O mundo dos negócios realmente não para. E aqueles que não se mantêm 100% ativos e atentos encontram problemas que, se não forem bem conduzidos, podem gerar crises de grandes proporções. Essa é uma questão muito comum no cotidiano de uma liderança transformadora.
E se você exerce uma liderança empresarial e/ou atua como gestor em uma corporação precisa se voltar para as melhores estratégias de adaptação, para as constantes inovações e para tudo aquilo que possa te ajudar a mediar equipes multifuncionais.
Ou seja, estamos falando de uma tarefa nada simples, mas plenamente possível de ser realizada, desde que você coloque em prática as melhores estratégias para executivos. Percebe o valor e a importância de tudo isso? Entende o patamar que podemos alcançar?
Desta forma, desenvolvemos este conteúdo para te mostrar os desafios que envolvem a liderança em ambientes de mudança. A partir disso, você terá à sua disposição um ótimo conhecimento a respeito do caminho que precisa ser percorrido para chegar ao topo e se manter por lá. Acompanhe a seguir.
Você sabe o que é liderança transformacional?
O termo liderança transformacional foi criado no ano de 1973 com o livro chamado Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process. Na ocasião, o autor foi o sociólogo James V. Downton deu os primeiros passos neste conceito de grande relevância nos dias de hoje.
Com o passar dos anos, mais especificamente em 1978, a liderança transformacional se tornou bem mais popular por intermédio do livro intitulado Leadership, do cientista político e também historiador James MacGregor. Esse foi um grande e relevante degrau alcançado.
E falando especificamente do termo liderança transformadora, podemos entendê-la como uma estratégia eficiente através da qual existe uma cooperação entre liderados e os seus líderes a fim de que um determinado objetivo em comum seja plenamente alcançado.
Para tornar isso possível, é fundamental a criação de uma sinergia entre todos os envolvidos, com uma boa dose de motivação para elevar a força das ações que são empreendidas. É, pois, um trabalho de cooperação para identificar problemas e também empreender mudanças.
Na prática, há um trabalho em conjunto; porém, para que haja avanços e mudanças positivas, o líder precisa servir de exemplo a ser seguido, de inspiração. Os liderados atuam de acordo com aquilo que percebem das atitudes e posicionamentos daqueles que estão acima deles hierarquicamente.
Por fim, é importante mencionar que a liderança em ambientes de mudança proporciona certa autonomia para os liderados. Assim, eles podem tomar algumas decisões no dia a dia de trabalho. Mas isso só acontece porque, neste tipo de gestão, há muita confiança e treinamento adequado para este fim.
Líder x Chefe: entenda a diferença.
Essa é uma dúvida muito comum e que gera uma grande confusão nas empresas. E, em muitos casos, é o principal motivo de diversos problemas entre as equipes de trabalho. Por este motivo, é importante que você consiga diferenciar estes termos.
Sendo assim, vamos entender cada um dos conceitos:
- O chefe pode ser entendido como uma pessoa que tem algum poder sobre um grupo de pessoas, a ponto de ter o direito de dar ordens e de controlar as ações.
- O líder, independente do cargo que ocupa, exerce importante influência sobre as pessoas ao redor; é uma verdadeira referência e que inspira diversas atitudes colaborativas.
- O chefe é, em geral, autoritário e, para ser obedecido, usa do seu poder e exige obediência a todo o tempo.
- O líder possui uma forma de enxergar os ambientes, perceber as oportunidades, gerando motivação, novos projetos e muita inspiração.
- O chefe está sempre pensando no fim, no resultado, no cumprimento de todas as metas previamente estipuladas.
- O líder pensa e analisa todo o processo, os riscos e as oportunidades e procura tirar bom proveito de cada contexto.
- O chefe tem pouco (ou nenhum) envolvimento com as pessoas. Trata-se de uma relação distante, unidirecional e sem possibilidade de feedbacks.
- O líder tem empatia, sabe entender as dores e necessidades de sua equipe. Assim, ele lida com maestria com as emoções para gerir as crises e os conflitos.
