Você é o tipo de pessoa que não sabe como dizer não? Infelizmente, é muito comum encontrarmos aqueles que deixam de realizar suas próprias vontades para que outros se sintam satisfeitos, justamente por não se sentirem confortáveis ao recusar um pedido ou porque querem ser simpáticos.
Porém, sempre concordar com tudo o que o outro diz ou emprestar tudo o que o outro pede, por exemplo, não é uma atitude saudável e pode, inclusive, passar uma má impressão. Afinal, ser prestativo e dispor-se a ajudar é algo muito bom, mas colocar limites também é fundamental.
Neste contexto, você consegue perceber ao seu redor pessoas que não sabem como dizer não? Ou, quem sabe, essa pessoa é exatamente você, e essa característica tem te prejudicado em diversas áreas da vida, inclusive profissionalmente?
Se esse tema faz sentido para o seu momento atual, continue lendo o post para conhecer dicas que vão ajudá-lo a dizer ‘não’ sempre que for preciso, em qualquer circunstância. E veja, também, as consequências de dizer sim para tudo.
Por que algumas pessoas têm dificuldade de dizer não?
Quando tratamos da questão de dar uma negativa para alguém também estamos falando de comunicação. Neste contexto, as interações acontecem por meio uma via de mão dupla, onde ambos, em tese, externam o que pensam e, assim, há um entendimento e uma ação posterior.
Na prática seria exatamente isso. Mas, se considerarmos que nem sempre as pessoas dizem o que realmente pensam/desejam, temos aí um grande problema. E isso é algo bastante comum; tão comum que muitos ruídos ocorrem exatamente por este motivo.
Dessa forma, temos uma questão importante: por que existem muitas pessoas que não sabem como dizer não? Qual o motivo para alguém pensar ou querer algo e, no momento em que precisa externar, há uma mudança de posicionamento?
Pode-se considerar que os motivos são os mais diversos:
- Há uma grande culpa e uma preocupação acima do normal de não agradar as pessoas, de decepcioná-las. As pessoas que agem assim têm um grande receio de perder amizades, a admiração das pessoas e de criar uma imagem desagradável.
- Existe uma baixa autoestima tão intensa que as pessoas acreditam que o requisito para serem amadas e respeitadas é nunca colocar limitações para as solicitações e desejos dos outros. Assim, se sujeitam a todas as situações, mesmo que estas sejam até humilhantes.
- Uma grande necessidade de se sentir capaz de dar conta de todas as demandas e situações. É, em outras palavras, o desejo de se sentir insubstituível, indispensável, o (a) mais amado (a) de todos (as); uma falsa sensação de poder.
- Falta de domínio da arte de falar, ou seja, uma Oratória insuficiente. Quando isso acontece, as pessoas não sabem argumentar, transmitir segurança e ter confiança em cada palavra proferida. Também não conseguem mediar situações e, com isso, tendem a ceder às pressões.
O “não” também é necessário!
Mesmo sabendo que negar algo para alguém é uma atitude absolutamente normal, isso ainda pode ser uma tarefa difícil, devido ao medo de magoar, chatear ou ofender aqueles que estão próximos – como um familiar, um amigo ou um colega de trabalho.
Contudo, existem alguns elementos que devem ser considerados e que podem tornar a situação menos incômoda. Sendo assim, antes de qualquer coisa, é fundamental que você identifique essa característica e tenha consciência de que é uma tarefa plenamente contornável.
Como resultado, tenha a certeza de que você conseguirá se conhecer melhor, e será capaz de valorizar as suas qualidades e vontades. E mais: as pessoas ao seu redor começarão a te respeitar mais, mesmo que se sintam contrariadas em alguma situação.
Ou seja, aprender como dizer não é muito mais do que uma necessidade; é a condição básica para viver com qualidade, respeito e saúde. E o seu ambiente de trabalho criará uma imagem muito mais respeitosa a seu respeito, com mais credibilidade.
E para tornar isso uma realidade na sua vida, tome nota de todas as dicas que preparamos para você aprender como dizer não. E prepare-se para perceber como tudo ao seu redor se modificará, ainda que uma ou outra pessoa faça críticas ou não aceite o fato de que você não está mais disponível 24 horas por dia.
Veja ótimas formas de dizer não:
Dica 1 – Fale de maneira educada e seja sincero.
É importante deixar claro que você não tem obrigação de fazer aquilo que o outro pede. Entretanto, também é muito importante dizer não de forma educada. Desse modo, você evita que a outra parte fique ressentida ou chateada, principalmente se for uma pessoa mais próxima.
