Nos dias de hoje, ninguém tem tempo para nada. Por isso, quando pensamos em carreira e nos melhores caminhos para estabelecer uma comunicação positiva e que não gere problemas, precisamos investir numa fala assertiva, aquela que vai direto ao ponto e transmite a mensagem correta.
E você sabe que essa questão é uma das grandes dificuldades de muitas empresas e também de diversos profissionais? Sim, em especial porque há muita informação disponível, mas nem tudo é essencial e relevante para todos os momentos. A consequência disso são os ruídos na comunicação.
Neste cenário, você percebe o tamanho do problema que podemos ter quando não aprendemos a utilizar uma fala assertiva? Seja nos relacionamentos interpessoais ou mesmo no dia a dia do nosso trabalho, as informações mal compartilhadas podem gerar conflitos e problemas desnecessários.
Desta forma, é aconselhável que você domine a arte de falar bem, e isso engloba ser assertivo em suas colocações, o mais claro e objetivo possível para se fazer entender facilmente por todas as pessoas, com os mais diferentes perfis e graus de entendimento. Vamos falar um pouco sobre isso?
Você sabe o que é uma comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é aquela que possui clareza e objetividade suficiente para ser facilmente compreendida e com o mínimo de possibilidade de ser interpretada de forma equivocada. É o tipo de comunicação que podemos considerar como eficiente.
E quando trazemos esse conceito para o viés profissional, percebemos que se encaixa perfeitamente com o “clima” deste segmento. Isso se explica porque no dia a dia de trabalho, vivemos sobrecarregados de tarefas e prazos e, por isso, estamos propensos a não dar conta do recado pelo excesso de trabalho.
Para facilitar este processo, uma fala assertiva cai “como uma luva” no desenvolvimento de todas as nossas ações, pois ela faz o processo produtivo fluir com mais naturalidade e clareza, onde todos entendem os caminhos, os motivos, as metas e, enfim, tudo o que acontece no âmbito profissional.
A fala assertiva constrói um discurso consistente e diminui a possibilidade de ruídos na comunicação. E quando atingimos o patamar da assertividade, evitamos ao máximo os problemas, simplesmente porque a maior parte dos desencontros é consequência de informações mal compartilhadas.
Como ter uma fala assertiva?
Agora que já deixamos clara a importância da fala assertiva para a fluidez da comunicação, é hora de colocarmos a mão na massa para tornar isso uma realidade no nosso ambiente de trabalho e nas nossas relações pessoais e profissionais. Separamos dicas valiosas para você. Vamos a elas?
DICA 1 – Conheça totalmente o assunto
Quando dominamos determinando assunto, aumentamos a possibilidade de abordá-lo de forma mais coerente, facilitando o entendimento por parte das pessoas com quem nos comunicamos. Por isso, prepare-se para falar, estude e tenha empatia para entender os motivos e comunicar corretamente.
DICA 2 – Busque a empatia para o seu discurso
Quando nos predispomos a nos colocar no lugar das pessoas, conseguimos entender determinadas atitudes e posicionamentos. Com isso, conseguimos ouvir nossos colegas de trabalho, compreender seus objetivos e, assim, comunicar de maneira assertiva, com resultados mais saudáveis e positivos.
DICA 3 – Escute as pessoas
Essa não é uma missão muito fácil nos dias de hoje. Por características próprias ou em função da aceleração dos processos, todos nós temos cada dia mais pressa, mais atribuições, menos tempo e menos paciência para ouvir a opinião das pessoas.
Mas quando desenvolvemos uma escuta ativa, conseguimos resolver conflitos com mais facilidade, contornar crises, gerir relacionamentos e gerar entendimento, simplesmente porque entendemos as motivações que levaram àquele problema em questão.
DICA 4 – Atenção ao que você fala
Não caia no erro de afirmar categoricamente que só ocorreram problemas na comunicação porque as pessoas não entenderam o que você disse. Pode ser que a interpretação equivocada tenha ocorrido porque você não se comunicou de maneira clara e objetiva.
DICA 5 – Para cada público, uma mensagem específica
Desista da ideia de pensar que um único formato de se comunicar alcançará todas as pessoas com qualidade. Isso não vai ocorrer! Ao contrário, defina seu público e, a partir disso, personalize a sua comunicação. O entendimento será muito maior e os ruídos praticamente desaparecerão.
DICA 6 – O bom humor é assertivo
Quando você investe no bom humor, aumenta as chances de as pessoas prestarem mais atenção em você e a tudo o que comunica. Pessoas bem-humoradas geralmente conseguem se aproximar mais dos outros. E, quando há interesse, mais assertivo se torna aquilo que você compartilha.
DICA 7 – A emoção ajuda muito
Quando nos comunicamos com entusiasmo, transmitimos a ideia de que aquilo que estamos falando é realmente importante e, por isso, merece a maior atenção das pessoas. Consequentemente, o seu público terá mais interesse pelas suas palavras, que serão bem entendidas e interpretadas.
DICA 8 – A linguagem corporal auxilia a assertividade
O corpo fala e dá força para a sua comunicação escrita e falada. Desta forma, tenha muita atenção para os sinais emitidos pelo corpo, que é capaz de mostrar se o destinatário está entendendo a sua mensagem. Preocupe-se também com os sinais que você transmite com a sua linguagem corporal.
Por que contar com o Clube da Fala para ser assertivo?
Chegamos à conclusão que a comunicação assertiva é fundamental para o sucesso do seu trabalho e dos seus relacionamentos. O próximo passo é colocar em prática as dicas que compartilhamos. Porém, há outra possibilidade com que você pode contar para se tornar mais assertivo: o Clube da Fala.
Sabe por quê? Porque o Clube da Fala tem aquilo que você precisa para se comunicar de maneira clara e objetiva, com a qualidade necessária para ser entendido por qualquer tipo de público, diminuindo a margem de ocorrência de ruídos na comunicação.
Este processo é realizado com o auxílio de professores experientes e que possuem a capacidade de identificar todas as suas necessidades e, com isso, transformar a sua forma de se comunicar. Quem ganha com isso é você e todos aqueles que ajudam a construir a sua carreira.
Por isso, se você quer se comunicar com clareza, é hora de entrar em contato com o Clube da Fala para entender o que está faltando para a sua comunicação. Clique aqui e conheça todos os nossos cursos.