Liderar pessoas é uma função de muita relevância e que requer, além de uma preparação especial e um senso de responsabilidade acima da média, um investimento em Oratória. A capacidade de comunicar para lidar com pessoas de perfis diferentes é uma das grandes soluções para o sucesso nos negócios.
Para você ter uma ideia do que estamos falando, basta considerar que a liderança empresarial precisa dar conta de grandes equipes, equilibrando temperamentos, formações e históricos profissionais com os desafios e metas da corporação.
Percebe, assim, a complexidade deste tipo de trabalho? É por isso que líderes e gestores têm, cada dia mais, a missão de fazer a empresa funcionar da melhor maneira, encontrando as soluções mais viáveis. É, pois, um caminho complexo, mas que é plenamente possível de ser percorrido.
E foi pensando em te ajudar a seguir a trilha do sucesso na gestão empresarial que preparamos este conteúdo. Aqui você conhecerá as principais demandas, desafios e a forma ideal de desenvolver a habilidade da Oratória na sua vida profissional. Tome nota de tudo e comece hoje mesmo a praticar.
Por que um profissional precisa da Oratória?
A Oratória é uma habilidade que pode ser aprendida por todas as pessoas, sem exceção. Trata-se de uma ferramenta eficaz para chefes, gestores de pessoas e colaboradores em geral. Com ela, ganhamos a capacidade de falar com desenvoltura, produzindo uma comunicação de qualidade.
E como você sabe, onde não há comunicação eficaz, os problemas se acumulam, os conflitos se tornam questões bastante complexas e difíceis de serem resolvidas e as metas mensais tendem a não serem alcançadas, gerando prejuízos sem tamanho para os negócios.
Ao mesmo tempo, quando os gestores entendem o valor desta ferramenta e empreendem esforços para obtê-la, há um caminho aberto para o sucesso. Isso acontece porque a interação entre eles e os liderados se torna mais fluida, aberta, respeitosa e produtiva.
E para que não reste mais nenhuma dúvida a respeito do quão vital é a Oratória para o sucesso das empresas e o êxito profissional de grandes gestores, veja alguns benefícios essenciais que a arte de falar com desenvoltura nos oferece todos os dias:
Maior poder de persuasão
É necessário maior poder de persuasão para conquistar a adesão das pessoas e convencê-las a atuarem de maneira harmônica. Esta vantagem é altamente positiva para que gestores consigam lidar com equipes de trabalho, seja para a obtenção de metas, para a solução de conflitos ou mesmo para a aceitação de mudanças.
Aumento da confiança
Este é um benefício que ajuda gestores e profissionais em geral a se comunicarem com qualidade. Quando estamos seguros e confiantes para falar, isso é sentido pelas pessoas. Desta forma, aumenta-se a possibilidade de que o nosso público confie em nossas palavras e colocações.
Empatia para entender as pessoas
Esta é uma das aquisições mais importantes que a Oratória nos presenteia. Gerir pessoas exige uma humanidade acima da média e, para tornar isso possível, é essencial nos colocarmos no lugar delas para compreender suas dores e necessidades.
A linguagem não verbal faz toda a diferença
Podemos afirmar isso porque o nosso corpo fala tanto quanto as nossas palavras. Por isso, gestores de grandes empresas têm diariamente desafios importantes como, por exemplo, utilizar a postura corporal ideal e o tom de voz mais acertado para cada situação.
Mediação de conflitos
Os desencontros são muito comuns quando temos grupos de pessoas com perfis diferentes trabalhando juntos diariamente. Para lidar com tudo isso, a Oratória é a ferramenta mais apropriada, pois nos ensina a ter jogo de cintura para mediar estas adversidades.
Credibilidade e referência
Essas são as características que todos os gestores precisam ter; se não for assim, como serão ouvidos pelos liderados? Como servirão como bons exemplos a serem seguidos? Mas, através de uma boa comunicação, conseguem construir uma imagem sólida e respeitável.
