A tarefa de liderar é muito mais do que ter um cargo, dar ordens e exigir que orientações e metas sejam cumpridas. É muito mais do que isso, especialmente quando consideramos que estamos lidando com pessoas, e este fato é suficiente para entendermos que a liderança exige diversas habilidades.
Um líder precisa de resultados. E para que estes sejam alcançados, é preciso cativar, ter jogo de cintura para lidar com conflitos e pensamentos diferentes, empatia para entender dores e dificuldades comuns a todas as pessoas e muita paciência para identificar erros e auxiliar na superação destes.
É, pois, uma gestão global, que ultrapassa questões meramente técnicas e, em muitos casos, tem até um viés pessoal. E isso só prova que uma grande liderança precisa de preparação, constante evolução e atualização para que esta missão seja desempenhada da melhor maneira.
Por isso, para te ajudar a se tornar o melhor líder possível, separamos uma lista de 10 livros que são indispensáveis para a formação e desenvolvimento da sua liderança. Muito mais do que saber se comunicar (que é importantíssimo), existem outras habilidades de que você não deve abrir mão. Acompanhe.
Antes de qualquer coisa, você sabe o que significa liderar?
Certamente você conhece algumas (ou muitas) pessoas que se intitulam líderes, mas que, na verdade, são chefes. Estas acreditam nisso porque estão em um cargo de chefia ou porque têm mais experiência ou conhecimento que os outros, e que essa posição naturalmente as tornam líderes.
Não é bem por aí. A liderança é muito mais do que isso, e extremamente mais difícil de ser executada da forma correta. Isso porque o sucesso de um líder não depende exclusivamente dele, mas do grupo de pessoas que ele lidera. Dessa forma, é preciso convencer, cativar, motivar a todos.
Sendo assim, vamos entender o processo de liderança como uma posição de extrema importância e de grande relevância para empresas e negócios em geral. Isso se explica porque, quando lideramos, precisamos acessar pessoas, dar motivos suficientes para que elas acreditem em nós.
E ganhar a total confiança de alguém não é uma tarefa simples, concorda? Ainda mais porque é impossível que não cometamos equívocos. Dessa forma, o líder precisa garantir que os outros continuem acreditando nele, mesmo em momentos de baixa.
Para isso, torna-se necessário compreender, valorizar, personalizar a maneira como agimos com as pessoas, ceder em momentos oportunos, valorizar conquistas, apontar equívocos com a única intenção de gerar aprendizados e crescimento para todos os envolvidos.
Enfim, a liderança é uma missão que exige um olhar global e interessado pelo fator humano. Além disso, o líder assume um papel de ser inspiração para os outros, uma referência a ser seguida. E isso dá trabalho, mas vale muito a pena. Os livros que separamos a seguir vão te ajudar bastante. Tome nota.
Veja os 10 livros que você precisa ler para desenvolver a liderança
1 – A Coragem de ser Imperfeito (Brené Brown)
O líder precisa ser humano e não tem que se mostrar como alguém perfeito (isso é impossível). Por isso, ele precisa se entender como pessoa, identificar vulnerabilidades, entender seus próprios medos e aprender a lidar com as adversidades.
E este livro vai te ajudar a entender todas essas questões, a ponto de você se tornar uma pessoa mais confiante e segura das suas potencialidades e das suas fraquezas. Desta forma, aprendemos a lidar com os altos e baixos dos outros também, e a conviver com todos, tirando o melhor de cada um.
2 – Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso (Daniel Goleman)
A Inteligência Emocional é um dos fatores mais importantes para todas as áreas da nossa vida. Em especial, quando lidamos com pessoas e com o emocional delas, precisamos dominar a capacidade de entender as questões e ter soluções saudáveis para as situações.
Neste livro, você vai entender um pouco mais sobre a dinâmica dos relacionamentos, o que vai potencializar todas as inovações que poderá propor na vida profissional dos seus liderados, construindo uma gestão mais humana e altamente inspiradora.
3 – Decisão: como grandes líderes fazem escolhas (Warren Bennis e Noel M. Tichy)
Todo cargo de liderança exige que façamos escolhas a todo o momento. E cada uma delas pode impactar grandemente no resultado de um trabalho ou mesmo na vida de uma pessoa. E um dos grandes segredos para acertar na maioria das vezes é saber se comunicar.
A comunicação é, pois, uma das maiores aliadas de todos os líderes. É por isso que você precisa ler este livro sobre liderança. Com ele, você alcançará uma grande performance com a comunicação e também com a organização do ambiente em que você atua.
