Os melhores comunicadores da história têm um ponto em comum: todos eles sabem exatamente quem são, conhecem as próprias qualidades, se entendem e estão sempre de olho nas lacunas, fraquezas e pontos que precisam de melhorias. Isso quer dizer que desenvolveram um autoconhecimento.
Essa é uma qualidade essencial para a comunicação. Independente da área em que você atua, certamente precisa desenvolver sua comunicação, seja para um considerável número de pessoas, para grupos restritos do departamento em que você trabalha ou mesmo para lidar no dia a dia com outros colaboradores.
Percebe como o autoconhecimento é uma habilidade que não pode ser deixada de lado? O nosso desenvolvimento enquanto pessoas e profissionais está diretamente ligado à nossa capacidade de conhecer quem somos e de tirar proveito disso para alcançar o nosso público.
Hoje vamos conversar de maneira bem aprofundada sobre o autoconhecimento, entender as vantagens disso para nossa vida, verificar por que é tão fundamental para o nosso desenvolvimento e comunicação, além de conhecer as melhores dicas para exercitar essa ferramenta. Acompanhe a seguir:
O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento é algo que vale ouro, muito! A metáfora se explica porque quando conhecemos a fundo as nossas qualidades, nossos pontos de melhoria e a capacidade que possuímos, podemos tirar muito proveito disso para as ações que empreendemos no nosso dia a dia.
Nossas qualidades, potencialidades, fraquezas, desejos e sonhos são determinantes para nossa vida, para saber quem somos, o que buscamos e até onde queremos e podemos ir. Quando tudo isso está bem claro dentro de nós, as nossas escolhas e projetos são facilitados.
Podemos afirmar que o autoconhecimento nos ajuda a lidar com imprevistos, a conhecer e entender as pessoas com quem nos relacionamos e a mapear todas as áreas de nossa vida que precisam de uma atenção especial e de um melhor desenvolvimento.
Nesse sentido, a comunicação é um dos pontos que mais se enriquece quando conhecemos exatamente quem somos. Afinal, se conhecemos nossas potencialidades e limitações, temos plena capacidade para melhorar nossa comunicação, torná-la assertiva, precisa e fluida. Assim, pela grandeza e pela importância que tem o autoconhecimento, você certamente já concluiu que não se trata de algo simples e fácil de ser atingido.
Que fique claro: é plenamente possível adquirir o autoconhecimento, a capacidade de conhecer quem somos e do que somos capazes de fazer. Isso, na prática, começa a fazer parte da nossa vida através de dicas, exercícios e muita reflexão sobre o tema e as possibilidades que ele nos oferece.
Agora que você já entendeu que autoconhecimento é como olhar para dentro e sermos capazes de mapear todas as informações a respeito de nossas qualidades e defeitos, vamos em frente. Esteja certo (a) que o seu desenvolvimento vai te tornar um(a) grande comunicador(a).
Qual a importância do Autoconhecimento?
O processo que envolve o autoconhecimento é uma ação que não se resume apenas a um determinado momento de nossa vida. Muito pelo contrário, trata-se de algo que precisamos fazer regularmente, pois estamos sempre em constante mudança. Cada fase traz avanços e retrocessos; isso precisa ser constantemente mapeado e revisitado.
Por isso, como sabemos que você é uma daquelas pessoas que está sempre buscando o desenvolvimento para se comunicar melhor, lidar bem com adversidades e conquistar pessoas através de uma boa oratória, listamos aqui alguns motivos que confirmam a importância do autoconhecimento. Veja só:
1 – Clareza sobre a carreira: um dos momentos mais complicados na vida da maioria das pessoas é precisar escolher a carreira que se almeja seguir. Especialmente pois isso geralmente ocorre em uma fase jovem, em que ainda não possuímos tanta experiência para tomar decisões. Dúvidas de todos os tipos surgem e têm peso relevante no momento em que precisamos dar um norte para os projetos profissionais.
Neste contexto, o autoconhecimento nos ajuda a perceber quais são as nossas potencialidades, preferências e também as fragilidades. Dessa forma, a definição da carreira torna-se mais fácil, pois conseguimos identificar quais as possibilidades que mais combinam com a nossa essência.
2 – Definir metas: você sabe exatamente o que quer para a sua vida, em todas as áreas? Vida pessoal e profissional precisam de uma direção, de metas a serem alcançadas e de projetos bem definidos. Quem não tem isso solidificado incorre o risco de viver de uma forma instável, com poucas chances de desenvolvimento.