Veja os desafios enfrentados pelos líderes empresariais em um ambiente de negócios em constante mudança.
Exercer a liderança em ambientes de mudança não é uma tarefa para amadores. Isso porque as empresas vivem em uma intensidade enorme todos os dias, com metas a serem alcançadas, conflitos para resolver e mudanças para empreender e, assim, superar a concorrência.
Desta forma, antes de começar a colocar a mão na massa, é fundamental que tenhamos em mente todos os principais desafios que a liderança empresarial enfrenta comumente em contextos que estão sempre mudando. Veja só alguns deles:
1 – Comunicação ineficiente – quando falamos de mudanças, a comunicação é um dos maiores e melhores pilares para que tudo dê certo. O grande problema é que muitas empresas não têm essa consciência e, por isso, não investem em Oratória e também em interações produtivas.
Dessa forma, para que mudanças aconteçam e sejam absorvidas por todos os envolvidos é preciso que tais alterações sejam alinhadas e bem compreendidas. E, também, quanto mais complexas forem as alterações, maior será a necessidade de uma comunicação realizada de forma correta e bastante clara.
2 – Resistência a mudanças – empreender modificações nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando alguns colaboradores são resistentes, conservadores e inseguros. Além disso, existem aqueles que não querem sair da zona de conforto, mesmo que seja para melhorar a carreira e os vencimentos.
Neste quesito, podemos considerar que a comunicação, quando não efetiva, pode ser mais um agravante para as resistências. Isso porque os colaboradores não têm respostas claras no que diz respeito ao que pode ser bom para a evolução de suas carreiras e para a melhoria dos processos da empresa.
3 – Falta de empatia e inteligência emocional – o período de mudanças costuma mexer bastante com as emoções dos envolvidos. Medos, incertezas, inseguranças costumam aumentar a carga emotiva, gerando conflitos que precisam ser mediados.
E aqui, mais uma vez, a comunicação entra em cena, pois as interações claras e objetivas podem diminuir sensivelmente os efeitos destes momentos. Aliado a isso, quando a liderança empresarial tem empatia e inteligência emocional, é capaz de entender estas dores e empreender ações que geram segurança.
4 – Resistência da liderança empresarial – quando os colaboradores se sentem inseguros em tempos de modificações, temos um grande entrave. Pior do que isso é quando essa resistência vem da própria liderança, que pode se sentir ameaçada com os novos tempos e com as inovações.
É uma espécie de medo de perder a influência e a importância conquistada até ali. E não podemos deixar de mencionar que os líderes também podem não perceber os benefícios que algumas mudanças podem trazer, e isso é motivo suficiente para não colaborarem com vigor e motivação.
5 – Falta de conhecimento – a liderança em ambientes de mudança mexe muito com a cabeça e com o emocional de toda a corporação. Por melhor e mais seguro que seja um líder, é bastante comum que ele considere a possibilidade de não ser plenamente capaz de dar conta de uma determinada modificação.
E quando isso acontece, é essencial que haja sinceridade por parte das lideranças a fim de que todo o treinamento necessário seja implementado para alinhar conhecimento e nivelar os envolvidos. O líder precisa entender sempre que ele é um agente essencial para que as mudanças obtenham sucesso.
Conheça estratégias para liderança adaptativa, inovação e gestão de equipes multifuncionais.
Hora de botar a mão na massa e começar a colocar em prática as ações que ajudem você a conviver bem com a liderança em ambientes de mudança. Para isso, selecionamos algumas estratégias eficientes para ajudar em processos de adaptação, inovação e gerenciamento de pessoas. Tome nota e pratique:
- O grande desafio de uma liderança adaptativa é ser capaz de se ajustar constantemente às mudanças e inovações. Além disso, é preciso ter a virtude de incentivar a sua equipe a agir da mesma maneira, colaborando, aderindo e mergulhando de cabeça nas novas possibilidades.
