A vida de hoje em dia é muito corrida, seja qual for o seu segmento de atuação. E mesmo para aqueles que somente estudam, há sempre a sensação de que o tempo ficou mais curto, enquanto o número de tarefas aumenta, a ponto de não conseguirmos dar conta. Uma ótima saída para isso é a Técnica Pomodoro.
Sim, nessa “loucura” que são os tempos modernos, precisamos buscar alternativas para cumprir todas as nossas obrigações e ainda ter tempo de sobra para descansar e viver. Se não for dessa maneira, teremos cada dia menos oportunidades de evoluir como pessoas e como profissionais.
Percebe como esse contexto faz parte da sua vida e de praticamente todas as pessoas à sua volta? E, se pararmos para analisar tudo o que tem acontecido com o desenvolvimento da tecnologia, é possível notar que o tempo tende a ficar mais escasso.
É por este motivo que hoje vamos conversar bastante sobre o que é Técnica Pomodoro e como ela pode ser aplicada nos seus processos de trabalho, de estudo e na sua vida de forma geral. E esteja certo (a) de que o seu sucesso passa muito por esta ferramenta de gestão. Continue aqui com a gente.
O que é Técnica Pomodoro?
O italiano Francisco Cirilo foi o grande criador da Técnica Pomodoro. No ano de 1988, ele criou uma eficiente ferramenta que nos ajuda a gerir o nosso tempo, a ponto de conseguirmos trabalhar, estudar, cumprir com todas as nossas obrigações e, ainda, termos momentos de descanso e descontração.
Vivendo nos dias de hoje, é possível que, à primeira vista, você afirme que isso não é possível. E esse sentimento é influenciado porque temos sempre a sensação de que mesmo que o dia tivesse 25 horas, não seríamos capazes de dar conta de tudo e ainda viver um pouco.
Mas, mesmo que tudo pareça afirmar o contrário, a Técnica Pomodoro nos ensina como ter o tempo como nosso aliado. Em outras palavras, aprendemos a fazer um gerenciamento de nossas atividades para que elas trabalhem por nós, e não o contrário, como geralmente temos feito.
Sendo assim, é de se imaginar que você já esteja interessado mesmo em saber o que é Técnica Pomodoro e como colocá-la em prática o mais rápido possível. Afinal, a atmosfera de trabalho full time que temos vivido tem tirado a nossa energia e estímulo.
Na prática, aprendemos a cumprir metas em quantidade e com a devida qualidade que cada uma merece. E mais: desenvolvemos maneiras de medir o nosso desempenho e detectar tudo o que tem nos atrapalhado ao longo dos dias. É ou não é o que todos nós precisamos?
Como funciona a Técnica Pomodoro?
Em italiano, Pomodoro significa tomate. Mas por que esse nome? Respondendo a essa questão, vamos considerar que ela se relaciona com o tempo necessário para a realização de cada uma das tarefas que temos que cumprir num determinado período do nosso dia.
Cada pomodoro é dividido em quatro partes de 30 minutos cada, e esse tempo equivale à duração de realização de uma tarefa em específico. E foi isso que o criador da Técnica Pomodoro fez: ele tinha um despertador em formato de tomate (daí o nome, entende?).
Esse relógio era programado para “girar” durante 25 minutos e, quando alcançava esse tempo, ele despertava. Assim, ele tinha 5 minutos para descansar e, após isso, reiniciava uma nova tarefa que duraria os mesmos 25 minutos, e assim sucessivamente, até completarmos 2 horas.
Ou seja, em duas horas, ele realizava quatro períodos de atividades, onde ficava 100% focado, sem interrupções, e descansava em 4 momentos, durante 5 minutos. Os resultados alcançados foram considerados pelo autor como altamente satisfatórios, eficientes e propícios para uma ótima gestão de tempo.
Sendo assim, trazendo para os dias de hoje, use o despertador do seu celular. Faça programações de 25 minutos e anote na sua agenda ou no bloco de notas do seu smartphone as atividades a serem realizadas. No final deste período, descanse por 30 minutos e, depois, reinicie um novo ciclo de tarefas.
Ainda, de acordo com as diretrizes da Técnica Pomodoro, é importante que no período de 5 minutos de descanso, que você não realize nada que exija um esforço mental. Esse período é fundamental para que o seu cérebro se reorganize, integre o que você realizou e se prepare para o novo ciclo.
Benefícios da Técnica Pomodoro
Não é somente a eficiente gestão do seu tempo que vai ser beneficiada com o uso regular da famosa Técnica Pomodoro. Existem diversas vantagens que podem ser agregadas aos seus dias a partir do momento em que você colocá-la em prática. Veja só:
1 – Alívio da ansiedade, que é algo muito comum nos dias de hoje.
2 – Mais motivação para o cumprimento de todas as nossas tarefas diárias.
3 – Torna as pessoas mais determinadas e focadas na realização das atividades.
4 – Evolução dos nossos processos e mais eficiência.
5 – Melhora a disciplina, mesmo quando tratamos de situações difíceis.
6 – Ajuda na tomada de decisões mais complicadas.
Quem pode utilizar a Técnica Pomodoro?
Esse processo maravilhoso que é a Técnica Pomodoro serve para todas as pessoas, de diferentes idades e que atuam nos mais variados segmentos de atividades. Isso significa dizer que ela contempla estudantes, profissionais com pouca experiência e mesmo aqueles que já estão há tempos no mercado.
Por isso, esse é o momento ideal para você começar uma nova experiência com a Técnica Pomodoro. Escolha 4 atividades que você pode realizar em sequência no seu dia, programe o seu relógio e execute. Avalie o que foi bom e o que precisa de ajustes. Os resultados vão melhorar ao longo do tempo.
Aqui no Clube da Fala , essa é uma metodologia que geralmente utilizamos e que faz toda a diferença para o sucesso das nossas ações e gerenciamento do nosso tempo. Nós respiramos comunicação e Oratória e essa técnica nos ajuda de forma eficiente.
Até mesmo para a realização de palestras ou reuniões, quando aprendemos a dividir o nosso tempo em frações, aprendemos a maneira correta de sermos mais objetivos e assertivos, gerando uma comunicação mais clara e capaz de alcançar todas as pessoas. Vamos colocar a Técnica Pomodoro em prática?
Clique aqui e fale com nossa equipe!