Sendo assim, tenha consciência de que não é simplesmente o dizer “sim” ou “não”, mas também a maneira como você externa a sua vontade e as suas condições para a realização – ou não – de alguma tarefa ou favor. A compreensão e o respeito do outro partem da sua postura também.
Além disso, seja objetivo ao falar e firme no seu posicionamento. Não diga mentiras nem invente desculpas desnecessárias; afinal, não há necessidade de se explicar. Você tem todo o direito de rejeitar pedidos, caso não possa ou não queira atender ao que é solicitado. Esse é um direito que todos nós possuímos.
Dica 2 – Diga que pensará a respeito.
Em algumas situações, as pessoas realmente não conseguem dizer ‘não’, mesmo que essa seja a vontade delas no momento. Para não se comprometer a fazer algo que pode gerar aborrecimentos e acabar por ser um fardo, uma boa opção é dizer que pensará a respeito do assunto em questão.
Na verdade, essa tática é mais uma forma de ganhar tempo – em especial se a pessoa já está certa de que não fará o que foi solicitado. De qualquer forma, é uma estratégia bastante útil para aqueles que ainda não se sentem totalmente à vontade para dizer não aos outros no momento em que o pedido é feito.
E, agindo assim, você consegue vivenciar essa mudança de comportamento de forma saudável, evitando frustrações quando não conseguir atingir a meta de dizer não e acabar cedendo à necessidade de agradar ou de não decepcionar alguém (esses “retrocessos” são comuns e podem acontecer).
Dica 3 – Coloque seus interesses em primeiro lugar.
Caso você não saiba como dizer não e se sente realmente incomodado(a) quando passa por uma situação na qual precisa negar algo a alguém, colocar seus interesses em primeiro lugar pode facilitar a sua decisão e ajudar na sua mudança de postura e comportamento.
E para que você tenha plena convicção de que isso é algo totalmente natural e que não vai prejudicar ninguém, creia que não se trata de ser egoísta, mas sim de priorizar aquilo que é relevante para você, como o seu bem-estar e a sua saúde emocional.
Pensar nos outros e ajudar as pessoas são atitudes muito bonitas e válidas, mas não é adequado deixar seus planos de lado e, muitas vezes, sacrificar-se por algo que, na verdade, não é de sua responsabilidade. Quem age assim, vive infeliz, insatisfeito e, no fim de tudo, não recebe o devido respeito das pessoas.
E esse ponto precisa ser realçado, porque aqueles que se colocam sempre à disposição e, muitas vezes, demonstram que não se preocupam com a própria felicidade acabam criando uma imagem de uma pessoa que não merece o respeito dos outros. É preciso saber valorizar a si para ganhar o respeito.
Dica 4 – Fale com simplicidade.
Quanto mais simples forem as suas palavras, mais fácil será a negativa. Quando prolongamos demais, a tendência é nos enrolarmos e não conseguirmos deixar claro nossas reais intenções e desejos. Sendo assim, veja alguns exemplos de como fazer tudo com simplicidade:
– “Eu gostaria de te ajudar, mas realmente estou sem tempo”.
– “Desculpe-me, mas estou bastante ocupado (a)”.
Dica 5 – Deixe claro que não é nada pessoal.
Dizer um “não” fica mais fácil quando as pessoas conseguem separar as coisas. Isso significa dizer que é importante você deixar claro que o fato de estar negando algo não tem nada a ver com a pessoa, mas sim com você mesmo e com as suas necessidades e anseios.
Explique que, naquele momento, você não tem tempo ou capacidade para fazer esta ou aquela tarefa solicitada. Isso mostrará que você está dizendo um “não” porque não pode realmente. Além disso, dependendo do caso, é possível até se colocar à disposição para ajudar posteriormente.
Dica 6 – Seja agradecido.
Ao invés de dizer sim e ficar bastante incomodado/irritado com a situação, saiba negar e também agradecer o fato de alguém ter te solicitado algo. Mesmo dizendo “não”, mostre à pessoa a sua satisfação por ter sido lembrado, pois isso mostra que você é considerado uma pessoa confiável.
– “Eu me sinto feliz por ter lembrado e confiado em mim para realizar algo para você, mas realmente não posso fazer isso”.
Dica 7 – Procure mediar a situação.
