Liderar pessoas é muito mais do que ocupar um cargo de destaque. Trata-se de uma responsabilidade que poucos conseguem fazer com maestria e qualidade, mas para que isso seja possível, é essencial conhecer as habilidades que o líder precisa ter. Com isso, você poderá desenvolver essas valências.
É plenamente possível que todas as pessoas desenvolvam a liderança, pois estamos falando de uma parte de nossa vida que pode ser alcançada através de treinamentos específicos para que saibamos usar de diversas ferramentas na hora certa e com as pessoas mais indicadas.
Percebe a importância de saber as habilidades que o líder precisa ter? Muito mais do que saber, é fundamental conhecer quem pode te ajudar a desenvolver essa capacidade e, com isso, começar a almejar esta oportunidade de crescimento profissional.
Por isso, selecionamos para você as principais informações, aquelas que vão servir para lhe ajudar a liderar pessoas diferentes e estar à frente de grandes equipes de trabalho. Chegou a hora de evoluir, liderar e conquistar o espaço que sempre sonhou. Acompanhe aqui com a gente.
O que é ser um líder?
É comum verificarmos as pessoas achando que só porque alguém está em um cargo de chefia é, necessariamente, um líder. Isso não é verdade, e é por este motivo que precisamos deixar bem claro quem é, o que faz e quais as principais habilidades que eles possuem para gerir diversas pessoas ou grupos.
Então, vamos deixar claro que liderar é ser um norte para as pessoas. É uma capacidade de extrair o que há de melhor em cada colaborador a fim de que todo o processo seja favorecido. O líder tem a nobre missão de fazer o grupo manter-se sempre motivado e produtivo, em ascensão.
A partir disso, consegue identificar quem são os líderes que você conhece? Eles não são iguais; cada um possui uma maneira de gerir as pessoas e lidar com os relacionamentos, mas em geral, o objetivo é sempre o mesmo: buscar o que existe de melhor para o todo.
Veja quais são as habilidades que o líder precisa ter:
Você é um líder e deseja aprimorar essa capacidade? Ou você sempre almejou estar nesse patamar, mas nunca conseguiu encontrar o caminho para isso? De uma forma ou de outra, o importante é tomar posse das habilidades que separamos para você ser o melhor de todos os líderes. Veja só:
1 – Relacionamento – um líder de sucesso sempre procura manter boas relações com os membros da equipe que está à frente e também com outros líderes. Além disso, ele sabe ouvir, valorizar boas ideias e fazer com que as pessoas se sintam motivadas.
Assim, os relacionamentos que os líderes constroem são a ponte para o sucesso de seus trabalhos. Através disso, conseguem gerir pessoas com tranquilidade e fazer com que todos sigam na mesma direção e com a motivação necessária para o cumprimento de uma tarefa específica.
2 – Autoconhecimento – um bom líder conhece o que há de bom em si. Essa capacidade é vista como um grande diferencial positivo, pois torna-se ainda mais possível se tornar uma referência. Quando sabemos quem somos e o que podemos fazer, fica mais fácil de nos colocarmos em todas as situações.
E não para por aí: o líder que possui autoconhecimento tem a capacidade de lidar com as próprias emoções e, com isso, consegue manter o equilíbrio em momentos de dificuldade, que são tão comuns em qualquer área de atuação. Medo, ansiedade e insegurança são pontos que não ganham corpo na vida de um bom líder.
3 – Comunicação – a comunicação é a base de tudo. Por ela, conseguimos gerar entendimento nas pessoas para que atuem de forma acertada em seus ofícios. Por isso, um líder de sucesso sabe como ninguém ouvir, ter empatia e ser bastante assertivo para otimizar diversas funções.
E de comunicação e Oratória o Clube da Fala entende como ninguém. É, portanto, uma ótima oportunidade para você conhecer o que há de melhor em matéria da capacidade de falar para grandes grupos, gerando muito conhecimento técnico.
4 – Motivação – quando um líder consegue manter a sua equipe motivada, os resultados alcançados são surpreendentes. Há um engajamento maior, uma dedicação extra e uma vontade de fazer cada dia mais e melhor. Por isso, essa habilidade vale ouro para transformar a gestão de um líder em sucesso.
Imagine um colaborador que está motivado e feliz no local onde trabalha. Esse sentimento apresentado por ele é resultado de um trabalho árduo desenvolvido pela liderança que o acompanha. Quando isso acontece, quem ganha é toda a equipe. Ponto para o líder!
5 – Empatia – essa é uma habilidade que o líder precisa ter em todos os momentos da sua trajetória. Quando você possui a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, tem em suas mãos a sensibilidade necessária para entender as necessidades e motivos de cada colaborador.
Consequentemente, você consegue entender o que precisa ser feito, gerando nas pessoas aquela sensação boa de que está sendo valorizada. Esse ponto aproxima, gera afinidade, aumenta a interação e a vontade de fazer todo o grupo crescer e se desenvolver.
