Por melhor que alguém seja na vida pessoal e, principalmente, na profissional, se ela não tiver uma boa comunicação para fazer interações assertivas e com a qualidade necessária para o perfeito entendimento dos receptores, encontrará sempre ruídos. E estes são problemas muito perigosos.
É de se imaginar que quando não entendemos bem uma mensagem, a possibilidade de haver problemas é muito grande. E isso já deve ter ocorrido com você, correto? Desta forma, um dos melhores investimentos que podemos fazer é na comunicação e na arte de falar bem.
Percebe como a comunicação se mostra como uma peça fundamental em todas as áreas da nossa vida? Com ela, fazemos contatos importantes, lidamos bem com diferentes pessoas, contornamos conflitos e alcançamos os nossos objetivos.
Sem ela, a tendência mais comum é que fiquemos para trás na nossa carreira e nas nossas interações. Isso se prova porque não há como fazer comunicação se não soubermos a maneira certa de expressarmos as nossas opiniões, crenças e atitudes. É sobre isso que vamos conversar hoje. Continue por aqui.
Afinal, o que é Comunicação?
De maneira bem objetiva, quando a sua intenção é saber o que é comunicação, precisamos deixar claro que se trata de uma troca de mensagens (informações) entre pessoas, onde a intenção é gerar entendimento correto. Quanto melhor ela for, mais empatia e compreensão haverá.
Desta forma, para alcançar as pessoas, é necessário verbalizar ideias e conceitos, trazer fatos, demonstrar comportamentos e traduzir pensamentos. Com isso, aquilo que vem de um emissor alcança o receptor, mas o que determinará a qualidade deste processo é o nível da comunicação empregada.
Porém, é válido ressaltar que, apesar de a fala ser uma importante via para a boa comunicação, ela não é a única forma. Podemos também citar: sorriso, expressão facial, olhares, gestos, sons, cores, melodias, entre outros. Cada um desses exemplos pode ser utilizado de acordo com o desejo do comunicador.
No mundo corporativo, a comunicação se coloca como um elemento fundamental, seja para as conversas do dia a dia, para mediar conflitos que são tão comuns no ambiente de trabalho, para fazer apresentações em reuniões de departamento, para falar com grandes plateias, entre outras opções.
E não podemos deixar de mencionar que comunicação e Oratória andam de mãos dadas (falaremos mais detalhadamente deste tema a seguir). Afinal, a arte de falar bem para diferentes públicos passa pela capacidade de realizar uma excelente comunicação verbal e não verbal.
Entenda por que a Comunicação existe
São vários os motivos pelos quais podemos considerar a existência da comunicação na nossa vida. Não há como separar a nossa existência da comunicação, pois ela tem relação com tudo o que realizamos todos os dias e em qualquer momento. Veja só alguns (dentre muitos) motivos que comprovam:
1 – Precisamos interagir com as pessoas todos os dias.
2 – O ser humano tem carências e, com a comunicação, consegue criar vínculos duradouros.
3 – Existe sempre a necessidade de obtermos informações, e a comunicação torna isso possível.
4 – A vida profissional exige que o processo de aprendizagem seja constante. E é a comunicação que torna isso possível.
5 – A busca de respostas não para em nossas vidas, seja no pessoal ou no profissional.
6 – O sucesso na nossa carreira profissional está intimamente ligado à nossa capacidade de comunicar bem, com qualidade, empatia, desembaraço, segurança, gerando a confiança necessária das pessoas para conosco.
Quais os tipos de Comunicação?
A comunicação, como você já sabe, é bastante ampla e alcança todos os setores da existência humana. Porém, ela não é externada da mesma maneira, o que a torna ainda mais completa. Desta forma, veja agora quais são as variações que existem:
1 – COMUNICAÇÃO VERBAL – é o tipo de comunicação que é expressa através da fala. Ou seja, para que ela exista, é necessária a utilização de palavras para tornar público todos os nossos pensamentos e também os sentimentos mais diversos.
Além disso, podemos agregar às palavras a intensidade delas e o tom. É através destes pontos que citamos que se torna possível a nossa interpretação a respeito de algo e, também, damos argumentos importantíssimos para que as pessoas entendam com qualidade as nossas intenções, ideias e pensamentos.