Se você não pode (ou não quer) realizar o que alguém está te pedindo, pode ser que consiga fazer uma parte do pedido. É uma negociação e é possível realizar algo que não te incomode e, assim, ajudará alguém, mesmo que não seja integralmente.
As consequências de dizer “sim” para tudo
São vários os motivos que podem levar alguém a dizer sim para tudo: querer ajudar, evitar conflitos, ter medo de parecer mal-educado, necessidade de ser aceito e, até mesmo, simplesmente não se sentir à vontade dizendo não aos outros.
Embora seja necessário ceder em alguns momentos, como em um relacionamento entre amigos ou a dois, ninguém deve se sentir obrigado a fazer tudo o que o outro quer. Agir dessa maneira pode resultar em consequências extremamente desagradáveis e negativas.
Veja alguns exemplos:
1 – Envolver-se em situações constrangedoras.
Pessoas que têm o hábito de dizer sim para tudo, frequentemente estão envolvidas em situações constrangedoras e desagradáveis. Não importa qual seja o pedido: emprestar dinheiro ou deixar que comprem algo no seu nome, substituir um colega em uma reunião de trabalho, etc.
Se você nunca diz não, pode vir a passar por maus momentos, como falta de dinheiro e indisposição física e mental. Sem contar que, de certa forma, acaba se tornando responsável por aquilo que é responsabilidade de outra pessoa. Em suma, você nunca se sentirá feliz e realizado agindo dessa forma.
2 – Ser facilmente manipulado.
Pessoas que não sabem como dizer não também costumam ser facilmente manipuladas. É válido lembrar que pessoas manipuladoras tendem a se mostrar bastante simpáticas em um primeiro momento. Muitas vezes, fazem algum favor e, quando precisam de algo, fazem questão de dizer que esperam a retribuição.
Outra estratégia típica daqueles que se mostram manipuladores é pedir algo que deixe o outro totalmente desconfortável — como uma alta quantia. E, em seguida, fazer outro pedido menos significativo do que o primeiro, como uma quantia um pouco menor, mas que, ainda assim, pode ser comprometedor.
Como a pessoa já disse não para o primeiro pedido, a probabilidade de que ela diga sim para o segundo é bem maior. Isso porque ela pode se sentir pressionada e culpada e, com isso, vai acabar concordando e cedendo ao seu pedido.
3 – Tornar-se inseguro.
Outra consequência negativa de se dizer sim para tudo é se tornar inseguro. A pessoa que não sabe como dizer não acaba passando aos outros a impressão de que é obrigada a sempre fazer aquilo que eles querem. Assim, acaba se sentindo insegura em dizer não, por medo do abandono e da rejeição.
Dessa forma, é saudável e necessário dizer não em algumas situações e não é preciso ter medo se outro ficará chateado ou aborrecido. Aliás, quando se diz não a alguém — principalmente quando esse alguém está acostumado a sempre ouvir um sim —, é possível saber se a pessoa ainda estará ao seu lado.
Agora que você já sabe como dizer não com segurança e sem culpa, nunca se esqueça de que ninguém é obrigado a concordar com tudo o que o outro diz e nem a agir como o outro quer. Esse é um direito que assiste a todas as pessoas, inclusive a você.
Coloque-se em primeiro lugar e analise como se sente frente a uma determinada situação, e se pode e quer fazer aquilo que está sendo solicitado por alguém. Assim, você se sentirá bem consigo mesmo e evitará que surjam alguns problemas.
A oratória também nos ajuda a dizer não.
A arte de falar bem nos dá segurança para comunicar e a confiança necessária para mostrar para as pessoas que somos capazes de nos posicionar. Quem domina a ferramenta da Oratória tem à disposição um requisito forte e satisfatório para conseguir se comunicar e também a dizer não para qualquer um.
E é neste ponto que o Clube da Fala pode te ajudar. Através de diversas formações personalizadas, você terá à sua disposição todas as informações de que necessita para se comunicar em qualquer tipo de situação, inclusive naquelas em que é necessário dizer não.
Os cursos oferecidos pelo Clube da Fala são voltados especialmente para as suas dificuldades. Isso significa dizer que se a sua necessidade é sentir segurança para negar algo a alguém, você aprenderá a transmitir o máximo de confiança em todos os momentos.Entre em contato com o Clube da Fala e conheça todas as vantagens que a Oratória oferece para você. E tenha certeza de que dizer não é muito mais fácil do que imagina. Basta dominar a arte de falar e se comunicar de forma assertiva e segura.