando percebemos que temos dificuldades e objetivos é que abrimos os olhos para a realidade de que todas as pessoas passam pelas mesmas necessidades e que, por isso, precisam ser ouvidas e atendidas em seus anseios.
DICA 3 — Evite julgamentos
Muitas vezes julgamos as pessoas e suas atitudes sem ao menos saber os motivos que as levaram a tomar determinada decisão ou falar alguma coisa. Em diversos momentos todos nós acabamos por agir dessa maneira e, na maioria delas, nem temos a real intenção de diminuir ninguém.
Todavia, quando isso acontece, geralmente cometemos injustiças e dificultamos os processos de comunicação. O primeiro passo para resolver esta questão é nos habituarmos a não externar nossos julgamentos. Mesmo que não seja, ainda, o ideal, já é um ótimo começo.
Com o tempo, habitue-se a investigar o motivo das atitudes das pessoas e entender o que realmente está acontecendo. Cada pessoa age e pensa de uma maneira e é nossa obrigação respeitar, mesmo que não concordemos. Dessa forma, quando agimos assim, geramos aproximação e entendimento.
DICA 4 — Cuidado com o que você fala
A nossa palavra tem o poder de nos fazer evoluir e, ao mesmo tempo, de arruinar muito do que construímos diariamente na nossa vida pessoal ou no nosso ambiente de trabalho. Sendo assim, aquilo que falamos tem tudo a ver com a nossa busca para melhorar a empatia.
Pense bastante antes de falar qualquer coisa. Analise se aquilo que vai comunicar realmente trará bons frutos para você e para as pessoas que receberão a sua mensagem. E, principalmente, se estiver fora do seu ponto de equilíbrio, respire fundo e analise com ainda mais cuidado.
Neste contexto, se você fizer uma breve reflexão daquilo que falou ontem no seu ambiente de trabalho, certamente vai se lembrar de algo que poderia ter sido evitado, ao mesmo tempo em que identificará alguma situação que merecia as suas considerações para o crescimento de todos os colaboradores.
DICA 5 — Demonstre que gosta de receber feedbacks
Quando demonstra para as pessoas que convivem com você que julga importante receber o feedback delas, você se mostra aberto a críticas e sugestões. Além disso, consegue quebrar barreiras e aproximar todas as pessoas.
Em situações como essa, certamente nós consideramos que dar feedbacks é muito mais fácil do que recebê-los. Mas é preciso treinar e desenvolver essa capacidade, pois quando buscamos melhorar a empatia, ganhamos a capacidade de aprender e de evoluir com a opinião das pessoas. Pense nisso!
DICA 6 – Mude a sua rotina
Uma boa maneira de melhorar a nossa empatia é fugir da rotina e começar a fazer coisas e frequentar ambientes que não fazem parte dos nossos hábitos. Isso se explica porque, quando saímos da nossa zona de conforto e nos permitimos conhecer pessoas novas, ativamos a nossa emoção.
Sendo assim, invista em viagens de curta, média e longa duração. Tenha acesso a pessoas, lugares e culturas diferentes. Essas novas experiências vão te dar a possibilidade de perceber o quanto o ser humano é especial e, por isso, merece muito a sua admiração. Apaixone-se por isso!
DICA 7 – Afaste todos os preconceitos da sua vida
O preconceito é um dos grandes obstáculos para a empatia. Muitas vezes, até mesmo sem percebermos, crescemos com ideias relacionadas às pessoas que simplesmente nos afastam de relações saudáveis e enriquecedoras. Neste contexto, podemos considerar fatores como idade, gênero, raça, ideologias.
Quando isso começa a influenciar a nossa maneira de pensar e de interagir, temos aí uma barreira importante e que precisa ser eliminada, pois a nossa capacidade de ouvir, respeitar, admirar e nos simpatizar é bastante influenciada. Por isso, afaste de você tudo o que julgar como preconceito.
DICA 8 – Faça perguntas
A interação é uma das ferramentas que favorecem o nosso carisma, potencializa a nossa fala e nos aproxima de um melhor entendimento do que realmente é o ser humano, em sua essência. E quando fazemos boas perguntas em nossas conversas, aumentamos a possibilidade de respostas importantes.
Em outras palavras, saiba como falar e se permita conhecer e aceitar respostas que, muitas vezes, podem ser totalmente diferentes dos seus conceitos e ideias de vida. Tal fato permitirá que você aprenda realmente a aceitar as pessoas como elas são, com respeito, simpatia e honestidade.
DICA 9 – Experimente a vida de outras pessoas
As teorias são muito importantes; porém, quando vivemos na prática alguma situação, geralmente descobrimos coisas e motivos que mudam quase que completamente algumas de nossas crenças, pensamentos e escolhas. Isso mexe com o nosso caráter e com o nosso mecanismo de vida.
Sendo assim, permita-se viver a emoção, a dor, a alegria, as conquistas e derrotas de outras pessoas. Tenha interesse pela vida do ser humano, na sua essência. Essa experiência vai potencializar a sua empatia, o seu carisma e a sua capacidade de se colocar no lugar das pessoas.
DICA 10 – Invista no coração, e não somente na cabeça
Ao longo da vida, geralmente nos preocupamos em estudar e nos especializar em alguma profissão. Porém, muitas vezes esquecemos o lado humano, o coração das pessoas, e isso impede com que tenhamos a capacidade de possuir uma emoção mais voltada para os outros.
Para mudar isso, procure ler livros que estejam voltados para relações pessoais, para enredos que falem de carisma, de caráter e da vida humana. Há diversas opções de literatura; torne isso um hábito saudável, uma rotina diária e, assim, perceba o quanto vale a pena dar valor para todos, sem exceção.
Há mais alguma coisa a fazer para melhorar a empatia?
Agora que já percebeu que a empatia é o detalhe que faltava para você se tornar um grande líder, um gestor mais humano e uma pessoa capaz de lidar com todos os perfis, o momento é de arregaçar as mangas e colocar em prática todas essas dicas que preparamos.
Elas têm o potencial necessário para te ajudar nessa rica tarefa que são os relacionamentos e a comunicação. Porém, existe mais uma coisa que você pode fazer para investir na sua empatia e na sua capacidade de falar bem: um curso de Oratória.
E o Clube da Fala tem diversas opções de curso de Oratória online e presencial. Com certeza, um deles tem tudo a ver com o seu ritmo de vida e de trabalho. Afinal, falar bem é um dos primeiros passos para nos tornarmos pessoas melhores, mais empáticas e capacitadas para enfrentar o mercado de trabalho.
Quer melhorar sua empatia e outros aspectos da sua comunicação?
Então, venha para o Clube da Fala!