Para isso, o melhor caminho é estar sempre atualizado com as principais tendências do mercado em que atua. E mais: quando conseguimos “pensar fora da caixa” e olhar tudo como novas oportunidades de evolução, preparamos a nossa cabeça para abraçar o que há de melhor na nossa carreira.
- Gerir equipes multifuncionais é uma tarefa árdua e que exige muita percepção, sensibilidade e um olhar atento para as dores e necessidades dos colaboradores. Para isso, estabeleça um diálogo aberto e próximo das pessoas, acabando com todas as barreiras que possam afastar os outros de você.
Isso é comunicação pura. E a Oratória te ajudará a personalizar o seu discurso, fomentando interações assertivas, com feedbacks construtivos e que busquem tornar as pessoas e os processos cada vez melhores e fluidos. Com isso, a cooperação será algo natural e que ajudará bastante nas modificações.
- Seja resiliente e encare as mudanças e dificuldades como verdadeiras oportunidades de crescimento e de aprendizagem. Como consequência, você estará treinando as suas percepções para tudo o que for novo e que surgir como uma grande vantagem para a sua carreira e para a empresa em que trabalha.
Em outras palavras, procure tirar proveito de tudo o que acontece de bom na sua vida. E mesmo o que, aparentemente, se apresente de forma ruim, tem a possibilidade de gerar reflexões altamente produtivas para o seu processo de aprendizagem e evolução profissional. As adaptações ganham muito com isso.
- Não espere que a mudança se torne inevitável. Ao contrário disso, antecipe-se, estude e esteja atento a tudo o que for novo no segmento em que você atua. Quando fizer isso, conseguirá prever as novidades e as tendências do seu mercado e, assim, não terá surpresas e urgências.
Além disso, esse monitoramento e essa antecipação às mudanças pode também servir como uma verdadeira gestão de crise. Isso deixará você e a sua equipe preparados para as “tempestades”, permitindo que as adaptações sejam mais leves e mais fáceis de serem implementadas.
- Invista em Oratória e, assim, tenha a ferramenta ideal para gerir pessoas e alinhar os contextos de mudança. Em outras palavras, valorize uma comunicação eficiente na sua equipe de trabalho para que seja sempre clara e esteja alinhada com a visão, a missão e os valores da empresa.
Isso permitirá que todas as informações relevantes sejam compreendidas e, assim, haja menos insegurança e mais ações eficientes para os processos de adaptação. Em consequência, as inovações serão sempre acompanhadas de muita motivação e vontade de realizar mais e melhor.
Sabe quem pode te ajudar a resolver os problemas de comunicação de uma liderança transformacional?
Se você acompanhou este conteúdo desde o início e chegou até aqui, facilmente percebeu que o maior facilitador para a aceitação e entendimento das mudanças é a própria comunicação. Quando existem barreiras e ruídos, a tendência é que a sensação de insegurança prejudique sensivelmente os processos.
Por este motivo, se você atua com liderança transformadora, precisa olhar com bastante carinho para a Oratória que o Clube da Fala pode te proporcionar. Afinal, são anos de muita dedicação e de ótimos resultados na arte de falar bem e com desenvoltura.
Desta forma, através de um dos cursos que oferecemos, você terá à sua inteira disposição um treinamento personalizado e também de acordo com as suas principais necessidades de vida.
E isso só se torna possível por causa da eficiente atuação do nosso time de profissionais que, diariamente, recebem novos alunos, que surgem movidos pela necessidade de lidar bem com mudanças e adaptações constantes no ambiente de trabalho.
Consequentemente, o Clube da Fala não para de crescer e de proporcionar essa habilidade essencial para todos os segmentos do mercado: a comunicação. Essa é a essência da nossa corporação e estamos prontos para te ajudar imediatamente.
Enfim, não resta mais nenhuma dúvida de que a Oratória é o melhor caminho para a liderança transformadora da sua empresa. É desta forma que você conseguirá superar todos os desafios de, a todo o tempo, mudar conceitos, processos e experiências.
Estamos esperando o seu contato aqui no Clube da Fala.