Fazer uma apresentação para uma plateia não é uma tarefa simples, mas também não é algo impossível. Todavia, para tornar essa afirmação uma realidade na sua vida é preciso ter acesso às melhores dicas de Oratória para aprender a se comunicar com qualidade.
Neste contexto comunicativo, saber o que não deve ser falado em uma apresentação é tão importante quanto ter em mente o que você precisa mencionar todas as vezes em que tiver contato com pessoas. E não pense que estamos nos referindo apenas às grandes plateias.
Muito pelo contrário, estamos nos referindo a qualquer apresentação que você fizer. Ou seja, mesmo no dia a dia do seu trabalho, é preciso ter em mente as melhores práticas de Oratória. Percebe, então, como essa dicas que preparamos vai mudar a cara da sua comunicação?
Foi exatamente por este motivo que preparamos este conteúdo para você. A partir dele, você vai aprender a filtrar o que é bom e o que não é nas suas apresentações. Além disso, trouxemos uma ótima indicação para você aprender com os melhores na arte de falar com qualidade. Continue acompanhando.
A importância de uma apresentação de impacto
Você pode tentar evitar este momento; mas, sem dúvidas, em alguma ocasião da sua vida profissional terá que fazer uma apresentação. Sendo assim, é preciso estar preparado para realizar uma comunicação que realmente chame a atenção (positivamente) e fique marcada na memória da plateia.
Seja para um grande número de pessoas ou mesmo para o departamento em que você trabalha, a verdade é que a evolução da sua carreira passa também pelo seu nível de comunicação. Isso significa dizer que falar bem é um dos requisitos para o sucesso e abre portas para o nosso crescimento.
Para você ter noção do que estamos falando, é importante que você faça uma reflexão a respeito de uma apresentação de um grande orador. Não caia no erro de achar que tudo aquilo é fruto de um dom natural e de uma capacidade acima da média de fazer improvisos.
É fato que, vez ou outra, temos a necessidade de improvisar, ou porque fomos pegos de surpresa para fazer uma apresentação, porque esquecemos detalhes importantes ou, simplesmente, pelo fato de que percebemos uma ótima oportunidade, durante a nossa fala, de acrescentar algo. Tudo isso é improviso.
Todavia, na maioria das vezes, as grandes apresentações são fruto de uma preparação prévia e de uma planejamento muito bem pensado, levando-se em consideração fatores como perfil do público, tempo disponível, estrutura do local, entre outros.
E não podemos nos esquecer de que as técnicas de Oratória e os ensaios também são pilares nos quais se apoiam as melhores falas. Comunicar bem e causar impacto é, portanto, o resultado de um longo trabalho. Os resultados são os melhores possíveis e refinam cada vez mais a nossa capacidade.
É por isso que hoje você precisa tomar posse da certeza de que há coisas que não deve fazer em uma apresentação. Estes detalhes, por menores que possam parecer, vão fazer uma diferença brutal na compreensão das pessoas e na imagem que elas formarão a seu respeito após interagirem com você.
A execução de uma apresentação deve ser bem planejada
Quando uma pessoa finaliza uma apresentação e olha para trás com orgulho do resultado do trabalho executado, certamente lembrará de todo o planejamento realizado para que aquele momento fosse positivo. E é este detalhe que muitas pessoas sequer levam em consideração.
A crença de que comunicar bem é um dom destinado a algumas poucas pessoas é um grande equívoco. A arte de falar com desenvoltura é resultado de muito treinamento e planejamento. É, pois, um conjunto de ferramentas que, juntas, constroem uma carreira brilhante.
E, a partir de hoje, você começará a planejar todo o seu “plano de voo”, ou seja, vai pensar previamente sobre o início, o meio e o fim da sua apresentação. Na prática, você terá que voltar a sua atenção para diversos pontos, como esses que citaremos agora:
- O planejamento do conteúdo propriamente dito. É como criar um roteiro, um passo a passo, levando em conta fatores como o seu objetivo principal, a linguagem que será utilizada em função do perfil do seu público. Esses pontos são muito relevantes porque estão diretamente ligados ao entendimento.
