Em tempos de tecnologia e redes sociais em alta, percebemos que as interações e acessos à informação ganharam uma força e uma importância ainda maior do que já tinham. Com isso, o jornalismo e a comunicação de forma geral foram impactados diretamente e tem tudo para potencializar suas ações.
Neste contexto, quando olhamos para pessoas comuns, que têm suas opiniões e decisões influenciadas diretamente por aquilo que recebem dos veículos de comunicação, concluímos que a responsabilidade aumenta substancialmente. Ainda mais quando consideramos o cuidado com aquilo que é publicado.
Isso significa que o jornalismo e a comunicação em geral ganharam um status e uma responsabilidade social enormes e que não param de crescer. Para isso, é essencial que estes profissionais invistam em Oratória e na capacidade de compartilhar informações com responsabilidade e segurança.
É por este motivo que preparamos este conteúdo para você que atua na área de comunicação ou que pretende fazer carreira neste segmento. É indispensável que a mídia tradicional e as novas opções de compartilhamento tenham plena consciência do papel que exercem. Continue acompanhando por aqui.
O grande benefício do desenvolvimento da tecnologia e das redes sociais
É bem provável que você já tenha se questionado: “como é que conseguíamos sobreviver sem celular, internet e redes sociais?”. Ainda que este comentário tenha uma pitada de bom humor, quando analisamos a fundo anos anteriores, percebemos uma velocidade diferente na sociedade.
Hoje, algo que aconteceu a quilômetros de distância, em poucos minutos (ou segundos) chega até nós e com uma variedade enorme de interpretações, fontes e dados. Desta forma, percebemos que os quatro cantos do planeta estão interligados e a comunicação tem um papel extremamente importante nisso.
Em outras palavras, fica fácil concluir que, ao mesmo tempo em que a informação é compartilhada rapidamente, dando uma certa igualdade de condições para o acesso de todas as pessoas, a veracidade deste fato pode ser prejudicada se comunicadores não utilizarem bem a comunicação.
Isso quer dizer que o poder da comunicação (que sempre foi grande) aumentou ainda mais com a Internet e com as redes sociais. Isso permitiu com que todos se tornassem uma “espécie de comunicador”. E, de uma forma ou de outra, profissionais da área e pessoas comuns acabam tendo o mesmo poder.
Porém, o grande diferencial reside na certeza de que, independente do fato de uma pessoa ser ou não da área de mídia, é fundamental termos em mente que a característica de uma boa comunicação é a capacidade de se expressar. E essa qualidade vem da Oratória.
Sim, a arte de falar bem e saber como se expressar para diferentes públicos é uma habilidade que precisa fazer parte da vida de jornalistas, profissionais de mídia e de todas as pessoas que se interessam em compartilhar informações de maneira responsável, verídica e cheia de qualidade.
Como consequência, quando unimos as possibilidades trazidas pela Internet e pelas redes sociais com um bom investimento em Oratória, concluímos que a informação pode ser a melhor possível e que temos uma grande chance de impactar positivamente um sem-número de pessoas.
Veja como a capacidade de se comunicar influência jornalistas e profissionais de mídia
Jornalistas e profissionais de mídia sempre tiveram “o poder” de alcançar pessoas e de influenciar em suas opiniões e decisões. E isso tem aumentado ainda mais com o boom das redes sociais e com o desenvolvimento da tecnologia. O alcance foi bastante potencializado.
E isso tem dois lados: ao mesmo tempo em que o jornalismo consegue atingir muitas pessoas, qualquer indivíduo tem a liberdade de encontrar a informação de acordo com suas escolhas e apurações. Ou seja, as pessoas não são necessariamente dependentes do trabalho da mídia.
Esta, para ganhar notoriedade e status de instituição que merece confiança precisa investir em comunicação de qualidade, capacidade de falar e de se expressar. Se não for desta maneira, acabam construindo uma imagem de pouca credibilidade, manipulação e baixa qualidade de informação.