Transmissão de ideias com clareza e assertividade
Quanto mais objetiva for a comunicação, maior será a possibilidade de ser compreendida e colocada em prática com exatidão. Por isso, a Oratória permite que haja comunicação simplificada e totalmente eficiente em todos os momentos.
O que podemos entender por comunicação eficaz?
De maneira simplificada, podemos entender a comunicação eficaz como uma forma de interação que alcança o seu principal objetivo: atingir as pessoas certas, gerando compreensão correta, adesão às diretrizes e consequências positivas.
Dentro do contexto de gestão de pessoas, a comunicação eficaz deve ser sempre um objetivo a ser buscado, pois tem consequências fundamentais no bom desenvolvimento do trabalho, no alcance daquilo que foi planejado e no respeito à visão, à missão e aos valores da empresa.
Todavia, é importante termos sempre em mente que a comunicação eficaz não se resume a falar bem; é muito mais do que isso. Não adianta falar “bonito”, empregando boas palavras e tendo ideias importantes se as suas colocações não alcançarem o entendimento completo das pessoas.
Por isso, a comunicação eficaz passa pelo conhecimento prévio do público, pela análise e identificação de seus principais anseios e necessidades e pelo oferecimento de soluções práticas para problemas, empreendimentos e projetos implementados.
Conheça os principais desafios enfrentados por líderes de grandes empresas para implementarem uma comunicação eficaz
Se você chegou até aqui, já tem um ótimo conhecimento a respeito da Oratória e dos benefícios que ela traz para a sua vida pessoal e profissional. Além disso, já tem noção do que vem a ser a comunicação eficaz e por que ela faz toda a diferença no bom desempenho do trabalho de gestores e outros profissionais.
Porém, também é fundamental que você conheça os principais desafios que sempre atravessam o caminho de líderes e gestores de grandes empresas. Aqueles que investem em Oratória e sabem o valor de uma comunicação bem-feita estão preparados para superar todos estes entraves. Veja só:
– A comunicação é o elemento fundamental para o trabalho de um gestor. É através dela que ele se aproxima das pessoas, que conseguem entendê-las e se fazer entender. Assim, quando ela é feita da forma correta, a gestão é facilitada, pois todas as principais informações são repassadas e compreendidas.
Desta forma, um grande desafio (talvez o maior deles) é ter a capacidade de personalizar a comunicação, produzindo interações que se encaixem perfeitamente com o entendimento de cada um dos indivíduos que compõem as equipes de trabalho.
– Todos os gestores precisam se acostumar a fazer um planejamento de comunicação. É preciso selecionar o que é mais importante e essencial para cada momento do processo de produção. Sendo assim, existe a necessidade de pensar em pontos como:
– Para que estou comunicando isso? Qual o objetivo?
– Para quem devo transmitir esta informação?
– O que desejo comunicar?
– Quais são os canais mais apropriados para enviar esta mensagem?
– Para estruturar uma comunicação eficaz, líderes e gestores precisam pensar no fluxo da informação. É através da determinação do teor da informação e dos canais por onde ela circula que todos os envolvidos aprenderam de maneira satisfatória tudo o que há de mais necessário.
Além disso, o gestor precisa sempre se colocar como a principal fonte de informação, uma referência importante para que dúvidas sejam sanadas. E mais: todos os envolvidos precisam saber como e onde podem buscar respostas precisas para as suas interrogações.
– Falta de interesse dos receptores. Essa é uma barreira difícil de ser superada; mas nada que seja impossível, ainda mais quando dominamos a Oratória. Por isso, é pesado lidar com colaboradores que não se esforçam por entender as mensagens de forma correta e , assim, estão sempre cometendo erros.
– Outro obstáculo importante é quando os colaboradores não possuem conhecimento suficiente para entender determinados termos técnicos, ainda que estes façam parte do segmento em que atuam. Há uma necessidade de esclarecer este vocabulário para que haja entendimento.