6 – Feedback – essa é uma estratégia infalível para desenvolver a boa liderança. A partir do momento que você mantém uma conversa regular com a sua equipe, consegue valorizar as potencialidades de cada um e, também, identificar pontos que precisam de ajustes e de melhorias.
Naturalmente cresce a motivação e as possibilidades de que a evolução de cada um seja constante. Esse retorno que o feedback é capaz de dar acelera o desenvolvimento individual e também o coletivo. Todo mundo sai ganhando quando sabemos onde é possível crescer.
7 – Oratória – essa habilidade vale ouro e você não pode abrir mão. Quando um líder domina a arte de falar bem, consegue ter credibilidade frente à sua equipe, serve de bom exemplo, atua com empatia e é capaz de lidar com tranquilidade em situações desequilibradas.
E aqui no Clube da Fala você vai encontrar uma série de cursos e profissionais que realmente são capazes de te ajudar a obter as principais ferramentas que o líder precisa ter. Por isso, entre em contato com o Clube e comece já a se tornar o líder que sempre sonhou.
Por que um líder precisa desenvolver essas habilidades?
Agora que você já sabe quais são as habilidades que todo líder precisa, um questionamento possível é entender o porquê da necessidade de dominar tantas habilidades e ferramentas? Se o líder já está à frente de uma equipe, não bastaria dar ordens e diretrizes para que tudo acontecesse?
A resposta é um sonoro “não”. Isso porque não basta distribuir ordens para os liderados (isso seria apenas um chefe). A grande função do líder é fazer uma constante gestão de pessoas, e essa tarefa vai muito mais além do que mandar e esperar que os resultados sejam obtidos a qualquer custo.
Na prática, um líder precisa ter em mente que lidar com pessoas é uma tarefa que exige sensibilidade, jogo de cintura, empatia, assertividade e uma enorme capacidade de encontrar soluções que sejam benéficas para a empresa e para todos os envolvidos no processo.
E caso o líder se acomode e não dê valor para as habilidades que citamos anteriormente, nunca será uma referência, não trará motivação para o grupo e não conseguirá absorver o melhor de cada colaborador. Aos poucos, o desequilíbrio ficará visível e as perdas serão sentidas por todos.
Quais são as consequências de ter uma liderança que não sabe se comunicar?
A comunicação é a principal habilidade que todos os profissionais precisam dominar para evoluir na carreira e construir um histórico respeitável e repleto de conquistas. E quando nos referimos àqueles que devem gerir pessoas, veja o que acontece quando não sabem interagir:
- Um líder que não domina a arte de falar e impactar pessoas não consegue influenciar atitudes e posturas profissionais. Dessa forma, não consegue ser o norte, a referência para os liderados.
- Quando não há comunicação na atuação de um líder, ele não gera confiança entre a sua equipe. Dessa forma, as pessoas não se sentem seguras para desenvolver o trabalho e seguir novas diretrizes.
- Quando falta a habilidade da comunicação para um líder, ele não consegue engajar os colaboradores. Com isso, há muita individualidade, desequilíbrio e um clima organizacional bastante difícil.
- Se a comunicação de um líder é deficiente, os ruídos estarão sempre presentes e, consequentemente, haverá equívocos, desencontros e muitos conflitos entre os envolvidos.
Sinais de que a sua empresa tem líderes que não sabem se comunicar
1 – Não há diálogo. A comunicação existente tem apenas uma via: o líder fala, manda, distribui ordens e diretrizes e não ouve os colaboradores.
2 – Não existe feedback construtivo. O único retorno que o líder dá para os colaboradores são as cobranças relativas a metas não alcançadas ou erros.
3 – Há insegurança por parte do líder. O fato do gestor não se sentir confiante impede que ele se comunique e se abra com as pessoas.
4 – Falta diálogo. Quando um líder tem medo de perder espaço, não dá oportunidade para os colaboradores sugerirem qualquer coisa.
5 – Não há estímulo. Quando falta comunicação, o líder foca apenas na entrega das metas. Para ele, não interessa desenvolver pessoas. Ele se fecha “nele mesmo”.
Onde você pode desenvolver a sua liderança?
Agora que você já sabe que o líder precisa de diversas habilidades e que a comunicação e a Oratória são diferenciais para os grandes gestores, é hora de se aprofundar neste tema e aprender com quem tem a experiência necessária para te ajudar: o Clube da Fala.
Por isso, não perca tempo e entre em contato com a gente hoje mesmo. Aqui você encontrará a formação ideal para desenvolver o líder nato que há em você. Estamos esperando o seu contato.
2 Comentários
BOA TARDE GOSTEI MUITO ME AJUDOU A REFLETIR
Amamos o Feedback, Tatiane! Isso nos faz ter certeza que estamos no caminho certo.