2 – COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL – é aquela que se faz existir sem a presença da fala. Para tornar a comunicação completa e compreensível através desta modalidade, utilizamos as expressões faciais, a linguagem corporal e também os gestos.
Para exemplificar, vamos imaginar um diálogo em que uma pessoa conta uma história engraçada. Ao final, você não fala nada, mas sorri. Isso indica que você gostou da piada e que teve um bom entendimento do enredo desenvolvido pelo emissor. Temos aqui um exemplo de comunicação não verbal.
3 – COMUNICAÇÃO VISUAL – neste tipo de linguagem são utilizadas as imagens para gerar entendimento por parte das pessoas. Neste quesito, podemos enquadrar as fotografias, os desenhos, os gráficos e infográficos, as tabelas e a arte de maneira geral.
Trata-se, portanto, de uma maneira bastante eficaz de alcançar pessoas, pois tudo o que é imagético costuma chamar a atenção. Neste contexto, podemos citar a publicidade como uma área que utiliza com muita maestria a comunicação visual.
4 – COMUNICAÇÃO ESCRITA – de maneira prática, podemos entender a comunicação escrita como o processo de criar registros físicos ou virtuais, por meio de diferentes símbolos, para gerar interação com outras pessoas. Estes símbolos podem ser números e letras. Antigamente, os hieróglifos eram os representantes da escrita.
Temos, atualmente, muitas maneiras de nos expressarmos através da comunicação escrita: e-mails, blogs, anúncios, cartas, redes sociais, entre outros. Além do valor que todo tipo de comunicação possui, esta modalidade permite que tudo o que comunicamos, seja de conteúdo íntimo ou documental, fique registrado para o futuro.
Benefícios da Comunicação para a sua empresa
Em todos os momentos do nosso dia de trabalho, nós utilizamos um dos tipos de comunicação citados. E todos eles, sem exceção, trazem muitos benefícios para que o nosso dia a dia seja repleto de interpretações acertadas a respeito daquilo que compartilhamos. Veja só quantas vantagens:
1 – O CLIMA ORGANIZACIONAL – não há nada mais venenoso e prejudicial para a saúde de uma grande empresa que uma atmosfera pesada, onde não há respeito mútuo e onde a comunicação sofre constante interferência de diversos ruídos.
Neste contexto de ambiente profissional, vários são os fatores que podem levantar ou destruir uma empresa. Pontos como interação entre diferentes departamentos, feedbacks positivos que levam ao crescimento e imagem de igualdade entre todos os envolvidos, colaboram sensivelmente com o sucesso.
Sendo assim, é fundamental que as lideranças procurem constantemente diminuir as distâncias entre todos os colaboradores, gerando um ambiente saudável e com menos conflitos e ruídos na comunicação. A competitividade em excesso perderá espaço para a colaboração.
2 – MENOS PROBLEMAS, MAIS RELACIONAMENTOS – imagine um ambiente de trabalho em que os colaboradores se comunicam pouco e, quando fazem isso, as interações são frias, distanciadas e repletas de insatisfações, desentendimentos e competições. Isso é 100% ruim para os processos.
Porém, quando a comunicação é empreendida de maneira que todos passam a “falar a mesma língua”, os entraves diminuem sensivelmente e, quando ocorrem, são facilmente superados por todos os envolvidos. A via de diálogo é saudável e produtiva.
3 – BONS FEEDBACKS – um bom líder sabe transformar os feedbacks em momentos propícios e estratégicos para motivar os colaboradores a serem profissionais melhores. Além disso, com um diálogo respeitoso, consegue identificar equívocos sem diminuir o valor dos seus liderados.
Também podemos considerar os feedbacks que os colaboradores trocam entre si, no dia a dia de trabalho. Quando a comunicação utilizada para este fim é bem empregada, as distâncias diminuem, o respeito está sempre presente e consegue-se lidar com os contratempos de maneira tranquila.
4 – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE – quando a comunicação de uma empresa é feita com qualidade e profissionalismo, uma consequência mais do que natural é que a produtividade aumente constantemente, sem a necessidade de cobranças e pressão acima da média.
