Comunicar bem não é um dom. Essa frase nos dá uma plena certeza de que todas as pessoas, sem exceção, podem praticar e, com isso, dominar essa ferramenta essencial para todas as áreas da nossa vida. Além disso, existem outras soft skills que podem potencializar ainda mais este processo.
Neste contexto em que, cada dia mais, a comunicação tem se tornado o grande diferencial dos grandes profissionais é bastante relevante abordarmos o valor da simpatia e da empatia para se aproximar ainda mais das pessoas e gerar interações muito valiosas para os nossos interesses.
Percebe como este tema vem de encontro às suas principais necessidades no mercado de trabalho e às relações pessoais que você mantém? É por isso que hoje você vai encontrar aqui as principais informações para adquirir o autoconhecimento e ter na sua boa Oratória um ponto de muito destaque.
Sendo assim, vamos olhar para a arte de falar bem como a peça que faltava para a sua evolução profissional. Há muitos pontos possíveis de serem aperfeiçoados, e você vai aprender a utilizá-los da melhor maneira. Continue acompanhando aqui com a gente.
Entenda qual a importância da comunicação para o ser humano
A comunicação é um dos traços mais fortes e importantes daquelas habilidades subjetivas: as chamadas soft skills (falaremos mais especificamente deste ponto mais adiante). Sua relevância é tão grande (seja verbal ou não verbal) que é impossível haver evolução pessoal e profissional sem seu uso consciente.
Desta maneira, precisamos ter sempre em mente que a comunicação é essencial para uma simples convivência com nossos nichos sociais, para ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego ou mesmo para realizar uma apresentação para uma grande plateia.
Não para por aí. Quando nos comunicamos bem:
- Participamos das reuniões de trabalho com muita desenvoltura e tranquilidade.
- Realizamos ótimas apresentações – por exemplo, do desempenho semestral do departamento em que trabalhamos.
- Aprendemos a ter jogo de cintura para mediar conflitos e lidar com pessoas e situações “difíceis”.
- Conseguimos transmitir mensagens com mais segurança, conquistando a confiança das pessoas.
- Somos assertivos em nossas colocações e atingimos em cheio as expectativas e anseios do nosso público.
- Aumentamos nossa possibilidade de evoluir na carreira e alcançar os nossos maiores anseios profissionais.
Quais os prejuízos para aqueles que não possuem uma boa comunicação?
Se quando possuímos uma comunicação de excelência temos inúmeras vantagens e possibilidades concretas de grandes voos profissionais, o mesmo não podemos dizer quando a má comunicação é um traço forte na nossa conduta diária. Para realçar ainda mais os prejuízos de quem não se comunica bem, veja:
1 – A comunicação não assertiva causa ruídos na fala e consequentemente, nas relações. A tendência, com isso, é que você sofra com problemas de má interpretação dos seus objetivos e intenções. Desta forma, incorre o risco de não conseguir interagir bem com diversos grupos sociais e perder credibilidade.
2 – A falta de coerência nos seus projetos e nas orientações que você dá. Vamos imaginar, por exemplo, que você é um gestor e precisa passar diretrizes para a sua equipe. Quando a comunicação não é feita de maneira clara, assertiva e empática, ninguém saberá ao certo como procede ou mesmo não se sentirá motivado para seguir suas orientações.
3 – A falta de segurança para falar e alcançar o público. Quando nossa comunicação possui baixa qualidade, não conseguimos personalizar nossa fala, não somos claros em nossas abordagens e também não temos a tranquilidade para transmitirmos as nossas verdadeiras intenções verbais e não verbais.
4 – Não saber se comunicar é não saber lidar com situações de conflito. Nesse sentido, não temos o ‘jogo de cintura’ necessário para mediar conflitos, inerentes ao convívio humano, em quaisquer que seja o âmbito. Desse modo, não solucionamos problemas, não mediamos situações e, portanto, deixamos de avançar enquanto coletivo.
5 – Diminuição da produtividade. Em uma empresa, por exemplo, quando o gestor não sabe se comunicar com assertividade, as metas não ficam claras para os colaboradores, que não conseguem interpretar e, consequentemente realizar, o que é preciso ser feito. Com isso, os entraves não são superados e os problemas começam a se acumular.
