Encontrar a melhor maneira de como falar em público é uma necessidade que tem se tornado cada dia mais essencial para praticamente todas as profissões. A comunicação é, de fato, o grande diferencial para a evolução e não pode mais ser vista como apenas uma ferramenta de interação.
Sendo assim, precisamos considerar todos os contextos em que a arte de falar em público vem à frente de todos os requisitos básicos: reuniões, palestras, apresentações de resultados, demonstrações de produtos e serviços, conversas no ambiente de trabalho, resolução de problemas.
Com essas alternativas, fica fácil de perceber o quanto a capacidade de se comunicar é preponderante para a boa realização de um trabalho, para a interação e a mediação de conflitos. E aqueles que realmente dão o devido valor para isto, geralmente ocupam as melhores posições na profissão.
E você? Já sabe como falar em público? Tem dado valor à arte de falar e encantar as pessoas? É sobre isso que vamos conversar hoje, trazendo para o nosso diálogo as melhores dicas para que a comunicação seja uma das suas qualidades principais. Por isso, continue acompanhando aqui com a gente.
Como falar em público com eficácia?
Se parar para pensar (e nem vai precisar pensar muito), facilmente vai perceber que a comunicação está presente em todas as nossas ações, seja na profissão ou na vida pessoal. Dessa forma, falar bem nos diferencia positivamente e abre portas importantes para os nossos objetivos.
Por este motivo, torna-se essencial estudar, investir em Oratória e tomar posse das ferramentas que vão te colocar no caminho de uma comunicação que realmente faça a diferença na sua vida e na vida do seu público. Selecionamos, por isso, algumas ações que você precisa empreender. Tome nota!
1 – Conheça profundamente o seu público
Não existe Oratória que seja capaz de te dar bons resultados na comunicação se você não fizer o exercício prévio de conhecer o perfil das pessoas que receberão a sua mensagem. Não conseguirá alcançar pontos comuns e links para uma conexão verdadeira e profunda.
E esse é um ponto que, muitas vezes, é deixado de lado por palestrantes e qualquer tipo de pessoa que tem a missão de falar para alguém. Muitos se baseiam apenas naquilo que conhecem sobre o assunto e ponto final. Mas qual o recorte que será feito para atingir em cheio as necessidades das pessoas?
2 – Crie um roteiro
Você precisa de um norte para falar e não se perder. Ou, ainda, necessita de um ponto de apoio caso se perca pelo caminho e precise voltar aos trilhos. Esse é o papel do roteiro. Não é algo que servirá de muleta para você ficar lendo a todo o tempo, mas sim um aliado para te ajudar ao longo do discurso.
3 – Estude, estude, estude
Para abordarmos profundamente um determinado assunto, precisamos estudá-lo bastante. E há uma série de motivos para isso: você se sentirá mais confiante; abordará o que há de melhor no tema; será assertivo em suas colocações; gerará credibilidade para a sua imagem; e muito mais.
Dessa forma, quanto mais você conhecer a respeito de um determinado assunto, mais à vontade estará, mais atenção receberá e mais pessoas você atingirá com cada uma de suas palavras e/ou atitudes. Ou seja, dê valor a cada detalhe da preparação de uma palestra, reunião de negócios ou apresentação.
4 – Muita atenção para as expressões corporais
Guarde uma coisa: o seu corpo fala (e fala muito). Por isso, evite ficar estático, como uma estátua. Mas também não seja um inquieto no seu palco, andando e gesticulando sem parar. É preciso haver equilíbrio e sincronia para que as suas palavras e os seus gestos estejam em harmonia.
De forma prática, experimente ficar parado por algum tempo e estabeleça contato visual com as pessoas próximas. Depois disso, mude de lugar, pare e gere novas conexões. Isso dá uma boa dinâmica para a sua apresentação e gera aproximação com todos os presentes.
5 – Contato visual x encarar as pessoas
Existe uma linha tênue nessa questão. Quando estamos buscando como falar em público, é essencial nos atentarmos para o contato visual. E aqui fica um alerta: mantenha contato visual com as pessoas para haver interação e conexão, mas evite ficar encarando as pessoas, pois isso intimida.
Procure percorrer com o seu olhar, regularmente, todas as pessoas presentes. Isso valoriza a presença delas ali, gera um sentimento de importância e de pertencimento. Naturalmente, haverá uma troca positiva de confiança e segurança, o que é fundamental para criar bons diálogos e laços fortes.
6 – Contar histórias sempre funciona
Você já deve ter ouvido falar em Storytelling. Sim, essa técnica tem sido muito utilizada porque realmente tem gerado bons resultados. Quando preparamos o nosso discurso num formato de narrativa, prendemos mais a atenção das pessoas, pois elas gostam de histórias. Invista nisso.
Como falar em público e encantar as pessoas
Falar das melhores maneiras de como falar em público sem mencionar o livro de Dale Carnegie é um grande equívoco. Essa obra (Como Falar em Público e Encantar as Pessoas) é largamente conhecida no meio da comunicação e tem a missão de ajudar pessoas a se tornarem grandes oradores.
Qualidades como autoconfiança, carisma, segurança, conhecimento, eloquência são habilidades que podem ser treinadas, lapidadas para se tornarem grandes aliadas na nossa “luta” de comunicar com eficácia para encantar diferentes públicos. Não deixe de ler e reler esta obra!
Quem pode te ajudar a falar em público e encantar as pessoas?
A resposta para esta questão é simples: o Clube da Fala. Aqui você conhecerá suas principais necessidades por meio de um atendimento personalizado, que identificará os pontos que precisam de ajustes para que a sua Oratória alcance a excelência.
Através de um time experiente e que entende exatamente o valor de como falar em público, você terá à sua inteira disposição um leque de possibilidades para mergulhar de cabeça no mundo da Oratória. Por isso, hoje, a sua melhor ação é clicar aqui e conhecer o que há de melhor na arte de falar.