O mundo dos negócios é um ambiente altamente competitivo e, para ganhar destaque, é fundamental apresentar diferenciais. Neste quesito, as técnicas de Oratória em negócios são sempre os primeiros pontos que precisamos valorizar e investir.
Partindo deste princípio, se você fizer uma rápida pesquisa, facilmente perceberá que as corporações que dominam o segmento em que atua apresentam um ponto em comum: elas fazem grandes apresentações e dominam como poucos a arte de falar com desenvoltura.
Além disso, é fato que o mundo dos negócios é norteado pelas interações, contatos estratégicos, eventos corporativos; enfim, a comunicação tem papel determinante no sucesso e no insucesso dos negócios. E isso é motivo suficiente para você concluir que não existem conquistas sem Oratória.
É por isso que hoje resolvemos desenvolver um conteúdo repleto de técnicas de Oratória em negócios, especialmente para você que já percebeu que o grande segredo para chegar no topo e se manter em alta é dominar a habilidade de fazer apresentações e engajar pessoas. Acompanhe tudo isso a seguir.
O conceito de Oratória
É provável que você já conheça o conceito de Oratória. Mas também é possível que alguém não entenda por completo do que se trata essa habilidade. Há também aqueles que acreditam ser esta técnica um dom, algo que nasce com algumas pessoas. Por este motivo, vamos a uma explicação geral do tema.
De maneira prática e objetiva, vamos considerar que a Oratória é uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer pessoa, sem exceção, a partir de treinamento. E, a partir disso, todos podem aprimorar dia a dia a capacidade de alcançar pessoas.
É, pois, a capacidade de falar com autoridade, segurança e gerar convencimento, seja em uma grande apresentação, em uma palestra para um grupo seleto, uma reunião de trabalho na empresa em que você atua, no dia a dia com seus colegas de profissão ou mesmo na sua vida pessoal.
Sendo assim, é fácil perceber que a Oratória é um requisito fundamental para qualquer profissão e, por isso, não pode ser encarado como “algo a mais”. E não para por aí: a arte de falar com desenvoltura para qualquer tipo de público oferece uma série de benefícios. Veja só alguns deles:
- Compartilhamento de ideias com clareza.
- Comunicação assertiva, acertando em cheio as necessidades e expectativas das pessoas.
- Melhora do desempenho das atividades em geral.
- Maior poder de persuasão. As pessoas confiam em suas palavras e colocações.
- Mais confiança para falar em diferentes contextos.
- Quem domina a Oratória inspira confiança nas pessoas.
- Maior capacidade de improviso.
- Superação da insegurança e do medo de falar em público.
- Fortalecimento do networking.
- Maior credibilidade e autoridade ao falar.
- Capacidade de mediar conflitos.
- Capacidade de personalizar discursos de acordo com o perfil do público.
- Fortalecimento da imagem profissional.
Como tirar proveito das técnicas de Oratória em negócios
Se você já é um profissional de negócios ou deseja ingressar neste mundo, é essencial começar pela parte mais importante: a arte de falar bem. Isso porque qualquer tipo de negociação é baseada em interação, persuasão e convencimento, pontos que têm ligação direta com a Oratória.
Desta forma, a partir do momento em que você mergulha no mundo da comunicação e começa a dominar as técnicas de Oratória em negócios, tem porta aberta para aprimorar dia a dia as suas apresentações em reuniões de negócios, conferências e também em eventos corporativos.
E você quer saber como fazer isso? Com certeza sim, não é verdade? Uma das melhores opções é investir em um curso de Oratória (falaremos sobre isso no final deste conteúdo). Ao mesmo tempo, é fundamental a prática diária e o conhecimento prévio de que, para cada tipo de pessoa, há uma forma de falar.
Isso significa dizer que quando você domina a Oratória, aprende a falar de acordo com o público, o contexto e a necessidade. A Inteligência Emocional que é adquirida a partir de treinamento te ajuda a perceber o que é necessário ser compartilhado para gerar aceitação e convencimento.