Ao mesmo tempo, quando a capacidade de comunicar é um dos primeiros requisitos na vida de um jornalista ou profissional de mídia, o êxito profissional se torna uma consequência natural. E se parar rapidamente para fazer uma breve análise, vai perceber:
– Os jornalistas de maior destaque são aqueles que construíram as suas carreiras com uma comunicação de muita qualidade e com a busca incessante por informar cada dia melhor. Na atuação destas pessoas, a Oratória foi sempre o grande diferencial.
– Profissionais de mídia em geral preocupam-se a todo o tempo com a informação correta. A pressa por informar primeiro ou a “busca pelo clique” não construíram a imagem destes profissionais. Eles não reproduzem informação sem checar e ter a certeza de que isso ou aquilo realmente aconteceu.
– Quando alguém que atua no jornalismo ou trabalha com mídia abre mão de uma comunicação de qualidade, torna-se “mais do mesmo”, não gera diferenciais e acaba perdendo grandes oportunidades profissionais. Isso porque o público está cada dia mais seletivo e sabe separar o “joio do trigo”.
– A variedade de fontes é uma vantagem do desenvolvimento da tecnologia. Ao mesmo tempo, crescem quase que igualmente aqueles que valorizam a Oratória e os indivíduos que manipulam informações para a obtenção de diversas vantagens. Porém, a boa comunicação dura para sempre.
Desafios enfrentados pelos profissionais de mídia em tempos de redes sociais
Não é mais segredo para ninguém o poder e a importância que as redes sociais ganharam rapidamente. Por este motivo, todos os segmentos foram impactados e praticamente obrigados a se adequarem à nova realidade. Apesar da resistência de alguns no início, aos poucos todos foram aderindo.
E a carreira de jornalismo e da mídia em geral tem atuação bastante impactada (talvez sejam as mais atingidas por este novo fenômeno de interações e compartilhamentos em grande escala). O público, de forma geral, passou a buscar informação por estas novas vias.
Com isso, os veículos de comunicação começaram a mudar de cara para alcançarem a confiança e a adesão das pessoas. Todavia, não se trata de uma tarefa simples; muito pelo contrário, exige atualização dos profissionais a todo o tempo.
E para que você tenha noção dos grandes desafios que o jornalismo e a mídia passaram a enfrentar, veja só alguns exemplos:
1 – As mídias sociais surgiram como um veículo onde a informação pode ser compartilhada rapidamente e por diversas pessoas, sejam elas preparadas ou não para se comunicar. Com isso, jornalistas profissionais se veem na necessidade de oferecer conteúdo ainda mais apurado e com mais credibilidade.
2 – A necessidade de interagir com o público tem exigido que profissionais de comunicação estejam cada dia mais preparados para atuar bem em todas as plataformas. Saber produzir vídeos e falar com desenvoltura é uma habilidade que somente a Oratória é capaz de proporcionar.
3 – Mídias sociais não são a mesma coisa que jornalismo. Este é também um grande desafio que os jornalistas precisam enfrentar e esclarecer a todo o tempo. Isso significa dizer que se alguém compartilha informação não necessariamente está fazendo jornalismo.
Por isso, aumentou ainda mais a necessidade de produzir um conteúdo de qualidade, pautado na habilidade de fazer com desenvoltura, poder de persuasão e muita credibilidade. Caso contrário, teremos que continuar a conviver com fake news e informações desencontradas.
4 – A internet e as redes sociais precisam ser entendidas apenas como uma maneira como as informações circulam e chegam até as pessoas. O desafio do jornalismo e da mídia em geral é utilizar estes novos meios da maneira correta, com seriedade e um cuidado redobrado.
5 – Os novos tempos trazidos pela Internet trouxeram um grande desafio: engajar pessoas diariamente. E não há nada mais eficiente para tornar isso possível do que saber falar com qualidade e impactar os diferentes perfis do público.
E é aí que a Oratória entra e gera um diferencial importante para a evolução profissional na carreira de jornalismo. Quanto melhor você falar, mais prenderá a atenção das pessoas, conquistará a confiança delas e atingirá em cheio as expectativas e necessidades.