Quando adquirimos o autoconhecimento, conquistamos a capacidade de saber onde desejamos chegar e qual é o caminho que nos levará a este objetivo. Ou seja, o seu desenvolvimento pessoal e profissional trilhará por um caminho lógico e, assim, você será capaz de definir e traçar estratégias.
3 – Controle emocional: Autoconhecimento é a maior chance de se ter segurança para todas as nossas ações. Através desse processo, ganhamos a capacidade de nos mantermos equilibrados e focados quando surgem os imprevistos, afinal, ninguém está livre deles.
A sensação de se sentir preparado é maravilhosa, concorda? Nossas ações se tornam mais seguras e transmitimos exatamente isso para as pessoas, qualquer que seja a situação em que estamos vivenciando. Com isso, diminuímos e muito as chances de alguém nos “tirar do sério”.
4 – Autoestima nas alturas: o poder do autoconhecimento nos ajuda a identificar diversas de nossas maiores qualidades. Quando temos a plena noção das riquezas que possuímos, passamos a nos admirar e a sentir orgulho daquilo que fazemos bem, com facilidade, afeto e afinco.
Muitas pessoas têm sérios problemas com a autoestima exatamente porque não sabem quem são, do que são capazes e das inúmeras possibilidades que possuem de desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, nossa evolução enquanto seres sociais é bastante prejudicada quando não dominamos o autoconhecimento.
5 – Enxergar oportunidades: um mundo de opções se abre a partir do momento em que começamos a valorizar e a buscar o autoconhecimento. Sabe aquele “olhar fora da caixa”? Sim, quando sabemos quem somos e do que somos capazes, conseguimos expandir nossas metas e perspectivas.
Assim, novas e importantes possibilidades são colocadas à nossa disposição. E, como passamos a nos conhecer melhor, sentimos mais segurança e confiança até para correr riscos e investir em áreas que poderíamos nunca ter imaginado. É, enfim, uma capacidade enorme de superação e de evolução que conquistamos.
Veja quais são os benefícios do autoconhecimento para a comunicação!
O grande segredo para se possuir uma oratória de excelência passa necessariamente pela capacidade da pessoa conhecer suas potencialidades e fraquezas. É a partir disso que ela encontrará o equilíbrio necessário para se comunicar bem e alcançar em cheio as expectativas dos receptores.
Por isso, uma das primeiras coisas que todas as pessoas devem fazer quando estão empenhadas em se comunicar melhor e com mais eficiência é buscar o autoconhecimento. É fundamental que você analise cuidadosamente todas as vantagens que essa habilidade te dará.
Em nosso desenvolvimento como bons oradores, constantemente nos deparamos com situações de estresse, conflito, nervosismo, diálogos complicados, personalidades difíceis, argumentação sob pressão, improviso, além do peso natural que uma situação de exposição nos coloca.
Logo, à medida que vamos desenvolvendo o autoconhecimento, nosso poder de comunicação se torna mais abrangente e preparado para lidar com as mais diversas situações.. Para deixar ainda mais claro a quantidade de benefícios que adquirimos, destacamos alguns aqui para você. Acompanhe:
1 – O Autoconhecimento nos ajuda a alcançar muitas das expectativas e necessidades daqueles que têm contato com a nossa comunicação. Isso se explica porque aprendemos a falar com propriedade, brilho nos olhos e uma autenticidade que realmente se empenha em tocar o coração e a alma das pessoas.
No entanto, é fato que a cada dia que passa, os públicos estão cada dia mais seletivos e analíticos, especialmente porque muitas pessoas se empenharam em melhorar sua comunicação. Por isso, discursos rasos e com conteúdo de má qualidade, acabam ficando pelo meio do caminho.
2 – O autoconhecimento torna a nossa comunicação mais assertiva. Consequentemente, deixamos de lado os discursos vazios, os rodeios e colocamos uma essência realmente verdadeira. Como você sabe, nos identificamos com aquilo que traz realmente a verdade e alcança os nossos anseios.
Quando nos conhecemos, aprendemos a falar melhor, a usar as nossas potencialidades. Consequentemente, nos tornamos mais seguros em nossas colocações, pois realmente entendemos do assunto. Dessa maneira, deixamos de lado o artificial e conquistamos as pessoas.
3 – O autoconhecimento fortalece as nossas relações profissionais e pessoais. Isso se dá porque, quando nos conhecemos de verdade, nos tornamos mais abertos às relações, ganhamos segurança, empatia e nos aproximamos das pessoas.