– Um obstáculo bastante atual diz respeito ao idioma. Hoje em dia é praticamente obrigação de qualquer profissional ter conhecimento de alguma língua (Inglês, na maioria dos casos). Quando falta esta formação, cria-se uma barreira importante para o entendimento em diversos momentos.
Aprenda como grandes líderes superam problemas e implementam a comunicação eficaz em suas empresas
Tão importante quanto identificar as principais barreiras de comunicação enfrentadas por líderes e gestores de pessoas é saber como empreender esforços para superar estes entraves. Para te ajudar com esta demanda, separamos algumas dicas muito eficazes. Tome nota:
1 – Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mente que você só conseguirá resolver problemas e falhas de comunicação nas pessoas quando desenvolver esta habilidade na sua vida. Por isso, investir em conhecimentos de Oratória é um dos melhores caminhos para realizar uma comunicação eficaz.
2 – Procure conhecer a fundo quem é o seu público. A identificação do perfil das pessoas que você lidera te permitirá escolher o melhor tom para a mensagem, os canais mais apropriados para o compartilhamento de informações e o tipo de linguagem para interagir e também para mediar conflitos.
3 – Esteja sempre aberto à comunicação e às interações e tenha sempre flexibilidade para mudar caminhos, estabelecer novas abordagens, assumir equívocos e, assim, estabelecer uma comunicação aceitável, produtiva e que alcance os objetivos estabelecidos pela corporação.
4 – Construa uma cultura de feedbacks na empresa em que você atua. Mas não se restrinja a dar retornos apenas para abordar equívocos e necessidades de melhorias. Promova encontros para dar retornos positivos, onde você terá a oportunidade de identificar acertos e reconhecer o valor das pessoas.
Dicas para aprimorar suas habilidades de Oratória para liderança
Você, que é líder e/ou faz a gestão de equipes de trabalho, precisa sempre buscar novas maneiras de abordagem, de conquista da confiança das pessoas e de criação de novas formas de interação. Em todos estes cenários, a Oratória é o caminho mais eficaz.
Por isso, veja algumas possibilidades de evolução na comunicação que somente a prática da Oratória é capaz de nos proporcionar:
– Procure constantemente conhecer o seu público. Mesmo nas pessoas com quem você convive diariamente há sempre algo a ser percebido. E são exatamente esses detalhes que te ajudarão a fazer as melhores escolhas para o seu discurso. Lembre-se: os melhores comunicadores são detalhistas.
– Simplifique ao máximo a sua mensagem. Não caia nunca no erro de achar que quanto mais elaborado for o seu discurso e quanto “mais bonitas” forem as suas palavras, mais as pessoas confiarão na sua mensagem. O que conquista é a compreensão e a interpretação correta.
– Tenha uma atenção especial para a parte não verbal do seu discurso. Em outras palavras, olhe com carinho para o tom empregado, a postura corporal, seus gestos e o contato visual. Todos estes elementos compõem uma comunicação envolvente e que inspira confiança.
– Domine o seu conteúdo. Não estamos dizendo que nunca você poderá improvisar (em algum momento isso vai acontecer). Todavia, na maioria das vezes, tenho total controle sobre o que está compartilhando. Isso gera respeito e segurança por parte dos seus liderados em relação ao seu trabalho.
– Acostume-se a não somente falar com a equipe que você faz a gestão. Reserve um espaço para ouvir as pessoas, aprender com elas, entender as necessidades que elas apresentam para o bom desenvolvimento do trabalho. Há sempre algo a ser apreendido e que vai tornar a sua liderança ainda melhor.
– Não há melhor caminho para dominar a Oratória do que a prática diária. Quanto mais você exercitar estas dicas na sua gestão de pessoas, melhor e mais eficaz se tornará a sua comunicação. Por isso, pratique, analise, recomece e procure fazer cada dia melhor. A Oratória vai fazer a diferença na sua gestão.
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