Conheças as oportunidades que a Oratória oferece para jornalistas e profissionais de mídia
Se chegou até aqui, certamente já percebeu o valor que a Oratória ganhou com o desenvolvimento da tecnologia, o advento da Internet e a proliferação das redes sociais. Porém, se ainda restar alguma dúvida, tome nota de todos os benefícios que a arte de falar bem oferece para profissionais de comunicação:
– Ter uma boa Oratória é um diferencial que costuma garantir as melhores vagas de emprego na área de comunicação. Desta forma, jornalistas e profissionais de mídia que investem neste tipo de conhecimento estão à frente dos concorrentes.
– Quando um profissional de comunicação consegue falar bem e com desenvoltura, ele naturalmente se sente mais confiante e com a autoestima nas alturas. Consequentemente, se sentirá bem à vontade para lidar com diferentes perfis de público.
– A arte de falar em público permite que profissionais se comuniquem com clareza e desenvoltura. Isso permite que a compreensão seja facilitada e que haja menos ruídos na comunicação. Dessa forma, o seu alcance será potencializado.
– A empatia é um benefício característico da Oratória. Quem adquire a habilidade de falar bem e com conexões fortes e verdadeiras, ganha uma capacidade acima da média de alcançar pessoas, conquistá-las e, com isso, se tornar referência para o público.
– Um bom comunicador é aquele que tem a capacidade de se comunicar com clareza e de forma assertiva, indo direto ao ponto e abordando itens que realmente gerem conexão com as pessoas. Aqueles que investem em Oratória aprendem a usar esta habilidade com maestria.
– A Oratória permite que jornalistas e profissionais que atuam na mídia aprendam a usar a linguagem corporal, o tom de voz e a controlar as emoções em situações de pressão. Em consequência, passam a comunicar melhor e criam uma imagem profissional de muita credibilidade.
– A boa Oratória permite que profissionais de comunicação tenham a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, criando laços profissionais importantes e uma imagem de muita credibilidade. E isso é fundamental para ter acesso a grandes oportunidades de trabalho.
Onde jornalistas e profissionais de mídia podem aprender a Oratória?
Agora que você já sabe que a Oratória é uma das habilidades mais buscadas em entrevistas de emprego na área de comunicação, este é o momento certo para investir de verdade na obtenção desta ferramenta que, a cada dia que passa, se torna mais essencial para alcançar pessoas.
É por este motivo que você precisa conhecer o Clube da Fala. Aqui você terá acesso privilegiado ao melhor conteúdo sobre a arte de falar em público, o que é uma grande vantagem em meio a este mercado tão competitivo.
Através dos cursos que oferecemos, você receberá uma atenção personalizada dos nossos professores. Eles identificarão as suas principais necessidades e atuarão de forma efetiva para que supere todos os seus entraves.
E não faltam opções para você estudar no Clube da Fala. Há, com certeza, um formato de aprendizado que mais se adequa ao seu perfil e ao tempo que tem disponível para estudar. Veja só:
– Curso Online (ao vivo) – você aprenderá a Oratória sem precisar sair da sua casa. Isso significa dizer que o seu aprendizado pode ocorrer de qualquer lugar, tudo formatado de acordo com o seu perfil.
– Curso Presencial – esta é uma opção para você que gosta das interações físicas, do olho no olho e do aprendizado junto a outros profissionais de comunicação.
– Curso para Empresas – esta é uma opção para empresas que atuam com comunicação (e para todos os segmentos). Através de uma formação diferenciada, você e sua equipe de trabalho evoluem na arte da Oratória.
Enfim, agora é o momento ideal para investir na habilidade que será o grande diferencial para você que trabalha como jornalista ou com mídias, de forma geral. Por isso, não abra mão de dominar a ferramenta que vai garantir a evolução profissional que você sempre sonhou.
Entre em contato com o Clube da Fala para conhecer ainda mais das nossas formações. Estamos esperando por você.
2 Comentários
Gostei do conteúdo.
Agradeço muito pelo seu feedback. 😊