O autoconhecimento nos ajuda a ter mais “jogo de cintura” para lidar com contrariedades e desencontros, inerentes a todo tipo de relacionamento, pessoais e/ou profissionais.
4 – O autoconhecimento nos ensina a lidar com o nosso medo de falar em público. Aprendemos a trabalhar nosso poder de persuasão e a transmitir segurança em nossa fala. Dessa forma, aqueles que se relacionam conosco e nos ouvem, passam a confiar naquilo que estamos comunicando.
5 – Todas as técnicas de comunicação são extremamente importantes e eficientes na arte de falar e conquistar plateias. Porém, se não houver verdade, se não mostrarmos a nossa essência, o nosso discurso não será completo. O autoconhecimento nos ensina a colocar a nossa alma na comunicação.
Dicas infalíveis de como exercitar o autoconhecimento
Agora que você já sabe exatamente o valor do autoconhecimento para a vida em geral e para a nossa comunicação, não restam dúvidas de que isso vai fazer toda a diferença no seu desenvolvimento profissional e nas diferentes relações que você possui.
Por isso, agora é hora de exercitar o seu autoconhecimento. Vamos praticar um pouco?
1 – Defina suas metas
Viver sem objetivos e expectativas pode não ser uma das melhores maneiras de conduzir nossas experiências pessoais e profissionais. É como passar os dias sem saber o que somos, quem somos, o que queremos e até onde podemos evoluir. Ou seja, não temos nada que justifique nossos pensamentos e ações, todavia, a partir do momento em que buscamos nos entender e conhecer a fundo o que há dentro de nós, nossos anseios, sonhos e objetivos, começamos a dar sentido para a nossa vida. E, sabendo disso, podemos utilizar essas informações para conquistar pessoas e vitórias. Quais são as suas metas?
2 – Saiba dizer não!
Quando descobrimos nossos verdadeiros anseios e valores, ganhamos a capacidade de afastar de nós aquilo que foge do nosso estilo de vida e propósitos. Isso pode nos ajudar a fazermos melhores escolhas e tomar decisões mais conscientes.
Além disso, aprendemos a ter a segurança necessária para negar situações que não estão de acordo com aquilo que queremos para a nossa vida. Por esse motivo, se você já fez muitas coisas somente para agradar as pessoas, com o autoconhecimento você será capaz de não agir mais dessa maneira.
3 – Reconheça-se e mude o que for necessário.
Ninguém é tão preparado a ponto de estar 100% certo em todos os momentos e em todas as situações. Quando nos voltamos para o autoconhecimento, ganhamos a confiança necessária para identificar pontos que realmente precisam ser revistos e modificados.
Não “morra abraçado(a)” com a sua opinião. Se perceber que ela está incorreta, prejudicando a sua essência e as suas metas de vida, não pense duas vezes. Saber identificar essas questões e ter a humildade de mudar de opinião é uma qualidade fundamental para viver com mais plenitude, pessoal e profissionalmente.
4 – Faça perguntas para você.
Para fazer uma boa reflexão em relação à sua vida, você precisará se questionar. Por isso, quando estiver buscando o autoconhecimento, faça muitas perguntas para si e procure identificar quais sentimentos essas reflexões vão despertar no seu interior.
5 – Invista
O seu sucesso pessoal, profissional e a realização dos seus anseios passam muito por aquilo que você busca é pela sua dedicação em prol de algo. Se você analisar os principais comunicadores da atualidade, perceberá facilmente que eles:
- Possuem uma oratória de qualidade.
- São assertivos em suas colocações.
- Buscam se expressar com segurança.
- Transmitem confiança em suas colocações e ponderações.
- Tem uma maneira de falar personalizada para cada tipo de público.
- Possuem a capacidade de lidar com situações adversas e conflitos interpessoais.
- Conseguem se comunicar com muita verdade. A essência transborda!
Em suma, os grandes comunicadores investem em autoconhecimento e em Oratória. É exatamente isso que os cursos do Clube da Fala oferecem. Com a ajuda do nosso time de profissionais, você vai descobrir as suas verdadeiras potencialidades.
Além disso, trabalhamos para te auxiliar a identificar seus pontos fracos para, portanto, poder trabalhar na superação destes entraves que tanto prejudicam a sua comunicação. Esteja certo(a) de que comunicação e autoconhecimento caminham sempre juntos e a gente vai te ajudar a reconhecer o melhor de tudo isso. Aguardamos o seu contato, clique aqui!
1 Comentário
Ótimo texto