Em outras palavras, é preciso personalizar a sua linguagem, senão as pessoas não compreenderão aquilo que você está tentando transmitir para elas. Se isso acontecer, esteja certo de que tudo já foi por água abaixo. Dessa forma, o seu conteúdo precisa ir de encontro com a realidade das pessoas.
- O tamanho dos textos que você irá apresentar (se isso for necessário), o uso de imagens, gráficos, vídeos; todos esses itens fazem parte de uma apresentação de impacto. Tratam-se de acessórios que ajudam a “seduzir” o seu público e gerar interesse e identificação.
Eles quebram a monotonia, prendem as pessoas e fazem com que elas tenham realmente interesse pelo que você está tentando compartilhar. E, como você bem sabe, prender a atenção e o foco das pessoas é uma das tarefas mais difíceis na comunicação.
- Os ensaios prévios são fundamentais para que o orador chegue no momento da apresentação certo e seguro de que fará a melhor comunicação de sua vida. Isso porque o treino anterior ao momento em que você estiver frente a frente com as pessoas te ajudará a perceber o que precisa de ajustes.
Além disso, você poderá checar e excluir da sua apresentação aqueles pontos que não devem ser ditos (verá que itens são esses nas dicas que preparamos na parte final deste conteúdo). Com isso, você melhorará o nível e atingirá, com certeza, os seus objetivos.
O porquê de ter cuidado com o que fala em uma apresentação
Conquistar a admiração e a confiança das pessoas é uma tarefa bastante árdua. Ao mesmo tempo, é bem mais fácil (infelizmente) fazer com que elas percam o interesse ou tenham recordações ruins de nossa fala. Basta, para isso, que cometamos alguns erros.
E é impressionante como os equívocos chamam a atenção das pessoas. Isso passa por conceitos errados que compartilhamos, tipo de linguagem que não combina com o perfil do público, expressões descabidas ou qualquer tipo de coisa que incomode ou tira a paz das pessoas.
Em outras palavras, precisamos estar sempre atentos para o que falamos em uma apresentação, pois a comunicação tem o poder de nos levar às alturas, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de arruinar a nossa imagem. Por isso é que devemos dominar essa ferramenta e afastar os equívocos.
Sendo assim, esse conteúdo tem a missão de te mostrar as melhores orientações a respeito de coisas que não devem ser ditas em uma apresentação. Se voltar para isso mostrará que você realmente tem a intenção de se tornar um grande comunicador. Sendo assim, tome nota das cinco dicas a seguir.
5 coisas que não devem ser ditas em uma apresentação
Chegamos, enfim, ao momento de conversarmos sobre as 5 coisas que mais derrubam uma apresentação. Quando caímos nestes equívocos, certamente perdemos muitos pontos nesta disputa acirrada que é comunicar com qualidade e impactar pessoas.
Por isso, tome nota destas dicas que preparamos e, principalmente, comece hoje mesmo a praticá-las em seus ensaios antes das apresentações e, principalmente, nos momentos em que você estiver cara a cara com o seu público. Tome nota e mãos à obra:
DICA 1 – OS ERROS GRAMATICAIS
É possível que você já tenha participado de apresentações em que o comunicador cometeu erros de concordância e regência. E, se isso aconteceu, é certo que a imagem que você criou desta pessoa não foi das melhores, acertamos? Imagine, então, se isso acontecer com você enquanto fala?
A maneira como utilizamos as concordâncias é um claro indicativo do nosso nível de instrução e do nosso domínio do idioma. Por isso, é fundamental estudar constantemente a nossa querida Língua Portuguesa. Caso contrário, a sua credibilidade sofrerá muitos danos.
E, para deixar bem claro, aqui não nos referimos apenas à parte falada. O conteúdo escrito deve receber a mesma atenção. Por isso, revise slides, banners e fique atento ao erro mais simples de ortografia ou de gramática. Parece que existe um ímã que leva a atenção das pessoas para estes pontos.
