A nossa voz é um dos instrumentos mais importantes quando estamos nos comunicando. Com ela, verbalizamos pensamentos, sentimentos, nossa personalidade e levamos uma mensagem para o destinatário. Por este motivo, cuidar da saúde vocal é uma necessidade vital quando tratamos de Oratória.
Sim, a nossa voz vale ouro e merece todo o nosso cuidado. E para você ter uma noção bem clara do quanto ela é essencial no nosso dia a dia, pense nas dificuldades que sentiu para se comunicar quando esteve rouco ou totalmente sem voz. Foi um incômodo enorme e houve muito gasto de energia.
Percebe, com isso, a importância de mantermos a saúde vocal? Para estabelecer uma comunicação não verbal, além dos gestos, temos a voz como o principal veículo transmissor de mensagem. Por isso, quanto mais saudável, maior a possibilidade de que não haja ruídos.
Dessa forma, quando tratamos da arte de falar em público, não podemos abrir mão dos cuidados inerentes à nossa voz. Foi por este motivo que preparamos as principais dicas para que você acabe com os riscos de transtornos vocais. Continue acompanhando aqui com a gente. A sua voz vai te agradecer muito!.
O que são pregas vocais e por que elas são importantes na Oratória?
Quando respiramos, as pregas vocais se mantêm abertas e, quando estamos nos comunicando, elas mantêm-se fechadas e vibram, próximas uma da outra. São bastante sensíveis e, por isso, precisam receber um tratamento especial a todo o momento.
A sua forma se modifica de acordo com o tom da nossa mensagem. Para você ter uma ideia do que estamos falando, basta imaginar que quando estamos falando com a voz mais aguda, as pregas vocais ficam mais estreitas, ao mesmo tempo em que ficam mais soltas quando o tom grave é predominante.
Dessa forma, quando falamos de Oratória e da arte de falar bem para diversas pessoas, numa palestra, apresentações de resultados do nosso departamento profissional ou mesmo numa conversa informal do dia a dia, nós precisamos considerar que a maior porcentagem neste processo vem da nossa voz.
Sendo assim, a saúde vocal deve ser uma das principais preocupações de todas as pessoas que precisam deste instrumento diariamente para exercer a profissão, cativar pessoas e lidar com conflitos comuns em todas as relações interpessoais.
Por isso, é fundamental que procuremos a todo custo evitar inflamações, tensões e o uso excessivo, como falar durante muitas horas sem descanso ou gritar excessivamente. Além disso, a saúde vocal, ao contrário do que muitos pensam, não é uma busca apenas de cantores, mas sim de todas as pessoas.
Quais as principais dicas para melhorar a saúde vocal?
Agora que você já tomou consciência de que a saúde vocal deve ser uma busca diária de todas as pessoas, seja em momentos de interação da vida pessoal ou no exercício da nossa profissão, é hora de ter acesso a importantes dicas para manter a nossa voz sempre saudável e descansada. Veja só:
1 – A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÁGUA
Vamos começar com uma dica bem simples, mas que faz toda a diferença para a nossa saúde vocal: beber água. Isso porque as nossas pregas vocais, quando bem hidratadas, têm a sua qualidade mantida. Por isso, quando estiver falando para uma plateia, por exemplo, beba pequenos goles de água na temperatura ambiente.
2 – EVITE O EXCESSO
Em alguns casos, é inevitável falar muito. Seja numa apresentação extensa ou mesmo numa interação interpessoal, há momentos em que a exigência é pelo uso continuado da voz. Mas, salvo algumas exceções, é fundamental evitarmos a utilização excessiva da voz.
Sendo assim, procure descansar a sua voz o máximo que você puder. Isso evitará o estresse das suas pregas vocais que, como já mencionamos, são bastante sensíveis. Boas noites de sono são ótimos remédios para manter a saúde vocal.
3 – AQUEÇA A VOZ
Essa é uma ação que poucos fazem (assim como desaquecer, que será a nossa próxima dica). Aquecer a voz é uma ação que deve fazer parte do nosso dia a dia, em especial quando estivermos prestes a utilizar a voz por um período extenso, como em uma importante apresentação de trabalho.
Sabe aquele aquecimento que fazemos, antes de começar a treinar em uma academia, para preparar a nossa musculatura? Com a voz funciona da mesma forma: o aquecimento das pregas prepara a musculatura da nossa voz para que ela suporte a pressão de uma longa utilização.
4 – DESAQUEÇA A VOZ
Se aquecer a voz é um detalhe que, muitas vezes, é deixado de lado, desaquecer é ainda mais raro. Mas, a partir de agora, procure se lembrar de que desaquecer é tão importante quanto aquecer a voz. Isso manterá a qualidade da sua voz.
5 – NÃO GRITE
O grito faz muito mal à nossa voz. Seja para chamar a atenção do público, para competir com um ambiente onde há muitos ruídos (ou falatório) ou mesmo numa situação em que estamos bastante estressados, o grito força em excesso as nossas pregas vocais, que ficam mais estreitas e cansadas.
6 – CUIDADO COM AS FAMOSAS PASTILHAS
A dor é um sinal do organismo de que algo não está em seu melhor funcionamento e precisa de cuidados. Isso funciona para a voz também. E o uso de pastilhas prejudica nossos cuidados para manter a voz saudável. Isso se explica pelo fato de que elas anestesiam e causam uma sensação de alívio.
Essa sensação de melhora esconde o problema mostrado pela dor e nos impulsiona a utilizar a voz na sua potencialidade máxima. Como consequência, nós não descansamos a voz e ela se prejudica ainda mais, piorando o quadro de dor.
7 – QUEM PODE TE AJUDAR A CUIDAR BEM DA VOZ?
Temos profissionais qualificados para nos orientar quanto aos melhores cuidados com a voz. No desenvolvimento de seu trabalho, nos ensinam a utilizar a voz da melhor maneira, com a impostação vocal correta e a devida colocação em diferentes situações.
E quando falamos de saúde vocal, nada melhor do que contar com o auxílio dos professores do Clube da Fala, que são profissionais bastante experientes e que estão preparados para te ajudar a manter a sua voz sempre saudável e preparada para uma boa Oratória.
Clique aqui e converse com a equipe do Clube da Fala.