E, no mundo dos negócios, onde cada palavra pode te levar ao topo ou ao fracasso, quanto mais seguro e preparado, mais chances de alcançar seus objetivos, fechar grandes e importantes negócios e ganhar destaque no seu segmento de atuação.
Pontos que você não deve esquecer nas apresentações de negócios
Como já mencionamos anteriormente, cada situação requer um tipo de comunicação. E isso pode ser treinado e internalizado ao longo do tempo. Todavia, existem alguns pontos que são comuns e essenciais para todos os contextos e, por isso, você não pode esquecê-los. Sabe quais são? Veja só:
1 – Controle de voz
O tom de voz é um dos pontos de mais importância quando falamos de apresentações de negócios. Isso porque não existe algo que seja único para todas as situações. Vai depender do contexto, do objetivo da sua fala e do perfil do público.
Mesmo assim, existem detalhes que podem nortear a sua apresentação e, a partir disso, você vai aprendendo a personalizar a sua fala, criando uma imagem bastante positiva por parte das pessoas que negociam com você. Tome nota e pratique:
– Uma voz muito baixa e monótona gera desinteresse e perda de foco por parte do público. Evite isso.
– O tom da sua voz deve ter relação com o tipo de negócio que você está tratando. Para exemplificar, imagine um tema sério. Neste caso, fica mais adequada uma voz grave. Se for um assunto mais leve, alegre ou até informal, opte por um tom mais agudo e animado.
– As partes do seu discurso que merecem maior destaque devem ser marcadas por uma maior entonação em trechos ou palavras específicas.
2 – Linguagem corporal
O corpo fala tanto quanto as palavras. Essa é uma verdade que as técnicas de Oratória em negócios provam cada dia mais. Trata-se, conceitualmente, do conjunto de posturas, movimentos e gestos que possuem significado e que atuam junto com as palavras.
– Gestos
Este item requer muito equilíbrio para surtir o efeito desejado. Deve ser algo natural para não chamar muito a atenção das pessoas. Ao mesmo tempo, a ausência deles tem o poder de estragar excelentes apresentações. De forma geral, os gestos devem ser um complemento da fala.
– Fisionomia
Este ponto exige coerência. Por exemplo: não tem muito sentido mencionar algo triste com um largo sorrido no rosto, entende? Além disso, o seu olhar deve alcançar as pessoas para que elas se sintam valorizadas e importantes para aquele momento de interação.
– Postura
Este é um ponto que trabalha bastante a sua imagem e a forma como as pessoas te interpretam (isso é fundamental para que seu público te aceite). Para você ter uma ideia, as suas pernas não devem estar nem muito abertas e nem totalmente fechadas (o meio-termo gera uma postura elegante).
E não para por aí: a sua cabeça deve estar reta. Caso contrário, você transmitirá sentimentos como: cabeça voltada para cima (arrogância, excesso de confiança); cabeça curvada para baixo (desânimo, excesso de humildade ou falta de confiança).
3 – Estrutura de apresentação
Construa um roteiro para sempre ter um norte na sua apresentação. Esta é uma das técnicas de Oratória em negócios que te trará de volta aos trilhos todas as vezes em que você se perder no raciocínio ou se um imprevisto te levar para um caminho para o qual não houve preparação.
Neste contexto, é importante treinar previamente e observar o que precisa de ajustes. Além disso, é preciso praticar os itens 1 e 2, pois eles fazem parte da estrutura da sua Oratória. Sendo assim, é preciso entender que todas as técnicas de Oratória em negócios são complementares e precisam trabalhar juntas.
Dicas para aprimorar as suas habilidades de apresentação em reuniões, conferências e eventos corporativos
Se você chegou até aqui, certamente já entendeu que a Oratória é um requisito indispensável para o sucesso nos negócios, para o bom desempenho em reuniões, conferências e eventos corporativos. Por este motivo, não restam mais dúvidas de que todos nós precisamos praticar constantemente, concorda?