O que são Soft Skills?
É possível que você já tenha ouvido falar sobre hard skills e soft skills. Ambas são muito importantes, mas hoje abordaremos apenas a última categoria, que se enquadra na capacidade de dominar a arte da comunicação. Tratam-se de aspectos subjetivos e têm tudo a ver com os nossos relacionamentos.
Quando pensamos em nos relacionar com as pessoas e voltamos o nosso olhar para o mundo de hoje, percebemos facilmente o quanto a comunicação eficaz é valorizada, tornando-se, inclusive, um diferencial nas mais diversas áreas de nossa vida. A comunicação feita com uma base forte fortalece nosso presente e abre portas valiosas para nosso futuro.
Desta forma, é benéfico que você entenda as soft skills como traços subjetivos e relacionados com nosso comportamento social e com a maneira como expressamos nossas diferentes emoções. Em consequência, elas têm uma relação direta com nossas interações interpessoais.
Ou seja, quando possuímos essas habilidades, temos total capacidade para lidar com diversos tipos de situação de pressão ou contrariedade. E é por isso que as soft skills têm sido cada dia mais valorizadas nas entrevistas de emprego. As empresas têm ido em busca de pessoas que saibam lidar com isso.Neste contexto, hoje vamos destacar três dentre uma lista considerável. São eles:
- Empatia.
- Simpatia.
- Comunicação (já falamos sobre este ponto no início deste conteúdo).
Além disso, é importante mencionarmos o poder que o autoconhecimento tem para com a comunicação. Quando sabemos quem e como somos, conseguimos controlar melhor a pressão, a insegurança, o nervosismo e ficamos mais preparados para lidar com obstáculos e imprevistos no nosso dia a dia.
Veja quais são as principais diferenças entre simpatia e empatia
Simpatia e empatia são duas habilidades que comumente são confundidas pelas pessoas. Como ambas são fundamentais para o desenvolvimento da nossa Inteligência Emocional (IE), destacamos aqui as principais diferenças entre elas. Confira:
EMPATIA – pode ser traduzida como a capacidade de se colocar no lugar de outraa pessoa. Através dela é possível compreender os sofrimentos, dores e posicionamentos daqueles com quem interagimos. Trata-se, portanto, de uma interação emocional que nos impulsiona.
Na prática, conseguimos sentir empatia por uma pessoa quando nos abrimos e nos interessamos de verdade pelos contextos em que os outros vivem. Com esta atitude, temos a capacidade de gerar identificação com questões semelhantes às que já vivemos ou que estamos enfrentando no momento.
Dessa forma, quando praticamos e procuramos desenvolver a empatia, ganhamos vantagens excelentes para nos comunicarmos com as pessoas. Isso, considerar a arte de falar em público, essa prática vale ouro. É, portanto, uma soft skill muito valorizada pelas empresas.
SIMPATIA – é uma habilidade voltada para a compaixão e preocupação para com outra pessoa. Através disso, são buscadas alternativas para fazer com que o outro se sinta bem e consiga superar um momento de dor ou uma grande dificuldade.
Além disso, podemos entender a simpatia como uma disposição ou empenho para ajudar os outros. Através disso, conseguimos causar uma boa impressão, gerando valor para a nossa imagem e ganhando a admiração de todas as pessoas.
Todavia, para tornar ainda mais clara a diferença em relação à empatia, é importante mencionar que, na simpatia, reconhece-se a dor ou dificuldade de uma pessoa, mas não existe o compartilhamento de emoções (isso só ocorre com a empatia).
Como utilizar a simpatia e a empatia para melhorar a nossa comunicação
Como agora você já sabe o que são a empatia e simpatia, o momento é de entendermos como podemos tirar proveito destes soft skills para fazer com que a nossa comunicação evolua e nos traga diversos benefícios através das nossas interações.
Ambos são sentimentos positivos e nos aproximam das pessoas. Por isso, vamos praticar? Veja como podemos utilizá-los para melhorar a nossa arte de falar:
1 – Empatia: Essa característica pode ser obtida através de treinamento. A prática constante nos colocará em uma condição de conexão verdadeira com as pessoas com quem nos relacionamos, seja nas nossas relações pessoais ou profissionais.