Isso pode ser explicado pelo fato de que, nestas circunstâncias, os colaboradores ficam propensos a trabalhar unidos e com o mesmo objetivo. O alinhamento das metas e a ajuda mútua tornam os processos mais simples e possíveis de serem alcançados.
5 – PERTENCIMENTO – quando um colaborador se sente como parte importante de uma empresa, a motivação para desempenhar as suas funções diárias é enorme. Isso porque ele sente que o trabalho realizado tem importância destacada para o crescimento dos negócios.
Além disso, os colaboradores se sentem importantes quando são comunicados em primeira mão de todas as decisões e posicionamentos de uma organização. Este tipo de interação agrega, fortalece laços e cria um ambiente bastante saudável para o empreendimento de importantes atividades na empresa.
Comunicação através da linguagem dos sinais
Citamos anteriormente 4 tipos de comunicação. Mas deixamos a comunicação feita por sinais (libras) para tratarmos de maneira destacada. Isso se explica devido à importância de valorização, inclusão e interação com todas as pessoas, em todos os momentos e em quaisquer circunstâncias.
Desta forma, podemos considerar a linguagem dos sinais como formas de comunicação que são visuais e se baseiam nos movimentos realizados pelas mãos, pelas expressões corporais e também faciais. Por isso, podemos considerar que a libra não é auditiva e não usa a expressão vocal.
É, portanto, uma linguagem que se traduz através de sinais e que foram desenvolvidos para a comunicação da comunidade surda. Além disso, é preciso ressaltar que possui gramática própria, morfologia, semântica, sintaxe, fonologia, entre outros. Ou seja, tem tudo o que os demais idiomas possuem.
Entenda qual a importância da Oratória na Comunicação
A Oratória pode ser facilmente entendida como sendo o melhor suporte para uma comunicação eficiente, saudável e que consegue alcançar diferentes pessoas, com formações distintas e em diversos contextos. Com a ajuda da arte de falar em público, não sofremos com os conhecidos ruídos.
Quando, por exemplo, uma liderança possui uma Oratória de qualidade, ela naturalmente consegue se comunicar com os seus colaboradores de maneira assertiva. Além disso, tem a capacidade de se expressar com segurança e empatia, gerando a confiança necessária para a realização de todas as metas.
E o segredo do sucesso de qualquer empreendimento são os bons relacionamentos. Por melhor que seja o produto, ideia ou serviço que você comercializa, por exemplo, não obterá o sucesso que almeja se não dominar a arte de falar com qualidade, objetividade e clareza.
Por fim, precisamos ter em mente que a comunicação é uma das principais soft skills valorizadas nas entrevistas de emprego e no dia a dia das empresas. Trata-se de uma ferramenta subjetiva e que consegue potencializar todas as nossas capacidades, sejam elas técnicas ou não.
Por que o Clube da Fala pode melhorar a sua Comunicação
Agora que você já viu o que há de mais importante no mundo da comunicação e o quanto ela é fundamental para as nossas interações tanto pessoais quanto profissionais, é hora de conhecer quem pode te ajudar a se comunicar melhor. O Clube da Fala trabalha especificamente com essa meta.
Para isto, o Clube coloca à sua disposição um time repleto de profissionais experientes e conhecedores do potencial que a comunicação e a Oratória têm na vida de uma pessoa. Com um atendimento personalizado, você aprenderá tudo o que necessita para se destacar no seu ambiente de trabalho.
Essa personalização no atendimento permite que sejam identificadas todas as suas reais necessidades de Oratória e de comunicação. A partir disso, você aprenderá aquilo de que precisa para gerar interações importantes para o desempenho do seu trabalho e das suas relações pessoais.
Por isso, é importante que conheça todos os cursos que oferecemos para a sua formação em Oratória. Com os formatos presencial e online, você vivenciará experiências que te darão todo o conhecimento de comunicação que todo profissional precisa.
Enfim, só o que resta agora é clicar aqui e entrar em contato com o Clube da Fala. Teremos o prazer em atender você, identificar as suas necessidades de comunicação e de Oratória e formatar um curso que tenha a sua cara.
Depois disso, a primeira qualidade que todos lembrarão de você é a comunicação. A sua capacidade de interação vai conseguir agregar as pessoas certas para que as suas atividades profissionais sejam as mais qualificadas. Venha conhecer o Clube da Fala!