A arte de falar bem é uma habilidade que deve fazer parte de qualquer profissional que busca evoluir na carreira e ganhar credibilidade. Seja qual for sua área de atuação, a Oratória se tornou um requisito essencial para todo mundo e, dentro desse contexto, há um ponto a destacar: a projeção vocal.
Sim, por mais que as expressões corporais tenham importância destacada na comunicação, além da empatia, do falar gramaticalmente correto, entre outros, se não soubermos projetar nossa voz, perderemos a atenção e a consideração do público. Uma voz muito alta ou muito baixa não cativa ninguém.
E você já deve ter se deparado com pessoas que gritam demais ou que “falam para dentro”. Qual a sua sensação ao presenciar situações em que a emissão da voz do palestrante tornou-se um grande obstáculo para a sua compreensão? Não deve ter sido algo agradável, correto?
É por este motivo que hoje nós vamos conversar bastante como ter uma projeção vocal satisfatória. É fundamental que terminemos este post com a certeza de que a nossa voz tem a capacidade de abrir portas, cativar pessoas e nos destacar positivamente na carreira. Por isso, continue aqui com a gente.
O que você deve entender sobre a projeção vocal?
Você sabe exatamente do que se trata a projeção vocal? De maneira bem simples e direta, vamos entender esse termo como uma técnica que nos permite emitir a voz com bastante clareza e com a potência necessária para alcançar todo o seu público de maneira satisfatória.
À primeira vista, é bem possível que alguém afirme que é uma coisa complicada de realizar, mas tenha a certeza de que, ao final desta postagem, você terá as informações necessárias para fazer uma boa projeção vocal. Mas se, mesmo assim, houver dúvidas, vamos mostrar quem pode te ajudar.
Além disso, a importância de dominar as técnicas de projeção vocal está não apenas na capacidade de falar e ser bem ouvido, mas também de saber lidar com momentos de incerteza, tensão e nervosismo, que são bastante comuns quando temos que falar para muitas pessoas.
Nessas situações, em especial, essa instabilidade influencia bastante na projeção vocal. Por isso, quando aprendemos a “colocar” a nossa voz, independente do momento em que estejamos vivendo, passamos a nos sentir mais seguros e capazes de falar com qualidade vocal.
Em suma, podemos afirmar que a projeção vocal traz diversos benefícios, como:
– Melhor compreensão por parte dos nossos ouvintes.
– Mais confiança para falar para públicos diferentes.
– Noção do volume de voz ideal para diferentes situações, lugares e quantidades de pessoas.
– Melhor entonação.
– Evolução na dicção.
Percebe a quantidade de benefícios que temos para a nossa comunicação quando utilizamos a projeção vocal de maneira acertada? É por este motivo que temos a certeza de que você colocará em prática todas as dicas que daremos a seguir. Tome nota!
Como ter uma boa projeção vocal?
1 – ADEQUAÇÃO DO VOLUME
Para iniciar, uma certeza: para cada plateia, um volume diferente. Ou seja, não existe um volume que seja único; muito pelo contrário, você precisa identificar a situação em que terá que se comunicar e, a partir disso, estabelecer o volume que seja mais satisfatório para o momento em questão.
Sendo assim, avalie a quantidade de pessoas presentes. Feito isso, opte por aquilo que não julgar baixo demais (dá a ideia de insegurança e desconhecimento do tema) e nem alto demais (incômodo e perda do interesse por parte da plateia).
Além disso, tenha em mente uma verdade: falar alto não é a mesma coisa do que gritar. Enquanto gritar demonstra descontrole e falta de educação, falar alto se refere a ter a capacidade de direcionar a sua voz de maneira que toda a plateia compreenda com qualidade o teor de suas palavras.
Sendo assim, lembre-se que quanto maior a quantidade de pessoas, maior a necessidade de projeção vocal. Ao mesmo tempo, a sua colocação vocal deve ser diferente quando estiver se comunicando com um número pequeno de pessoas.
2 – NÃO VÁ TÃO DEPRESSA
Quando uma pessoa, ao se comunicar, fala rápido demais, isso tende a dificultar a compreensão das pessoas que, com o tempo, se sentem incomodadas e perdem o interesse pelo conteúdo compartilhado; por isso, diminua o ritmo.
E, quando fazemos isso, conseguimos pronunciar as palavras com mais clareza. Além do fato de que ganhamos a oportunidade de fazer pausas, que nos permitem recuperar o fôlego, dar mais ênfase ao discurso e conseguir um melhor entendimento por parte das pessoas.
Porém, precisamos sempre lembrar: se falar rápido demais é ruim, quando nos comunicamos muito devagar geramos uma monotonia à fala. Se fizer isso, a única coisa que vai conseguir compartilhar com a plateia é sono e total desinteresse pelo seu conteúdo.
3 – A RESPIRAÇÃO
Quando o assunto é projeção vocal, a respiração tem papel destacado para o bom resultado da nossa fala. E isso se explica porque a função da respiração é dar ritmo ao discurso, o que ajuda o comunicador a transmitir as ideias com o exato enfoque pretendido.
E não se esqueça: sem ar, não há voz. Por isso, acostume-se a respirar de maneira regular ao longo do seu discurso. Faça pausas, respire e pense com mais clareza e precisão a respeito do que você deseja e precisa dizer. A boa projeção vocal precisa muito da parceria com a sua respiração.
Onde posso aprender a projetar a voz?
O time de professores do Clube da Fala possui a experiência necessária para trabalhar a projeção vocal junto com você. Através de um atendimento personalizado, você aprenderá a colocar a sua voz de maneira satisfatória para diferentes quantidades de pessoas e em ambientes distintos.
Por isso, é hora de se tornar um grande comunicador e acabar de vez com a dificuldade de projetar a sua voz, pois a sua carreira depende – muito – da sua capacidade de falar bem, com desenvoltura, num tom agradável e que seja capaz de conquistar diferentes perfis de plateia.
Clique aqui e aprenda logo a como ter uma boa projeção vocal.