Sim, as relações interpessoais são determinantes não somente para o nosso desenvolvimento, mas também para a evolução de todos os envolvidos no processo da empresa. É, desta maneira, uma espécie de negociação, para que todos saiam vencendo.
Quando tratamos de liderança e do perfil daqueles que estão acima de nós, torna-se ainda mais difícil a missão de lidar com diferenças, atender às demandas e evoluir na carreira. Isso porque, ao mesmo tempo em que precisamos ser profissionais, temos que ter muito jogo de cintura.
É claro que cada ambiente e cada pessoa tem as suas particularidades, mas em geral, há atitudes e dicas comuns que servem para todas as relações entre colaboradores e líderes. É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje e tenha a certeza de que vai valer a pena. Acompanhe!
A importância de criar e manter um ambiente saudável
De antemão, precisamos considerar que é normal que haja conflitos em ambientes de trabalho. Por melhor que sejam as relações, por mais respeito que exista, não há como impedir certos desencontros, porém, o grande diferencial não é evitar que ocorram, mas sim saber como contornar quando isto acontecer.
Para isso, a postura é um grande diferencial. A forma como o colaborador norteia as suas atitudes, opiniões e a realização do trabalho que lhe é confiado. Além disso, a maneira como se porta e reage às atitudes dos seus superiores são fundamentais para a construção de uma relação saudável e respeitosa.
Ainda em relação aos desencontros e conflitos, eles simplesmente ocorrem porque as pessoas são diferentes, têm formações e modos de pensar diversos. Isso não é um problema, desde que saibamos lidar. E mais: quando o assunto é um líder difícil, é ainda mais necessário conversarmos sobre este tema.
Uma boa relação com as lideranças é aquela que propicia motivação e maior produtividade, além da sensação de que todos são respeitados e que não há excessos e nem abusos de poder, mas quando estamos insatisfeitos, a tendência é que as coisas piorem gradativamente.
Neste contexto, é de se imaginar como é pesado um dia em que precisamos conviver com um líder que não respeita as condições de trabalho, que não sabe dar valor ao colaborador e que nunca está satisfeito com a equipe. Difícil, concorda? Mas é possível contornar todos esses entraves.
Dito isto, é bem provável que você já tenha se recordado de algumas situações em que teve que lidar com uma personalidade difícil e, para piorar, essa pessoa estava hierarquicamente acima de você. Tomara que você tenha conseguido lidar. Caso contrário, as dicas que preparamos vão te ajudar.
O que podemos entender como um “líder difícil”?
Você deve ter uma ideia do que vem a ser um líder difícil, uma pessoa que tem uma postura menos flexível e que, geralmente, tem muita dificuldade em gerir pessoas, mas, para que não fique nenhuma dúvida quanto a isso e também para que você consiga sempre identificar nas suas relações profissionais, veja só:
Um líder difícil é aquela pessoa que não aceita nenhum tipo de negociação ou flexibilidade para a realização das demandas. A única coisa que visa é que suas ordens sejam seguidas mesmo que, ao longo do percurso, surjam imprevistos que demandem uma mudança de planos.
Líderes difíceis são aqueles que estão sempre reclamando das pessoas e das coisas e nunca se mostram plenamente satisfeitos com o desempenho dos colaboradores. Não há feedbacks construtivos, apenas apontamentos de erros e de demandas que não foram bem executadas.
Podemos também classificar como difíceis aqueles líderes que nunca assumem os próprios erros. Sempre tentam “justificar o injustificável” ou, se possível, transferir a culpa para outra pessoa. Até em momentos em que é visível para todos, não consegue assumir que também comete equívocos.
São também aquelas lideranças que tentam se impor pela força. Para isso, utilizam uma comunicação violenta, têm um tom agressivo e estão constantemente gritando e distribuindo ordens. Trata-se, portanto, de uma postura que tenta subjugar os outros.
Podemos, ainda, considerar como um líder difícil aquele tipo de pessoa que não aceita ser contrariada, não dá espaço para sugestões e que não procura potencializar as qualidades dos colaboradores. A sua meta é somente que as suas ordens sejam seguidas rigorosamente, sem falhas.
5 Dicas para Lidar com Líderes Difíceis
Agora que você já tem todas as informações para identificar um líder difícil, uma pessoa que tem uma postura que impede uma gestão saudável e que não está aberta a nenhum tipo de negociação, a hora é de encontrar soluções. Para te ajudar com esta missão, separamos algumas dicas infalíveis. Tome nota:
DICA 1 – COMPROMETIMENTO
Quanto melhor você for no desenvolvimento e na execução do seu trabalho, menos motivos dará para o seu chefe reclamar. Por isso, dedique-se, tenha disciplina e seja o mais comprometido possível com as demandas destinadas à sua função.
Além de criar uma boa imagem, diminuirá a margem de “dor de cabeça” com reclamações e cobranças exageradas. Isto é, seja o melhor que puder, respeitando, é claro, os seus limites e as condições de trabalho que são oferecidas.
DICA 2 – MANTENHA A CALMA
Um líder difícil tem sempre uma postura bem complicada de convivência. Geralmente, a agressividade e o nervosismo são características que acompanham o dia a dia destas pessoas. Se isto acontece no seu ambiente de trabalho, uma das melhores dicas é não se deixar “contaminar” por isso.
Em outras palavras, procure manter a calma e estar sempre no seu ponto de equilíbrio (ou bem próximo dele). Quando perceber que não vai ser possível manter a serenidade, procure afastar-se um pouco para esfriar a cabeça e colocar os pensamentos em ordem.
DICA 3 – SAIBA DAR LIMITES
Para “garantir o seu emprego”, não significa que você tenha que se submeter a todas as imposições do seu líder. Se agir assim, nunca terá o respeito das pessoas. Por isso, saiba o limite entre “engolir um sapo por dia” e praticamente aceitar ser humilhado.