4 – Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
As relações interpessoais são o meio pelo qual os líderes se conectam com as pessoas. E isso não acontece em momentos pontuais, mas sim diariamente, várias vezes ao dia, ou melhor, constantemente. E quanto melhor for esta ligação, melhores serão os resultados para a liderança.
Nesta obra, você vai entender que a influência que um líder exerce sobre alguém é bastante facilitada quando o relacionamento é realizado de maneira positiva, saudável, respeitosa e sempre voltado para criar importantes laços de crescimento e aprendizado.
5 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey)
Este é um livro bastante indicado para aqueles que fazem gestão de startups. Porém, para dizer a verdade, é indicado para todo e qualquer tipo de gerenciamento. Isso porque o formato de trabalho pode mudar, mas as pessoas são as mesmas, com suas crenças, capacidades, potencialidades e fraquezas.
Dessa forma, esta é mais uma das leituras obrigatórias para você que deseja se tornar um líder ou que já exerce este cargo, mas entende que pode – e deve – se aprofundar no tema e evoluir constantemente. Com este livro, a sua eficácia subirá de patamar.
6 – Gestão da Emoção (Augusto Cury)
Os aspectos emocionais, a cada dia mais, estão sendo valorizados pelas empresas, pois as grandes corporações têm percebido o quanto isso é primordial e eficaz para elevar a capacidade e também o desempenho dos seus colaboradores.
Sendo assim, este livro vai te ajudar a administrar as suas emoções e também a entender a dos outros. Com isso, a sua liderança ganhará o benefício de saber administrar a tensão que é lidar com pessoas, prazos, pensamentos contrários, competições e todo tipo de situação comum em um ambiente de trabalho.
7 – O poder de delegar (Donna M. Genett)
O bom líder não é aquele que trabalha sozinho e dá conta de todas as funções e responsabilidades. Muito pelo contrário, uma boa liderança é aquela que sabe tirar o melhor de cada um e colocar cada colaborador no lugar onde as suas potencialidades serão melhor utilizadas.
Essa é a capacidade de saber delegar e você, líder, precisa entender tudo sobre este assunto. Através de importantes dicas, será capaz de fazer com que a sua equipe evolua, se sinta valorizada e alcance todos os objetivos propostos. Todos crescerão com isso, acredite.
8 – O poder do hábito (Charles Duhigg)
Os bons hábitos precisam ser valorizados e potencializados. Ao mesmo tempo, os hábitos ruins precisam ser eliminados gradativamente. E quando encontramos as melhores dicas para trazer este benefício para a nossa vida e das pessoas, nos tornamos pessoas melhores e mais capazes.
E as grandes lideranças valorizam o abandono de práticas diárias que sejam ruins para a vida, de forma geral, e para o desempenho de funções profissionais. Quanto mais nos distanciamos de coisas que não acrescentam em nada para a nossa evolução, mais nos aproximamos do sucesso.
9 – O ego é o seu inimigo (Ryan Holiday)
O cargo de liderança é uma posição que, se não for acompanhada de perto e com muita sensibilidade pode levar a pessoa a uma sensação de poder e de superioridade em relação aos outros. Quando isso acontece, temos um grande problema. E, infelizmente, isso é bem comum.
Por este motivo, a leitura deste livro é quase que uma obrigação para você que quer se tornar um líder saudável, admirado, uma pessoa de referência, daquelas que fazem tudo funcionar sem dar muitas ordens ou se impor pela força. Você vai aprender a lidar com a sensação de poder.
10 – Comunicação Assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar (Débora Brum)
Uma liderança de sucesso domina a arte de falar bem e conquistar a confiança e a atenção das pessoas. Para tornar isso possível, é essencial ser assertivo e focar naquilo que realmente importa, pois os dias de hoje são repletos de um turbilhão de informações.
Neste contexto, se não soubermos falar e filtrar o que realmente importa, os ruídos tenderão a ser um de nossos maiores adversários. A nossa liderança perderá bastante para as informações desencontradas e, com isso, perderemos tempo, produtividade e conquistas. Você não pode deixar de ler este livro.
Você gostou deste post?
Sabia que é possível, além da leitura de todas essas obras, estudar e potencializar a sua Oratória e a sua capacidade de se relacionar com as pessoas?
Entre em contato com o Clube da Fala e aprenda com a gente todas as habilidades de que necessita para exercer uma liderança positiva.
2 Comentários
Excelente ideia . Colocarei n minha lista.
Agradeço muito pelo seu feedback. 😊