DICA 2 – OS VÍCIOS DE LINGUAGEM
Os vícios de linguagem são tão comuns e sutis que, em diversos momentos, sequer percebemos a ocorrência deles. Isso é tão verdadeiro e recorrente que, muitas vezes, é preciso que alguém verifique isso e chame a nossa atenção para que percebamos.
Por isso, é importante apresentar o seu conteúdo previamente para amigos, familiares ou até especialistas no assunto que você abordará. Isso vai diminuir a probabilidade da ocorrência de expressões que destroem as melhores apresentações.
Sendo assim, considere vícios de linguagem como expressões do tipo:
- Termos arcaicos – são expressões que já caíram em desuso, mas muitas pessoas as utilizam porque, ou não sabem deste fato, ou porque acham que elas impactam as pessoas (sim, elas impactam bastante; porém, negativamente). Exemplos: quiçá, por obséquio.
- Pleonasmo – são expressões redundantes; é como dizer a mesma coisa duas vezes. Tenha certeza de que toda vez que você utiliza um pleonasmo como “subir pra cima”, alguém na plateia logo pensa: “mas subir é sempre pra cima”. Cuidado com isso!
- Barbarismo – é quando fazemos uma pronúncia errada ou cometemos equívocos na grafia de alguma palavra ou expressão. É preciso ter muita atenção com este tipo de deslize. Para exemplificar, temos: largata (ou invés de lagarta), iorgute (no lugar de iogurte).
- Solecismo – isso tem a ver com erros de concordância, colocação pronominal ou regência. Para resolver este problema, não tem como fugir do estudo da Gramática e da prática de exercícios. Para exemplificar, veja: “me mande um sinal” (mande-me um sinal) e “hoje fazem 3 anos que” (hoje faz 3 anos que).
DICA 3 – PROLONGAMENTOS
Os vazios não são bons momentos em uma apresentação; todavia, eles devem ser preenchidos com coisas que realmente acrescentem algo de bom para o conteúdo que está sendo compartilhado. Se não for assim, é preferível até uma pausa de poucos segundos do que expressões do tipo:
– éééh…
– ãããã
DICA 4 – ESTEREÓTIPOS DE APOIO
Existem palavras e expressões que, equivocadamente, achamos que ajudam a manter contato e a gerar conexão. Mas, quando tratamos de uma apresentação de impacto, elas caem como um veneno pesado e que, por isso, deve ser evitado nas suas interações. Para você ter noção do que estamos falando:
– “tipo assim”.
– “né?”.
– “entendeu?”.
– “ok?”.
DICA 5 – EXPRESSÕES QUE ENCERRAM UM ASSUNTO
Certamente você já ouviu alguém finalizar uma apresentação utilizando algo do tipo “isso é tudo”. Em outras palavras, o que aprendemos nestes momentos é que não há mais nada que possa ser dito a respeito do conteúdo que foi compartilhado.
Além disso, “se aquilo era tudo”, não há mais espaço para dúvidas e nem mesmo por que buscar um aprofundamento posterior do tema. Tenha muita atenção com isso, pois este tipo de expressão dá a sensação de que você está se colocando acima das outras pessoas que tratam do mesmo assunto.
Conheça quem pode te ensinar a fazer apresentações inesquecíveis
Se você chegou até aqui, certamente já teve a plena noção de que é possível realizar uma apresentação de impacto para diferentes públicos. Porém, para tornar isso possível, é fundamental que você coloque em prática as dicas que compartilhamos anteriormente.
Além disso, você pode refinar a sua maneira de se comunicar e começar a dominar a Oratória com os cursos do Clube da Fala. Através deles, você verá na prática a aplicação de todos esses conceitos sobre os quais conversamos e muito mais.
E mais! Uma das grandes vantagens do Clube da Fala é que você terá um atendimento personalizado. Isso significa que as suas necessidades serão identificadas previamente e você focará na superação destes entraves, potencializando a forma como você fala para impactar multidões.
Sendo assim, a hora agora é de entrar em contato com a gente para conhecer mais de perto o nosso trabalho e dar o pontapé inicial da sua evolução na arte de falar em público. Estamos esperando o seu contato.