Sendo assim, separamos algumas dicas importantes para você se destacar positivamente nos seus compromissos de negócios. Tenha certeza de que isso fará toda a diferença no momento em que precisar interagir, persuadir e conquistas clientes e ótimas parcerias. Tome nota:
Dica 1 – Pratique, ensaie e refaça sempre
Engana-se quem acha que basta treinar agora para falar sempre bem e ter sucesso no mundo dos negócios. Quem segue esse raciocínio está fadado ao insucesso e à mesmice. Ao contrário disso, a prática regular ajuda a lapidar o seu discurso, te dá mais segurança e jogo de cintura para lidar com imprevistos.
Por isso, apresente-se em frente ao espelho, mostre para a sua família e para grupos de amigos. Peça para eles avaliarem, indicarem pontos positivos e negativos. Tente fazer o mesmo discurso de maneira diferentes e perceba, ao longo do tempo, que você começa a ganhar mais segurança e confiança.
Dica 2 – Fique atento à linguagem não verbal
Não abra mão do seu corpo. O seu gestual será determinante para confirmar as ideias que as suas palavras estão tentando transmitir. Creia: a sua linguagem corporal confirmará tudo o que você está compartilhando. Por isso, muita atenção para a sua postura, as suas expressões faciais e para o seu olhar.
Movimente-se de maneira natural pelo espaço que você tem. Ou, se estiver em uma reunião onde todos estão sentados, procure olhar para as pessoas da mesma maneira, valorize o movimento das suas mãos, sorria quando puder e mantenha a seriedade quando for necessário.
Dica 3 – Engaje o seu público
Por melhor que sejam as suas palavras e a sua linguagem corporal, se elas não fizerem sentido para as pessoas, será um trabalho jogado fora. Isso comprova que cada palavra e gesto realizado tem que ter uma ligação direta com o perfil do público com quem você está interagindo.
Se isso não ocorrer, não haverá engajamento e as pessoas perderão o interesse por aquilo que você está comunicando. E, no mundo dos negócios, isso tende a gerar um grande prejuízo, pois pode acabar com parcerias, impedir com que você feche ótimos negócios e ainda prejudica a sua imagem corporativa.
Dica 4 – Seja você mesmo
Uma das melhores técnicas de Oratória em negócios é a espontaneidade. Em outras palavras, tenha sempre em mente que todas as dicas anteriores só surtirão o efeito esperado se você as utilizar de maneira espontânea, adicionando o seu jeito de ser em cada técnica.
Aqui estamos falando da sua marca pessoal, da sua maneira particular de interpretar a Oratória e compartilhar informações e ideias com as pessoas. Neste sentido, quando estamos falando de negócios, não há nada mais real e encantador do que alguém que saiba falar e envolver de forma autêntica.
Dica 5 – Estude constantemente e inspire-se em bons exemplos
A prática diária aliada a grandes referências são um ótimo caminho para você seguir. Quando temos a intenção de dominar as técnicas de Oratória em negócios, precisamos aprender com quem já se destaca no mercado. Ou seja, beber dessa fonte é inspirador e nos mostra diversas possibilidades.
Onde você pode aprender as melhores técnicas de Oratória para melhorar as suas apresentações de negócios?
A resposta para esta questão é o Clube da Fala, o lugar que respira Oratória 24 horas por dia. Por isso, se a sua intenção é se destacar no mundo dos negócios, aqui você encontrará tudo o que precisa para evoluir.
Para isso, certamente você encontrará em um dos nossos cursos a solução para as suas principais dificuldades na arte de falar com desenvoltura nos diversos compromissos da vida corporativa.
E o melhor de tudo é que a sua formação no Clube da Fala ocorre de maneira personalizada. Isso significa que os nossos profissionais identificarão as suas maiores dificuldades e trabalharão em prol da superação de todos esses obstáculos, ajudando você a ser um grande profissional de negócios.
Não perca tempo, pois o mundo dos negócios não costuma esperar. Entre em contato com a gente.