A luta por uma boa imagem, por uma boa impressão a seu respeito por parte das pessoas deve ser uma das metas de todo profissional que busca a excelência, que procura evoluir na carreira. Mas, para que isso se torne realidade, é fundamental que cada um aprenda como criar sua marca pessoal.
E quando falamos em marca pessoal, é preciso deixar claro que isso não tem nada a ver com o que você mesmo pensa a seu respeito, mas sim àquilo que as pessoas pensam sobre você. O que você desperta nas pessoas? Quais as qualidades que ficam marcadas quando alguém se lembra de você?
Percebe como isso é importante, em especial quando estamos construindo uma carreira de sucesso, degrau a degrau? Sim, é essencial, pois abre portas para que você se destaque. Porém, muitos deixam isso de lado e focam em outras questões. O resultado? Deixamos nossa imagem em segundo plano.
Todos nós somos uma marca e precisamos aceitar essa ideia como fundamental para a evolução da nossa vida profissional. Por isso, hoje é o dia de você entender todos os detalhes de como criar a marca pessoal. Você ficou interessado? Que ótimo! Então continua acompanhando aqui com a gente.
Você sabe o que é Personal Branding?
A sua imagem fica marcada na cabeça das pessoas, e não tem como evitar isso. Ou seja, se permitimos que seja externada uma imagem qualquer, sem a menor preocupação em transmitir boas qualidades, todo mundo à nossa volta nos verá como uma pessoa qualquer, igual ou pior do que as outras pessoas.
Será que isso é bom? “Ah, eu não me importo com o que as pessoas pensam a meu respeito”. Você já deve ter ouvido essa frase diversas vezes na boca de muitas pessoas. Talvez você mesmo diga isso a todo o momento. Mas, se analisar a sua vida profissional, acreditamos que vai rever esses conceitos.
E quando você começa a analisar a importância da sua imagem, da sua marca pessoal, se inicia uma estratégia de Personal Branding. Com isso, passa-se a entender a importância da gestão da sua marca, a fim de que seja criada uma presença positiva para que você seja visto como autoridade no seu segmento.
Para exemplificarmos como a nossa imagem tem força, vamos imaginar um líder de uma corporação tradicional. Ele ocupa um cargo importante na empresa em que trabalha. É um grande profissional, tem diversos cursos e especializações na área em que atua e é dono de uma grande experiência.
Tudo isso seria mais do que suficiente para ele ter uma imagem de respeito e autoridade no departamento que lidera e na empresa como um todo. Mas esse líder se veste mal, não mantém o cabelo cortado e anda sempre com um visual “despojado”. Será que essa imagem equivale ao cargo que ele ocupa?
É claro que não, concorda? Quando consideramos uma empresa tradicional, bastante formal, facilmente vamos perceber que a imagem que ele transmite para as pessoas não combina com a posição que ele ocupa. Isso prejudica – muito – a imagem dele e, consequentemente, a construção da marca.
Resumindo, o Personal Branding cria conexões ao redor de você, constrói uma imagem que faça sentido dentro da sua estratégia de boa imagem, ou seja, se a busca é como criar marca pessoal, precisamos olhar esta ferramenta com bons olhos, e não como mero detalhe.
Como criar a minha marca pessoal?
Agora que você já entendeu que não tem a menor possibilidade de você abrir mão do Personal Branding para a construção da sua carreira, é hora de criar a sua marca pessoal e começar a ser lembrado como alguém que é realmente diferenciado no segmento em que atua. Tome nota e coloque em prática.
1 – O Autoconhecimento
Você sabe quem você é realmente? Tem consciência das suas habilidades, da sua capacidade, valores e crenças? É a partir desse conhecimento que você vai definir como criar marca pessoal e formatar o tom da sua comunicação, daquilo que será lembrado pelas pessoas quando pensarem em você.
Tenha em mente que a sua história pode inspirar pessoas, e isso terá influência na maneira como você deseja ser lembrado. Por isso, olhe agora para você e levante os pontos fortes da sua história. É por aí que começa a sua jornada de criação de uma marca pessoal forte e duradoura.
2 – Aprenda a escutar
A melhor alternativa para entender como as pessoas estão te vendo é sendo um bom ouvinte. Quando escutamos as pessoas, conseguimos avaliar se estamos sendo lembrados da maneira que desejamos ou se é necessário fazer alguns (ou muitos) ajustes.
O ideal é que a percepção das pessoas a seu respeito equivalha aos seus objetivos, à forma como você deseja ser visto e compreendido. Se houver um ruído neste ponto, é hora de mudar o plano de voo e reconstruir o caminho para o sucesso na carreira.
3 – Limpe a sujeira da sua rede social
A rede social, atualmente, tem uma forte influência sobre a percepção que as pessoas têm a nosso respeito. É por ela que muitas vezes os outros entendem quem somos; estereótipos são criados e, em diversos casos, isto prejudica demais a nossa imagem.
Até mesmo em processos seletivos, a nossa imagem nas mídias sociais ajudam a construir um conceito a nosso respeito. Portanto, faça um raio-x nas suas redes sociais e limpe aquilo que nada tem a ver com a sua estratégia de criação de marca.
4 – Quem é o seu público-alvo?
Para quem é importante você construir uma imagem positiva? Talvez não para todas as pessoas, mas existem grupos que são estratégicos. E é para estes que precisamos voltar a nossa atenção, pois serão determinantes na construção da nossa marca pessoal.
Em outras palavras, se o seu interesse é como criar marca pessoal, é essencial que você conheça a fundo o seu público. Isso te ajudará a definir qual a linguagem ideal para transmitir exatamente a imagem que você deseja que eles tenham a seu respeito.
5 – Defina, de uma vez por todas, quem você é
Sem rodeios, é preciso que você seja assertivo neste ponto: quem você é? Ou melhor: como você quer ser visto? A resposta será a sua imagem pessoal, ou seja, o ponto principal da nossa conversa de hoje. E tenha consciência: este é o ponto definidor do seu Personal Branding.
Isto é, quando você define seu verdadeiro interesse, estabelece seus propósitos pessoais e profissionais e identifica seu público-alvo, tem à disposição as informações mais relevantes para alavancar sua marca pessoal. Entendeu agora como criar marca pessoal?
Então é hora de dar um start nisso! Entre em contato com nosso time para aprimorar mais ainda seu marketing pessoal!