Para começar, uma ótima alternativa é desenvolver o autoconhecimento. Com isso, conseguimos identificar sentimentos e padrões que atrapalham a nossa capacidade de ser empáticos. Como exemplo, podemos considerar o sentimento de superioridade e a arrogância
2 – Escuta ativa: O desenvolvimento dessa habilidade nos leva à empatia. Isso significa dizer que quando interagimos com uma pessoa, precisamos abrir realmente os nossos ouvidos e o nosso coração para entender o verdadeiro sentimento das pessoas. Por isso, ouça bastante e com muita atenção o que as pessoas dizem.
3 – Paciência e compreensão: Procure ser bastante paciente e evite fazer julgamentos prévios. Essas duas ações nos desarmam e começamos a ouvir as pessoas com mais sinceridade e pureza. Através disso, conseguimos tirar conclusões mais próximas da realidade.
Na prática, quando deixamos os julgamentos de lado, conseguimos entender os motivos que levam alguém a agir de uma determinada maneira. Assim, quando um gestor é empático com um colaborador, por exemplo, ele consegue ter um ótimo entendimento da situação e consegue resolvê-la da melhor maneira.
4 – Entender outras realidades: Uma das melhores maneiras de nos tornarmos pessoas empáticas é entender que não existe uma verdade única. Cada pessoa tem uma realidade e, por isso, existem variações. Precisamos abandonar o conceito rígido de que a única verdade é aquela que trazemos dentro de nós.
5 – Simpatia: Essa qualidade conquista pessoas. Quando interagimos de forma positiva, agregamos valor e identificação para nossa comunicação. Conseguimos isso cuidando do nosso tom de voz e da comunicação não verbal. Em outras palavras, a simpatia precisa de entusiasmo, contato visual e atenção para o outro.
Boa Comunicação: dom ou uma consequência da prática?
Ter ótimas habilidades de comunicação é um grande diferencial para todos os profissionais, sejam gestores ou colaboradores. Afinal, todos as escalas hierárquicas têm um ponto de encontro: a arte de falar bem. Por isso, o sucesso na carreira está diretamente ligado ao patamar da nossa comunicação.
Mas, antes que alguém questione, vamos afirmar: comunicar bem não é um dom, ou ainda um privilégio de poucos; muito pelo contrário: trata-se de uma ferramenta muito vantajosa que está ao alcance de todas as pessoas, sem exceção. Ou seja, você também pode tirar proveito desta habilidade.
Desta forma, a Oratória se apresenta como um requisito essencial para a nossa comunicação, de maneira geral. Quando praticamos a Oratória, conseguimos a capacidade de ser empáticos, de ter segurança e gerar confiança e de sermos bastante assertivos para atingir em cheio os nossos objetivos.
E você sabe como e onde praticar a comunicação? Além de todas as informações que compartilhamos há pouco, você tem a possibilidade real de mergulhar no mundo da comunicação de qualidade através de um curso de Oratória. Vamos?
Quem pode te ajudar na evolução da arte de comunicar com qualidade?
Investir em um curso de Oratória é uma tomada de decisão que terá desdobramentos positivos na sua vida pessoal e também na profissional. Isto quer dizer que a arte de falar em público melhorará a sua capacidade de se expressar para públicos e situações diferentes.
É por isso que hoje você precisa conhecer os cursos do Clube da Fala. Com o auxílio de uma equipe extremamente profissional e experiente, você terá acesso ao que existe de melhor em matéria de comunicação.
E os nossos cursos oferecem vantagens como:
- Atendimento personalizado – o que significa dizer que você receberá a atenção específica para as suas maiores dificuldades de comunicação. Todo o trabalho será realizado para superar os entraves que te impedem de se tornar um grande comunicador.
- Cursos presenciais e online – essas alternativas são importantes para que a sua formação seja adequada ao seu perfil de aluno e ao seu tempo disponível para estudar, conseguindo alinhar as suas atividades com o seu investimento em comunicação.
- Cursos para políticos e para aqueles que estão ingressando neste segmento – toda a formação é voltada para a capacidade de falar com poder de persuasão para convencer eleitores e o público em geral, para participar de debates e também para conquistar a confiança das pessoas.
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