O desenvolvimento da tecnologia, aliado ao advento das redes sociais e as restrições impostas pela pandemia do covid-19 quase que impuseram as transmissões ao vivo em nossas vidas. Por este motivo, é essencial que você, no desenvolvimento do seu trabalho, aprenda como fazer lives atrativas.
Sim, as lives ganharam uma importância enorme no nosso dia a dia, seja para o lazer, para a interação e também para o desenvolvimento da vida profissional. Desta forma, praticamente todos, em suas carreiras, se viram na necessidade de aprender rapidamente como utilizar esta opção.
Com isso, é provável que você já tenha passado pela necessidade de se “aventurar” em uma live. E isso pode ter gerado certo receio porque é algo bastante novo. Porém, nos últimos dois anos, o que mais percebemos são pessoas se aprofundando nas boas práticas de como fazer lives.
E como nós sabemos que as lives são um baú do tesouro para a sua vida profissional, resolvemos destacar as principais dicas para que você faça lives de qualidade e que te ajudem a crescer na sua profissão. Mesmo que não goste muito, a vida profissional exige isso de nós. Continue aqui com a gente.
Você sabe exatamente o que é uma live?
Por mais que esse termo já faça parte do dia a dia de muitas pessoas, não podemos deixar de considerar que ainda existe uma parcela considerável que não tem vivência com esta nova modalidade de comunicação. Mas é possível que, em algum momento da carreira, tenha a obrigação de dominar o assunto.
Por isso, de maneira didática, vamos entender uma live como uma transmissão de vídeo ao vivo, em tempo real. Ainda que você possa assistir as lives depois que elas acontecem (geralmente elas ficam gravadas), a essência deste formato é o seu acontecimento naquele exato momento.
Um dos pontos mais positivos das lives é a interação com o público, que tem a possibilidade de enviar mensagens e comentários, que são respondidos ao vivo pelos apresentadores da transmissão. Gera-se, com isso, uma ótima aproximação entre você e o seu público de interesse.
A peculiaridade das lives é que elas não acontecem em qualquer lugar. Não basta você decidir que quer fazer uma transmissão, ligar a câmera e começar a falar. É mais do que isso! As lives ocorrem através de algumas redes sociais como YouTube, Instagram, Facebook e Twitch.
Por fim, é válido mencionarmos que os custos para a transmissão de uma live são infinitamente menores do que quando é feita uma transmissão pela TV, por exemplo. Nas transmissões em tempo real, você precisa de uma câmera e uma conexão com a Internet (considerando uma produção bem simples, é claro).
Como fazer lives de qualidade?
Preparamos as melhores dicas de como fazer lives. Se ainda não faz parte do seu trabalho, a qualquer momento você pode se ver na necessidade de dominar esse formato da noite para o dia. Se já é uma realidade, sempre é bom fazer uma reciclagem e aprender mais, concorda?
DICA 1 — Antes de qualquer coisa, planeje-se
Não cometa o erro de ligar a câmera e iniciar a sua live sem um “plano de voo”. A chance de dar errado é bem grande e isso pode te “queimar”, especialmente se a sua transmissão tiver um viés profissional. Ao contrário disso, faça um planejamento prévio para que o seu alcance seja positivo.
Desta forma, procure definir quem é o seu público, que produto, ideia, conhecimento ou serviço você está compartilhando, qual o retorno que isso pode dar para a sua audiência e quais os reais motivos que levariam uma pessoa a tomar posse daquilo que você está compartilhando. Neste sentido, vale a pena fazer um roteiro com tópicos para que você siga uma linha de raciocínio, não esqueça nada e não se perca.
DICA 2 — Não abra mão da qualidade
Se você realmente está interessado em aprender como fazer lives, é essencial que tenha um ponto em mente: há, hoje em dia, 1 milhão de lives semelhantes; por isso, a sua produção tem que ter bastante qualidade para conseguir chamar a atenção das pessoas.
Dessa forma, invista em equipamentos como uma boa câmera, microfone e iluminação adequada ou, se possível, contrate uma empresa especializada em lives (sim, elas já existem). Com profissionais experientes em gerenciamento de lives ao seu lado, a sua missão será um pouco mais facilitada porque você terá uma grande estrutura te ajudando a brilhar.
DICA 3 — Fomente o interesse do seu público
Não duvide de uma coisa: se a sua live estiver chata, as pessoas vão sair da sua transmissão e irão para outras. O que não falta hoje em dia é conteúdo para assistir. Sendo assim, desperte o desejo do seu público, gere interesse para que ele continue com você.
Para tornar isso possível, existem alguns bons caminhos que você pode seguir. Um bom exemplo disso é antecipar benefícios que serão dados integralmente no final da live, como novidades exclusivas, sorteios, ofertas, lançamento de produtos. Além disso, interaja sempre com os participantes por meio de perguntas e leitura dos comentários.
DICA 4 — Divulgue com bastante antecedência
Avisar o seu público em cima da hora sobre a sua live pode ser um bom motivo para que as pessoas não te acompanhem, pois é possível que já tenham compromissos para a hora em que você marcou. Por este motivo, divulgue com antecedência para alcançar o maior número possível de pessoas.
DICA 5 — Ensaie, ensaie e ensaie
Certamente, na sua primeira live, você terá muitos equívocos. Mas, fique tranquilo (a): no início é sempre assim. Você precisa de um tempo para se adaptar a este novo formato e se sentir à vontade para olhar para uma câmera e falar com pessoas em tempo real. Realmente, não é tão simples.
Para amenizar estes efeitos, uma boa dica é ensaiar. Sim, é somente através de testes que você chegará a um formato que realmente seja confortável e aceito pelo público. E essas tentativas são também essenciais para você perceber o que funciona bem, na prática, a respeito do conteúdo preparado.
Sua posição na frente das câmeras, suas postura, o volume da sua voz, o tom com que você se relacionará com o seu público, seja quando estiver compartilhando algum assunto e, principalmente, quando estiver respondendo perguntas para aqueles que estão te assistindo.
É fundamental que ensaie sempre para aprender como fazer lives, mesmo que já tenha bastante experiência com transmissões em todas as redes sociais. Nas interações ao vivo, um erro cometido não tem como ser apagado. Por isso, prepare-se para conseguir lidar bem com este novo mundo.
Quer aprender a se portar bem diante das câmeras e ter uma boa comunicação? Fale com a gente!