A comunicação está em todos os lugares e toda forma de relacionamento precisa dela para cumprir sua missão de transmitir uma mensagem que tenha significado para uma ou várias pessoas. Neste processo, para que tudo isso se torne realidade, é preciso haver conexão, a qual nós chamaremos de Rapport.
Você já deve ter passado pela experiência de ver alguém falando e sentir uma ligação estreita com essa pessoa. E o mais incrível é que você não tinha um relacionamento anterior com esse comunicador. Sendo assim, você sabe o que essa pessoa tinha para gerar esse link?
Acertou se a sua resposta foi Rapport. Em outras palavras, quando se trata da arte de falar bem, com domínio das técnicas de Oratória, não podemos deixar de lado a importância deste ponto para o dia a dia da sua vida profissional, seja você um líder, chefe ou colaborador.
Enfim, como todos nós sabemos que você entende bem o quanto é importante saber se comunicar e gerar interações com as pessoas, nós preparamos um conteúdo voltado para o Rapport e para a forma ideal de você utilizar essa ferramenta na sua profissão. Acompanhe aqui com a gente.
O que é Rapport?
A conexão é uma das maiores buscas quando o objetivo é falar, ser entendido e criar laços importantes para que a mensagem seja bem aceita, sem bloqueios ou resistências. E para que isso aconteça, todos nós precisamos investir em Rapport.
Quando um comunicador entende a importância do Rapport e domina tudo isso, os resultados alcançados são excelentes, pois a tendência é que as pessoas se aproximem, criem laços e construam um canal propício para que a comunicação tenha a qualidade que todos nós esperamos.
Para ficar ainda mais claro, é bem provável que você já tenha ouvido falar de Rapport ou mesmo já tenha utilizado. Isso porque podemos traduzir este termo como empatia, sintonia ou conexão, como até já comentamos anteriormente. Agora ficou mais claro, concorda?
De maneira resumida, podemos entender o Rapport como uma capacidade de entender o que o outro sente, os seus motivos, anseios e criar vínculos a partir do momento em que você se coloca no lugar da pessoa e fala de uma maneira que ela entenda e se sinta “abraçada” por suas palavras.
Percebe a importância disso no mercado de trabalho? Vivemos diariamente nos comunicando com pessoas diferentes e de perfis distintos, buscando criar vínculos, gerir crises e motivar equipes. O Rapport, neste contexto, funciona como a cereja do bolo, aquele detalhe final que fará tudo acontecer.
Quais as vantagens do Rapport?
Como você já percebeu, o Rapport abre portas e é um grande facilitador da comunicação. E para que não restem mais dúvidas a respeito do quão essencial ele é para todos nós, listamos aqui para você três grandes vantagens para aqueles que sabem se conectar com o seu público.
1. O Rapport gera confiança mútua. Quando você fala com propriedade e demonstrando conhecer a cabeça, as preferências e o tipo de público, a tendência é que as pessoas comecem a confiar em você e em suas palavras e atitudes.
2. As relações interpessoais são facilitadas e isso tem uma grande importância no dia a dia do seu trabalho; afinal, você lida com pessoas de diferentes níveis hierárquicos, com diferentes perfis e objetivos distintos. E quando há Rapport, as diferenças diminuem sensivelmente.
3. Quando grupos de trabalho estão em Rapport, a tendência natural é que seus objetivos passem a ser os mesmos, o que gera total crescimento para o seu ambiente de trabalho, para o seu departamento e, principalmente, para a empresa em que você atua.
Como usar o Rapport na vida profissional?
O Rapport não é algo mecânico; muito pelo contrário, exige do comunicador bastante sensibilidade, pois gerar conexão com pessoas é uma tarefa bastante profunda e delicada. Por isso, tome nota de algumas dicas de maneiras como utilizá-lo para se conectar com muitas pessoas.
DICA 1 — Seja compreensivo
Uma maneira eficaz para o Rapport é você entender o seu público, seus colegas de trabalho ou seus gestores, e procurar compreender quem realmente eles são, o que esperam e quais as preferências. Feito isso, terá grande possibilidade de atender as necessidades deles.
DICA 2 — Não abra mão do espelhamento
Essa é uma arma importante do Rapport. Para tirar proveito dela, observe como o seu público se comporta e aja da mesma forma. Essa atitude simples gerará uma sensação de pertencimento, uma conexão positiva. Como consequência, você não terá barreiras para se aproximar das pessoas.
DICA 3 — Sorria sempre que for possível
O sorriso tem a capacidade de quebrar resistências e abrir portas. Quando sorrimos, criamos um ambiente mais amigável e propício para grandes negócios e soluções importantes. Por isso, faça isso em contatos físicos, ligações telefônicas ou em encontros virtuais. Não abra mão do sorriso!
DICA 4 — Seja paciente
Essa é uma característica que pouco percebemos nos dias de hoje. A velocidade das coisas tem gerado ansiedade e impaciência, e isso impede que lidemos com pessoas diferentes, onde cada um tem uma personalidade e uma maneira de conviver. Se não houver paciência, teremos problemas.
DICA 5 — Chame as pessoas pelo nome
Quando tratamos as pessoas com que convivemos (e até aquelas que pouco vemos) pelo próprio nome, geramos uma aproximação extraordinária, pois demonstramos que estamos dando um valor acima da média para um ponto fundamental. A conexão será uma consequência natural.
DICA 6 — Coloque-se no lugar das pessoas
Essa é uma das estratégias mais positivas e eficazes para que o Rapport aconteça. Quando nos colocamos no lugar das pessoas com quem interagimos, nos tornamos mais habilitados para entendê-las e elas, ao mesmo tempo, percebem que estão sendo valorizadas. A empatia vale ouro.
DICA 7 — Tenha atenção para o seu tom de voz
Seu tom de voz é outro importante ponto na geração de conexões saudáveis. Você não deve falar baixo demais (pois isso demonstra insegurança) e nem gritar em demasia (é péssimo). Valorize um tom natural e firme e procure praticar nas diversas situações do seu dia de trabalho. Vai valer a pena!
Quer saber mais dicas sobre como usar o rapport na sua vida? Entre em contato com a gente!