O equilíbrio é a palavra-chave para isso. É preciso ceder para que a negociação seja produtiva para ambos os lados, mas há um limite para isso e você precisa saber se posicionar. Falar o que sente, com educação e embasamento é um direito seu e você não deve abrir mão disso.
DICA 4 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Inteligência Emocional é um grande diferencial para aqueles que precisam lidar com pessoas que têm uma postura difícil. Isso se explica porque, quando fazemos uso desta ferramenta, conseguimos manter relacionamentos minimamente saudáveis e cordiais.
Além disso, a Inteligência Emocional nos ajuda a manter o equilíbrio quando a pressão for exagerada (e isso é bem comum em ambientes povoados por pessoas com este perfil). Desta forma, desenvolver esta habilidade é uma necessidade primordial para o relacionamento profissional.
DICA 5 – COMUNIQUE-SE
Não há nada melhor do que uma comunicação de qualidade para lidar com pessoas e situações difíceis. Quem domina a arte de falar com qualidade está sempre preparado para conviver com perfis complicados. Desta forma, desenvolver esta habilidade vai ajudar – e muito – na sua evolução.
Na prática, procure ser claro em seus posicionamentos para evitar interpretações equivocadas. Ao mesmo tempo, esteja aberto para ouvir a opinião do seu chefe e também dos seus colegas de trabalho. Muitos problemas são evitados quando a comunicação é feita da maneira correta. Invista nisso!
Bônus – Um Livro que vai te ajudar
A literatura é sempre uma fonte inesgotável de conhecimento. É nela que procuramos constantemente aprender e evoluir. Neste contexto de posturas e posicionamentos com relação a líderes difíceis, uma ótima indicação é o livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter.
Ao ler esta publicação, você vai se deparar com uma história simples e de fácil entendimento. Através desta leitura, é possível fazer excelentes reflexões de como podemos nos tornar pessoas melhores, seja no ambiente de trabalho, ou em qualquer lugar que frequentamos.
Sendo isso, esta obra vem de encontro a tudo aquilo que conversamos até aqui sobre gerir relacionamentos com pessoas difíceis, em especial quando elas estão em posições hierarquicamente acima de nós. Além disso, você vai aprender a liderar pessoas.
A partir do momento em que aprendemos a ser líderes, começamos a entender “o outro lado”, as perspectivas, os objetivos e as dificuldades de estar em uma posição onde você precisa motivar pessoas ao invés de obrigá-las a obedecer às suas ordens.
Com isso, você terá ferramentas muito importantes para conduzir os seus líderes a um patamar de gestor de pessoas. Isto significa dizer que você pode, com a sua experiência, além de lidar com essas adversidades, auxiliar outros a também mudarem de posicionamento.
O Monge e o Executivo trata-se, portanto, de uma fonte onde podemos aprender a conviver com amor, sabendo negociar e encontrar um ponto que seja favorável para todos os envolvidos. Tudo isso com empatia, acolhimento, respeito e uma postura que, além de obter bons resultados, constrói um legado importante.
Enfim, se hoje você se encontra em uma posição de ter que lidar diariamente com um chefe de difícil relacionamento, é imprescindível que absorva o máximo de ensinamento que esta literatura pode proporcionar. É uma leitura quase que obrigatória para todos nós.
Como treinar a postura no ambiente de trabalho?
A postura ideal para um bom profissional não é algo engessado, uma regra que serve igualmente para todas as pessoas. Tudo isso é influenciado pelo tipo de empresa em que cada um atua, pelo perfil dos colaboradores e pela maneira como os gestores lidam no dia a dia.
Porém, seja qual for a situação, a verdade é que você precisará treinar e exercitar algumas habilidades e potencializar algumas das suas qualidades para se tornar uma pessoa que sabe se comunicar e consegue transitar bem em diferentes lugares e com diversos tipos de perfis.
Antes que alguém afirme que essa capacidade é um dom natural, algo que nasce apenas com um seleto grupo de pessoas, precisamos afirmar que isso não é verdade. Todas essas competências podem ser adquiridas com treinamento e também com o auxílio de profissionais experientes.
Sendo assim, você quer saber maneiras de treinar sua postura no ambiente de trabalho? Clique nesse link!. Aqui você terá à sua inteira disposição uma série de direcionamentos que te auxiliarão a ter uma postura correta e uma imagem profissional adequada.
Quem pode te ajudar a ter uma postura correta no ambiente de trabalho?
A postura, a imagem e a capacidade de lidar com perfis de difícil convivência são virtudes que precisam ser lapidadas constantemente. Isso porque as pessoas são diferentes e os contextos diversos podem exigir que tenhamos atitudes específicas para cada situação e para cada fase da nossa carreira.
É preciso aprender e praticar com profissionais experientes na arte de falar com qualidade. É por isso que a Oratória é essencial em todas as carreiras e em todos os momentos. A comunicação é o grande diferencial das pessoas que conseguem transitar bem em todos os ambientes.
E o Clube da Fala tem exatamente todos os cursos que vão te ajudar a alcançar este patamar. Com formações presenciais e online, nossos profissionais têm o conhecimento necessário para identificar as suas necessidades e definir uma formação personalizada.
Com isso, você se sentirá plenamente capacitado para lidar com líderes difíceis e com perfis diversos de colegas de trabalho. Além disso, conseguirá se comunicar com a clareza necessária, a ponto de evitar que ruídos te gerem prejuízos.
Enfim, agora só falta você entrar em contato com a gente para conhecer mais a fundo o nosso trabalho e dar o pontapé inicial na sua formação. É só clicar aqui.